Vai ao ar nesta segunda-feira (1) a história de uma das bandas de rock mais icônicas do Brasil, tema do documentário de Mini Kerti, da Conspiração Filmes. Barão Vermelho: Por que a gente é assim? foi o primeiro de uma série de antologias de artistas e grupos musicais de sucesso produzidos para estreia no Canal Curta!, com exibição na faixa Segunda da Música, às 22h.
Contando com rico material de arquivo e entrevistas, o filme narra a trajetória da banda formada originalmente por Cazuza, Frejat, Guto Goffi, Dé e Maurício Barros. Tendo como pano de fundo as muitas transformações por que passava o País, o longa mostra a formação do grupo, seus primeiros shows e programas de TV, o sucesso em um recém-inaugurado Circo Voador — ainda na praia do Arpoador, em Ipanema —, as polêmicas envolvendo o uso de drogas, shows incendiados nos estádios, o troca-troca de integrantes e a nova geração da banda que ainda segue nos palcos.
A banda foi precursora do movimento que mais tarde veio a se chamar "BRock". O documentário traz depoimentos dos músicos Frejat, Guto, Dé Palmeira, Maurício, Sergio Serra, Peninha, Fernando Magalhães, Rodrigo Santos e Dadi Carvalho, nas diferentes formações da banda. Entre as imagens históricas, estão os primeiros ensaios, filmados em super-8; o show no Teatro Ipanema, em 1983; os ensaios e shows no Circo Voador, emblemática arena de shows dos anos 1980; e apresentações nos programas do Chacrinha e do Raul Gil.
As reprises ocorrem na terça-feira (2), às 2h e às 16h; na quarta-feira (3), às 10h; no sábado (6), às 22h; e no domingo (7), às 11h50min.