Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Histórias do Comércio e dos Serviços

- Publicada em 14 de Janeiro de 2013 às 00:00

Restaurante Tirol atrai público da Capital há 25 anos


JONATHAN HECKLER/JC
Jornal do Comércio
Manter um empreendimento do setor de gastronomia no Brasil demanda um grande esforço administrativo. Conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 72% dos estabelecimentos no País fecham antes de completarem dois anos de existência. Em Porto Alegre, esse desafio é enfrentado com sucesso pela família Abreu, proprietária do Restaurante Tirol há 25 anos, não apenas mantendo o renome e qualidade do estabelecimento, mas também expandindo os negócios.
Manter um empreendimento do setor de gastronomia no Brasil demanda um grande esforço administrativo. Conforme a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 72% dos estabelecimentos no País fecham antes de completarem dois anos de existência. Em Porto Alegre, esse desafio é enfrentado com sucesso pela família Abreu, proprietária do Restaurante Tirol há 25 anos, não apenas mantendo o renome e qualidade do estabelecimento, mas também expandindo os negócios.
O gosto pela cozinha alemã e a oportunidade de realizar um bom negócio foram os motivos principais para a fundação do Tirol. Em 1987, os amigos Antônio Abreu e Carlos Gianotti eram sócios em uma empresa de engenharia. Ambos eram frequentadores assíduos do Prinz, tradicional casa de comida alemã de Porto Alegre. Abreu, além de cliente fiel do estabelecimento, era um grande admirador da região do Tirol, na Áustria.
Nessa época, os dois amigos tiveram uma conversa com Ovídio Azevedo da Silva, gerente do Prinz, sobre a vontade de abrir uma casa de filés focada em cozinha alemã em Porto Alegre. Silva já tinha anos de experiência e habilidade gerencial, e era a pessoa mais indicada para dar suporte para transformar o sonho em realidade. Os empreendedores não pensaram duas vezes quando vagou o imóvel do antigo Bar Brasil, na avenida José de Alencar. De posse do local, fundaram o restaurante, que teve repercussão imediata. “Dei um prazo de 60 dias para ver se faria sucesso. Em 15 dias, já tinha uma fila que chegava até a rua Itororó”, lembra Abreu. O cardápio oferecido era de pratos típicos da culinária germânica, com características próprias, bastante simples, saborosos e de fácil preparo. Entre eles, estavam o kassler (defumado com chucrute) e o rahmschnitzel (filé à milanesa com nata).
Tempos depois, em 1989, a casa foi reformada, chegando a 400 lugares. O cardápio também foi ampliado e passou a contar com grelhados, peixes, entradas e buffet de saladas. Em 1992, nova mudança. Silva deixa a gerência do Tirol, que passa a ser operacionalizado pelos filhos de Abreu: Antônio Júnior, Paulo Henrique, José Antônio, Augusto e Marta. A nova geração de empresários também impôs algumas mudanças a fim de modernizar o restaurante. O foco do cardápio passou a ser a variedade de filés, quando foi incluído serviço de rodízio de grelhados e de filés. Além disso, o Tirol também teve mudanças gráficas nas cores e no logotipo, que a partir de então seria vermelho, como é até hoje.
O envolvimento da nova geração nos negócios também gerou, a partir de 2008, o processo de expansão do Tirol, com a abertura de franquias. “Os cinco irmãos tocavam a empresa, cada um em uma área: marketing, compras, administrativo, financeiro e atendimento. Mas chegamos a um ponto em que era necessário aumentar as unidades, a fim de dividir o gerenciamento delas entre os familiares”, diz Abreu. Hoje, além da matriz, no bairro Menino Deus, a empresa possui outro restaurante na zona Norte, no Boulevard Strip Center. Também foi criada a marca Tirol Unique, proposta implantada para atender ao público das praças de alimentação dos shoppings. Com oito unidades na Capital, a rede oferece o mesmo cardápio do Tirol, porém, com porções individuais.
Outra novidade é o Boteco Tirol. São dois bares, um na rua Teixeira Mendes, no bairro Passo D’Areia, e outro no Paseo Zona Sul. “Botecos têm sido uma tendência de mercado nesse setor em Porto Alegre e têm tido uma boa aceitação pelo público”, destaca Abreu.

Empresa planeja nova fase de expansão

Família Abreu está à frente dos negócios.
JONATHAN HECKLER/JC
A principal mudança durante os 25 anos de existência do estabelecimento foram nas exigências dos clientes em relação ao serviço. “Quando começamos, servíamos apenas pratos a la carte, especialmente filés. Mas tivemos que nos preocupar com rodízios e pratos sem carnes, para atender as novas demandas”, lembra Antônio Abreu. Atualmente, segundo o fundador, apenas o restaurante matriz, da avenida José de Alencar, serve, diariamente, de 250 a 300 refeições.
Devido à expansão dos negócios, com a criação de dois novos Tirol Unique no final de 2012 - no Bourbon Country e no Iguatemi -, a empresa pretende, em 2013, abrir um centro de distribuição, que deverá ser instalado nas proximidades da Ceasa, no bairro Humaitá. “Isso vai garantir que tenhamos a mesma padronização e qualidade dos produtos usados em todas as lojas”, afirma Abreu. Além disso, o investimento também poderá permitir a capacidade logística para uma possível expansão da rede na Região Metropolitana.
Além disso, os proprietários do Tirol planejam expandir a rede com a venda da franquia para terceiros. Atualmente, todas as lojas pertencem a membros da família. “Esse é um passo que devemos dar em um ou dois anos.”
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO