Porto Alegre, quarta-feira, 10 de setembro de 2025.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 10 de setembro de 2025.

Internacional

- Publicada em 13 de Maio de 2019 às 08:32

Avião da Embraer pousa em segurança após trem de pouso dianteiro falhar

Todos os 82 passageiros e sete tripulantes saíram ilesos

Todos os 82 passageiros e sete tripulantes saíram ilesos


STR/AFP/JC
Agência Estado
Um avião da Myanmar National Airlines fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Mandalay nesse doming (12), usando apenas as rodas traseiras depois que o trem de pouso dianteiro não funcionou. Todos os 82 passageiros e sete tripulantes do voo UB103 vindo de Yangon saíram ilesos depois que o Embraer 190-LR tocou o solo com as rodas traseiras antes de o nariz do avião se inclinar para baixo, raspando a pista e causando uma chuva de faíscas enquanto a aeronave reduzia velocidade até parar.
Kyaw San, porta-voz do aeroporto, disse que o piloto informou à torre de controle antes de pousar que não conseguiu baixar as rodas dianteiras do avião.
Um comunicado na página do Facebook da companhia aérea explicou que o EICAS - Sistema de Indicação do Motor e Sistema de Alerta de Tripulação - indicou uma falha do trem de pouso dianteiro a ser utilizado. O piloto tentou um procedimento de emergência de backup, mas isso não teve sucesso. A aeronave fez dois voos próximos à torre para os controladores aéreos verificarem visualmente se as rodas tinham funcionado.
O comandante seguiu os procedimentos de emergência para despejar combustível para reduzir o peso para aterrissagem e fez um pouso seguro às 9h09min da manhã (horário local), disse o comunicado.
Um vídeo aparentemente filmado por um dos passageiros e publicado online mostrou uma evacuação urgente mas ordenada dos passageiros e da tripulação.
As operações de voo no aeroporto foram temporariamente suspensas, e a retomada foi permitida após cerca de duas horas para aeronaves menores.

>>> CLIQUE AQUI E ASSINE <<<

Avalie a matéria de 1 a 5:

Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO