Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Evento

- Publicada em 17 de Maio de 2019 às 03:00

Fenavinho integrada à ExpoBento

A Festa Nacional do Vinho chegará à 16ª edição entre os dias 13 e 23 de junho

A Festa Nacional do Vinho chegará à 16ª edição entre os dias 13 e 23 de junho


/AUGUSTO TOMASI/DIVULGAÇÃO/JC
Centro referencial da produção vinícola nacional, Bento Gonçalves volta a celebrar a festa que chancelou sua alcunha como Capital Brasileira do Vinho. A Fenavinho, cuja primeira edição ocorreu em 1967, será uma oportunidade imperdível para o turista visitar o município da serra gaúcha para celebrar a volta do evento. A Festa Nacional do Vinho chegará à 16ª edição entre os dias 13 e 23 de junho, concomitantemente à ExpoBento, maior feira multissetorial do País, no Parque de Eventos - ambas com realização assinada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
Centro referencial da produção vinícola nacional, Bento Gonçalves volta a celebrar a festa que chancelou sua alcunha como Capital Brasileira do Vinho. A Fenavinho, cuja primeira edição ocorreu em 1967, será uma oportunidade imperdível para o turista visitar o município da serra gaúcha para celebrar a volta do evento. A Festa Nacional do Vinho chegará à 16ª edição entre os dias 13 e 23 de junho, concomitantemente à ExpoBento, maior feira multissetorial do País, no Parque de Eventos - ambas com realização assinada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
Muito da programação da icônica festa, que foi realizada pela última vez em 2011, já está elaborada. O retorno às origens, com a elevação do trabalho do imigrante italiano que trouxe a cultura da vinha à cidade, baliza o cronograma das atrações. Uma delas é a Vila Típica: integrada às áreas de gastronomia, agroindústria e vinícolas, vai recriar ambientes de época, revitalizando expressões da cultura regional. Essa atmosfera será transmitida por meio de arquitetura, artesanato, hábitos e costumes, vinho, boa gastronomia, teatro, música, entre outras ações interativas com o público. Para as crianças, a Fenavinho recria a Piccola Città, espaço com ações na área da educação patrimonial, lazer e recreação dirigida ao público infanto-juvenil.
Dezenas de vinícolas expositoras apresentarão e comercializarão seus produtos, compartilhando com os visitantes a evolução do setor. Para ampliar o conhecimento, uma Enoteca mostrará os vinhos nacionais, suas regiões de procedência e as principais condecorações recebidas pelo setor nos mais variados concursos ao redor do mundo. A festa também reunirá cursos ministrados por chefs e aulas de harmonização, unindo culinária e vinho, e contará com a presença da corte oficial, formada Imperatriz do Vinho Bárbara Bortolini e as Damas de Honra Ana Paula Pastorello e Sandi Marina Corso.
"A proposta é recriar ambientes de época, revitalizando expressões da cultura regional local", diz Diego Bertolini, coordenador do Comitê da Fenavinho 2019. "Queremos transmitir esses conceitos por meio de vários campos do patrimônio cultural: arquitetura colonial, artesanato, hábitos e costumes, vinho colonial, gastronomia, teatro, música, entre outros, sempre com janelas interativas para a participação do público", completa.

Será resgatada uma atração emblemática, a tradição do vinho encanado

Antecipando as comemorações da Fenavinho, será resgatada uma das mais emblemáticas atrações na história da festa: o vinho encanado junto à Casa do Vinho, localizada na Via del Vino - região central de Bento Gonçalves. Durante os dois finais de semana que antecedem o evento (dias 1º e 2; 8 e 9 de junho), turistas e comunidade local poderão adquirir taças comemorativas e doses de vinho de 150ml ou 250ml por preços acessíveis - servidos das 11h às 17h. Restaurantes e produtores da agroindústria regional também estarão presentes, comercializando diferentes opções gastronômicas para harmonizar com o clima festivo. Para embalar a programação, já estão confirmadas atrações de música, coral, gincana colonial, desfile de carros alegóricos, teatro e artesanato.
Durante os quatro dias da atração, a organização espera comercializar mais de 16 mil taças de vinho e de suco de uva. Tanto o vinho tinto (Merlot) quanto o branco (Moscato), além do suco de uva integral, serão fornecidos pela Cooperativa Vinícola Aurora, reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos. Os varietais foram escolhidos em conjunto entre as direções da Cooperativa Vinícola Aurora e da Fenavinho e simbolizam características de área produtiva local. "Levamos em consideração o terroir da serra gaúcha. O Merlot alcança uma qualidade muito grande, e o Moscato é uma uva que identifica nossa região", explica o gerente de Enologia da Aurora, o enólogo Flávio Ângelo Zilio. "Queremos que as pessoas participantes apreciem bons vinhos", prossegue Zilio.
 

Mostra reunirá variedade de compras e entretenimento

ExpoBento é maior feira multissetorial do País

ExpoBento é maior feira multissetorial do País


/DANIEL FLORES/DIVULGAÇÃO/JC
Que as paisagens com vales verdejantes de Bento Gonçalves são estonteantes muita gente já sabe, afinal, a região é frequentemente escolhida para ambientar produções como telenovelas, filmes e campanhas publicitárias. Mas, de 13 a 23 de junho, os turistas terão um motivo extra para visitar o município: a ExpoBento 2019 - maior feira multissetorial do País. Com mais de 450 expositores de segmentos como moda, agroindústria, vinícola, serviços, imóveis, recreação, variedades, entre outros, o evento espera receber cerca de 260 mil pessoas em busca de compras e entretenimento no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, segundo previsão do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora dos eventos.
Durante 11 dias, mais do que opções para compras, a ExpoBento reunirá espetáculos de cultura e entretenimento para toda a família - inclusive a criançada. Neste ano, a 29ª edição garante destaque às performances de teatro e música voltadas ao público infantil. Serão atrações sem custo extra para o visitante, ou seja, basta adquirir ingresso para a feira e aproveitar a agenda do dia.
Uma das novidades na grade de programação da ExpoBento 2019 é a apresentação Uma Viagem Mágica ao Mundo de Korvatunturi, no dia 21 de junho, às 21h. A atração multimídia mistura teatro, circo, música, acrobacias e efeitos visuais para contar a história de um povoado mágico que resgata ao mundo dos humanos os valores da vida, como amor, felicidade, fé e esperança. Com residência em Gramado desde 2012, o show já foi assistido por mais de meio milhão de pessoas e recebeu Certificado de Excelência do site de viagens TripAdvisor por quatro anos consecutivos, figurando como atração número 1 da serra gaúcha desde a sua estreia.
Outro destaque é o Grupo Tholl, que subirá ao palco do evento no dia 20, às 16h, para contagiar os espectadores com cores, luzes e movimentos em um verdadeiro espetáculo audiovisual chamado Cirquin. Vale acompanhar, ainda, peças teatrais como Entrevero Farroupilha: uma Epopeia nos Pampas (23/06, às 14h e às 17h), Vai dar Bolo (13/06, às 20h), Lá na Casa da Vizinha (17/06, às 21h) e outros.