O ex-prefeito de Porto Alegre Telmo Thompson Flores acaba de ser homenageado, ao ser dado seu nome à área de estacionamento pago da Empresa Pública de Transporte e Circulação – EPTC localizada sob o viaduto Dom Pedro I, na confluência da avenida Borges de Medeiros com a rua José de Alencar. Modesta homenagem, como se vê, por melhor que tenha sido a intenção do vereador João Antônio Dib, autor da proposta.
Telmo Thompson Flores foi um dos mais importantes e realizadores prefeitos da nossa Capital, podendo ser lembrado ao mesmo nível de Otávio Rocha, Alberto Bins e José Loureiro da Silva. Aí está a maioria dos nossos viadutos, inclusive o túnel e elevada da Conceição, a testemunhar o sucesso da sua administração. Depois de 1975, final de sua gestão, há 35 anos, muito pouco foi feito em termos de obras viárias de maior vulto, a não ser a III Perimetral, implantada nos últimos dez anos.
Além disso, Telmo Thompson Flores foi, durante muitos anos, diretor-geral no Rio Grande do Sul do extinto Departamento Nacional de Obras de Saneamento – DNOS, com grande acervo de obras realizadas.
Também foi professor de várias gerações de engenheiros, entre os quais tenho a felicidade de me incluir. Suas aulas de Geometria Analítica certamente ficaram na lembrança de seus ex-alunos, com as figuras geométricas impecavelmente desenhadas no quadro negro pelo imponente, elegante e respeitado mestre.
Fica aqui ainda uma esperança de que se faça justiça a esse homem público exemplar, dando seu nome a obra de maior envergadura, a ser escolhida entre as tantas que serão realizadas em Porto Alegre com vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014.
Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade de Engenharia/RS