Porto Alegre, quinta-feira, 06 de novembro de 2025.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 06 de novembro de 2025.

Turismo

- Publicada em 10 de Fevereiro de 2023 às 10:07

Qual documentação você precisa para curtir o verão no Uruguai de carro

A capital do Uruguai, Montevidéu, é um dos destinos que podem ser aproveitados tanto no inverno quanto no verão

A capital do Uruguai, Montevidéu, é um dos destinos que podem ser aproveitados tanto no inverno quanto no verão


PABLO PORCIUNCULA/AFP/JC
Bárbara Lima
O Uruguai é um destino que tem, cada vez mais, atraído os gaúchos. Se antes as compras eram o principal motivo para a ida até a fronteira, hoje a realidade é um pouco diferente. Com o dólar alto, a proximidade geográfica e de costumes faz com que o pequeno país, de pouco mais de 3 milhões de habitantes, vire, na verdade, uma opção para turismo de lazer, com o desbravamento de diversas cidades, incluindo a capital, Montevidéu, e as famosas praias de águas geladas.
O Uruguai é um destino que tem, cada vez mais, atraído os gaúchos. Se antes as compras eram o principal motivo para a ida até a fronteira, hoje a realidade é um pouco diferente. Com o dólar alto, a proximidade geográfica e de costumes faz com que o pequeno país, de pouco mais de 3 milhões de habitantes, vire, na verdade, uma opção para turismo de lazer, com o desbravamento de diversas cidades, incluindo a capital, Montevidéu, e as famosas praias de águas geladas.
Segundo a guia de turismo Emilene Correa Souza, os destinos mais procurados no verão são Punta del Este, Cabo Polonio, Punta del Diablo e Colônia del Sacramento. Cada uma atende a um tipo de público diferente: Punta del Este é considerada a Miami da América Latina; Cabo Polonio é como um vilarejo, onde não há rede elétrica e as pessoas podem desfrutar de um passeio mais "good vibes"; Punta del Diablo é a preferida pelos surfistas e Colônia é uma cidade charmosa e cheia de história, de onde é possível ver Buenos Aires.  
"O Uruguai é um país com uma riqueza natural extraordinária. As praias são mais tranquilas, não tem aquele formigueiro de guarda-sol, como tem aqui no nosso litoral. Por outro lado, são praias menores, com água gelada e mar revolto, e com menos estrutura, na maioria dos casos", explicou a guia turística, que, particularmente, ama visitar o país vizinho. "Hoje, prefiro ir ao Uruguai do que à Argentina", revela.
Além disso, o Uruguai, conforme explica Emilene, possui um roteiro turístico cultural proeminente. "É um lugar para ser visitado no inverno e no verão. Montevidéu tem muitos museus, prédios históricos", afirma, referindo-se a pontos turísticos como o Arco da Cidade Velha, a Catedral Metropolitana de Montevidéu, o Palácio Salvo a Rambla e o mirante da Intendência de Montevidéu. Para quem está indo neste verão, perto do Carnaval, ela recomenda que visite o Museo del Carnaval. "Lá também tem muito carnaval de rua, é um carnaval no estilo europeu, mas são 40 dias de festa", ressalta. 
Sobre a hospedagem, a guia garante que é possível encontrar hotéis para todos os bolsos e gostos e que em muitos o atendimento é em 'Portunhol'. "Mas eu destaco, também, que mesmo um quarto standard pode, às vezes, ter banheira, como o hotel que costumamos ficar lá no bairro Pocitos", contextualiza. 
Ela ainda recomenda que os viajantes levem algum dinheiro em espécie, mas garante que a maioria dos locais aceita cartão e que, se for um estabelecimento alimentício, o viajante pode ficar tranquilo porque o imposto é restituído, mas é preciso levar uma quantia considerável para alimentação, já que o custo de vida é mais alto no país e não dá para esquecer a gorjeta, que é fundamental para um bom atendimento no Uruguai. A dica para quem leva dinheiro em espécie é realizar o câmbio no país. "Além disso, muitos lugares aceitam o real, principalmente quando o destino é mais perto da fronteira", diz Emilene.
A guia pontua que, apesar das inúmeras semelhanças com o povo gaúcho, como o consumo do chimarrão, por exemplo, o país vizinho tem muito a mostrar para quem estiver aberto. "Existe uma diferença na gastronomia, muitos brasileiros estranham não ter arroz e feijão. As músicas que tocam nos barzinhos são muito diferentes, não tem pagode nem sertanejo. O ritmo de vida também é outro, é um ritmo com mais paciência, mas é incrível", conclui. 
 
 Verónica Caballero / IM/ Divulgação/ JC
 Carnaval uruguaio tem estilo de festa europeu e dura quase 40 dias, diz a guia turística Emilene

País exige documentação para entrada de turistas

No Rio Grande do Sul, são muitas as agências de transporte rodoviário que lotam pacotes mensais de viajantes interessados no Uruguai. Só na Agência Saint - Michel, de Dois Irmãos, a qual a guia de turismo Emilene Souza presta serviço, estão programadas 10 excursões este ano. Ela ressalta que é uma opção mais barata para quem deseja viajar sozinho ou que dispõe de tempo. "Leva quase um dia para chegar, mas já inclui transporte, guia e hospedagem", descreve. O gasto médio individual considerado confortável para alimentação e compras, por dia, é de R$ 250,00 a R$ 350,00.
O destino também pode ser feito de carro ou avião. Mas, para que não haja dor de cabeça, quem deseja ter uma viagem tranquila ao país vizinho precisa ficar por dentro da documentação necessária, tanto em relação aos documentos pessoais, documentos de veículo, e sanitários. 
No caso das viagens de carro, o consulado geral do Uruguai em Porto Alegre informa que, caso o viajante queira utilizar o veículo de um terceiro, é preciso dispor de uma autorização (não serve uma procuração ampla) onde conste os dados do proprietário e do autorizado (nome, identidade, CNH) e do carro (marca, modelo, placa e chassis). Essa autorização deverá ter assinatura reconhecida e apostilada em cartório.
Além disso, no caso do carro ser do motorista, é preciso portar o documento de propriedade do carro impresso e o seguro carta verde, que deve ser solicitado a uma seguradora. Os passageiros devem portar identidade ou passaporte e a CNH só serve para a direção. O extintor de incêndio não é item obrigatório para carros de passeio e não se exige nenhum item especial para o veículo além daqueles usados no Brasil. No retorno, viajantes devem registrar sua saída na Aduana uruguaia.
Quando o assunto documentos de registro individual, é preciso ter:
  • Seguro de Saúde que cubra tratamento para COVID-19
  • Comprovante de vacinação impresso com duas doses ou teste negativo de Covid-19 com menos de 72 horas de realizado no momento do ingresso ao Uruguai
  • Documento de Identidade Civil (RG) ou passaporte
 

Pets precisam de cuidados e certificados para ingressar no Uruguai

Para quem faz questão de levar aquele 'amicão' no passeio ao Uruguai, precisa ficar atento às rígidas regras para que o animalzinho possa entrar em segurança. Ele necessitará de um Certificado Internacional de Sanidade Animal emitido 10 dias antes da viagem pelo MAPA/VIGIAGRO. O documento pode ser emitido no Aeroporto Salgado Filho.
Além disso, os veterinários dos animais precisam ter ministrado medicamentos para parasitas no período de 72h antes de viagem e com limite de até 30 dias. Também é preciso ter um teste PCR para comprovar que o animal está livre de leishmaniose. 
Importante: Desde 2018, os cães, tanto residentes como não residentes no Uruguai, deverão ingressar e sair do país com identificação individual por dispositivo eletrônico (micro chip), associado ao Certificado Internacional de Sanidade Animal emitido pela autoridade competente do país de origem do animal, cumprindo a norma  ISO 11784 e com aplicação da tecnologia HDX ou FDX-B e que possam ser lidos com um leitor ISO 11785.
Conteúdo Publicitário
Comentários CORRIGIR TEXTO
0 comentários

A
250 caracteres restantes