Porto Alegre, quarta-feira, 05 de novembro de 2025.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 05 de novembro de 2025.

Coronavirus

- Publicada em 30 de Abril de 2020 às 12:27

Robô Laura vai ajudar Santa Casa em triagem virtual

Bot foi desenvolvido pela empresa de Inteligência Artificial Laura

Bot foi desenvolvido pela empresa de Inteligência Artificial Laura


/REPRODUÇÃO/JC
A plataforma Laura P.A. Digital é a nova aposta da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para ajudar os pacientes a tirarem as suas dúvidas sobre a Covid-19 e, assim, evitar se deslocar para o hospital sem necessidade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}
Desenvolvida com base na tecnologia de Inteligência Artificial, a solução faz uma triagem virtual com base nos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao acessar o site, o paciente é atendido por um assistente virtual e responde uma série de perguntas cujas respostas são processadas em tempo real.
Depois que o robô faz a análise, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente confirma que vai para o hospital e, imediatamente, aparece na plataforma de previsão de demanda.
No pronto-atendimento, a equipe de Enfermagem coleta os sinais vitais e confirma o grau de gravidade do caso para dar sequência ao atendimento. Os dados serão administrados pela equipe de Enfermagem da Santa Casa. Por ser baseada em tecnologia cognitiva e Natural Language Processing (NLP), a plataforma aprende com as dúvidas e inputs dos usuários. Também será possível tirar dúvidas sobre o novo coronavírus por meio da plataforma.
A Santa Casa de Porto Alegre é o primeiro hospital do Rio Grande do Sul a contar com esta tecnologia. A expectativa é evitar a superlotação neste cenário de pandemia e permitir que as equipes médicas tenham previsão de quantos pacientes estão a caminho e se há sinais de gravidade relatados.
O projeto faz parte das ações desenvolvidas pela startup de Inteligência Artificial Laura para contribuir com a otimização dos recursos de saúde e auxiliar os hospitais a não ficarem sobrecarregados neste momento de crise.
A solução já está em funcionamento em quatro hospitais brasileiros. Ativa desde 2016, o Robô já analisou cerca de 2,5 milhões de atendimentos e reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar.

>>> CLIQUE AQUI E ASSINE <<<

Avalie a matéria de 1 a 5:

Conteúdo Publicitário
Comentários CORRIGIR TEXTO
notification icon
Gostaria de receber notificações de conteúdo do nosso site?
Notificações pelo navegador bloqueadas pelo usuário