Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 29 de outubro de 2018.
Dia nacional do Livro e Dia mundial de combate ao AVC.

Jornal do Comércio

Geral

COMENTAR | CORRIGIR

protestos

Edição impressa de 26/10/2018. Alterada em 27/10 às 12h24min

Jovem com camisa 'Ustra Vive' causa confusão na Pucrs

O homem respondeu as manifestações com sinais de arma

O homem respondeu as manifestações com sinais de arma


Lívia Rossa/JC
Um homem jovem usando uma camiseta com as palavras "Ustra Vive" e carregando um boneco do ex-presidente Lula (PT) vestido de presidiário compareceu a uma palestra na Faculdade de Comunicação (Famecos) da Pucrs nesta quinta-feira, o que causou um tumulto entres alunos da universidade.
O evento, aberto ao público, tinha como tema "Urna eletrônica: funcionamento e confiabilidade" e estava sendo apresentado por membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul. 
Ao visualizarem o rapaz, dezenas de alunos se aglomeraram nos corredores do edifício para esperar a retirada do homem da Arena, uma espécie de auditório, aos gritos de "Ele não!" e "Ditadura nunca mais!". O jovem respondeu às manifestações sinalizando armas com as mãos.
Carlos Alberto Brilhante Ustra foi coronel do Exército Brasileiro, chefe do Doi-Codi, e declarado pela Justiça como torturador durante a ditadura militar. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) já elogiou Ustra diversas vezes em pronunciamentos, inclusive ao dedicar a ele seu voto no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
As manifestações continuaram por um tempo até que o homem, identificado como Felipe Diehl, saísse das dependências da universidade acompanhado por seguranças da instituição.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Vera Vital Brasil 28/10/2018 15h18min
Em qualquer país civilizado os assassinos, como o Ustra teriam sido julgados por seus crimes de lesa humanidade. Como não aconteceu no Brasil, em que a conivência do judiciário com crimes e com as Forcas Armadas em de muito longe, ha gente que se ve no direito de defender torturadores. É há pessoas que não conseguem estabelecer diferenças entre crimes e enaltecem por sua ignorância histórica estas figuras nefastas assim como os que dela fazem apologia a o crime.
cecília thumim 27/10/2018 17h37min
Alguns dos comentários são realmente nojentos Parecem casos patológicos Pessoas sadicas que certamente gozam com o sofrimento alheio
Mariana 27/10/2018 16h21min
FELIPE DIEHL, do MBL que é completamente contra o candidato do PT, foi expulso pelos alunos da FAMECOS! Jovem não! Merece que a verdade apareça no jornal!! Seja imparcial!
Manoel Rosa Da Cruz 27/10/2018 12h45min
O Carlos Alberto brilhante ustra torturou a Dilma, a mula sem cabeça e o saci Pererê.nArrancou uma perna do saci Pererê e,por isso o saci Pererê vive por aí saltitando numa perna só.nArrancou a cabeça da mula e, por isso a mula sem cabeça aparece no período da quaresma cuspindo fogo.nE a Dilma, tadinha dela, pois da Dilma , arrancaram foi o cérebro e por isso que ela vive por aí nesta cleptocracia, estocando o vento..nnnHaaa, até o general Mourão virou torturador na boca destes comunistas.
Michel Costa 27/10/2018 09h23min
Ustra é um herói da nossa nação, não existe nenhum tipo de prova comprovando qualquer tipo de tortura, apenas relatos revanchistas de comunistas derrotados que hoje estão no poder.
LAURÍCIO LUÍS Figueira 26/10/2018 23h55min
São 16 ANOS de ATRASO do Governo PDT, PT, PSTU, PCO, PSoL, PC do B e mais CGT, CTB, CUT, MST. Termina a FANFARRA Dia 31 de Dezembro de 2.018 São Mais de 3 Trilhões de Reais que o PT... ROUBARAM, e ENVIARAM para VENEZUELA, PERU, CUBA, BOLÍVIA. Ainda Tem DINHEIRO ESCINDIDO Na CasA da GLEISE HOFFMANN, DILMA ROUSSEFF, Luíz Inácio LULA da Silva (este ANALFABETO/NORDESTINO, "SER INFERIOR"), RENAN CALHEIROS, Entre outros ESQUERDISTAS. TEM QUE EXTINGUIR ESTES Partidos de ESQUERDA, JÁ!
Tsantos 26/10/2018 23h53min
Se entrasse com uma camisa do Nicolás Maduro, Che, Fidel, Chávez, não teria tumulto algum, esse loucos apoiam ditadores e nós temos que achar normal, então qual a anormalidade no uso da camisa do Ustra, afinal todos fizeram atrocidades.
Anderson Aquino 26/10/2018 23h49min
O mais interessante de tudo é que estão todos preocupados com Ustra, Che, Fidel, todos estes que fizeram a diferença em suas épocas de acordo com as suas visões, e não estão percebendo que o fim dos tempos está próximo. Todos estão querendo o poder. Mas só quem pode mudar a nação é JESUS CRISTO!!! Temos que orar por quem estará a frente do governo, para que DEUS o dê discernimento para fazer um bom governo, Se o governo for mal o povo é quem geme. DEUS abençoe a todos nós!!
Jorge 26/10/2018 21h46min
Segunda feira iremos acordar com o Brasil no mesmo lugar que estava antes. As pessoas indo para seus trabalhos e a vida seguindo adiante. Irmãos odiando irmão . BOLSONAROnHADDAD. nNENHUM DELES VAO RESOLVER TAO CEDO OS PROBLEMAS DO BRASIL. GANHE QUEM GANHAR NOSSA DEMOCRACIA ESTA GARANTIDA . SOMOS UM POVO QUE NAO ACEITAMOS OUTRA FORMA. NOSSA DEMOCRACIA E FORTE. SO DEVIAMOS COMO IRMAOS SERMOS MAIS UNIDOS. DEUS ABENÇOE A TODOS.
Thiago Marques Rodeigues 26/10/2018 21h39min
acorda gente....o PT nao fez nada alem de enriquecer os seus lideres.....e cade o comunismo e o socialismo que eles pregam....esses ideais sao pra dividir as riquesas entre a sociedade e tornar todos iguais....mais o que eu vejo é a lideranca do PT cada dia mais rica enquanto a sociedade morre na porta de hospitais porque nao tem medicaçao ou leitos para os mesmos serem tratados com dignidade.....enquanto lula se gaba do sus...mais e tratado no sirio libanes e quem paga somos nós....Bolsonaro 17
MARILIA 26/10/2018 20h51min
Não dá pra acreditar que isso está mesmo acontecendo em pleno século 21. Eh triste demais. Eh a pior eleição da história independente do resultado. Mas antes um professor que um projeto de ditador
Ronaldo Moro Louzada 26/10/2018 20h23min
PTralhas não gosta e não aceitam quem pensa diferentes deles e tem opinião contrária, como por exemplo o Zé de Abreu a respeito da Regina Duarte, difama e ultraje uma companheira de trabalho de tantos anos, porque pensa politicamente diferente deles,se um devoto do Lula pode usar uma camisa do descalabro MST, sobre a ética do Guilherme Boulos, podem usar uma Camisa do Assassino e sanguinário Che Guevara, e qual seria então o Problema de eu usar então uma camisa do BOLSONARO.
Sidnei fontoura Timoty lawford 26/10/2018 20h02min
Eu quero ver o desespero dos petralhas quando o Bolsonaro sair eleito domingo.
gerson 26/10/2018 19h41min
Vcs petralhas sempre querendo saber arrumar confusão pra botar na conta do capitão.kkk me poupe
Anjo 26/10/2018 18h35min
Enfia ratos no rabo dele pra ele ter a sensação do Ustra vivo kkkkkkkkkkk
Thiago 26/10/2018 18h11min
Se ele estivesse com uma camisa com a foto do Hitler dizendo que ele vive, gostaria de saber qual seria a reação destes que estão falando que foi errado retira-lo de lá.
thereza de lima 26/10/2018 18h08min
O jovem respondeu às manifestações sinalizando armas com as mãos. - Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/geral/2018/10/654373-jovem-com-camisa-ustra-vive-causa-confusao-na-pucrs.html?fbclid=IwAR039cCS7XqlAhvUj606I0B9ThBfNxM2g3tC8YSbEnRH3ZpwZSCoJgFbw) esse cara devia ser preso por apologia ao crime e a tortura. o que esses bostonauros se esquecem é que a bala que mata xico, mata francisco e que o couro deles não é de ferro não. ameaçar os outros é muito fácil, deveriam se lembrar que o povo não é carneiro pra morrer calado não. toda essa violência é culpa do capitão expulso que usa esses iguais a ele como massa de manobra.n
thereza de lima 26/10/2018 18h05min
esse cara devia ser preso por apologia ao crime e a tortura. o que esses bostonauros se esquecem é que a bala que mata xico, mata francisco e que o couro deles não é de ferro não. ameaçar os outros é muito fácil, deveriam se lembrar que o povo não é carneiro pra morrer calado não. toda essa violência é culpa do capitão expulso que usa esses iguais a ele como massa de manobra.n
Roger 26/10/2018 17h38min
Ninguém lembra de como era o período da Ditadura... muito mais os jovens que não lembram o quanto o Brasil estava de financeiramente de joelhos há 15 anos atrás antes do governo do Lula... acho que por isso... essa falta de memória vão votar desse palhaço e na família de sinistro dele. Vai dar uma arminha pra cada um de vcs perderem pra bandido e aumentar o número de armas ilegais nas ruas e gente inocente morta.
Maurício 26/10/2018 17h15min
Nojo de esquerdista
Celso 26/10/2018 17h03min
Esse playboy tem imunidade parlamentar?
Carlos 26/10/2018 17h02min
Esse elemento é conhecido por suas provocações e ao ser confrontado, corre para o colo dos seguranças ou policiais, quando for o caso. É a prática do mbl.
Juarez 26/10/2018 16h40min
O PT quando esteve no poder , aceitou anistia de Torturador .Deveria o PT ter a mesma conduta que tem Israel com Nazistas .. Caçar , julgar e levar a julgamento...Esses assassinos ...
Thiago Marques Rodrigues 26/10/2018 16h13min
quem defende o PT nao se lembra ou finge ter menoria curta....o PT teve 14 anos de governi pra fazer tudo que promete mais uma vez.....se deixarmos ele assumirem de novo nada sera feito por mais 4 anos.....a quem diga ditadura nunca mais....so que o PT que defendem financiou com dinheiro publico (nosso dinheiro) 7 paises que sao regidos por ditaduras...e a maioria nem era nascido na epoca da ditadura no brasil ou seja....nao sabem nada sobre o que falam....Bolsonaro 17 neles....
Raul 26/10/2018 16h05min
Se fosse do Ché, Castro, teriam ficado de boa. Outra, Ustra nunca foi condenado pela justiça e a esquerda assaltava, faltava, torturas e matava também.
Beto 26/10/2018 15h58min
LULA LIVRE.nLULA HEROInLULA MITOnLULA UMA IDEIA.n
Otávio de Ramalho 26/10/2018 15h35min
CHORA ESQUERDALHA!!! É O CLÃ DO SENTINELAS ACORDANDO!!
Andrea 26/10/2018 14h47min
A camiseta em si já é ofensiva! Não podemos ser toleráveis com a tortura!!!!
Karen 26/10/2018 14h30min
Escória.
Carlos Rogerio 26/10/2018 14h13min
Como já foi dito aqui, ele não agrediu ninguém e não teve a tolerância que os comunas dizem ter. Dá pra ver, não é mesmo? Outro erro foi a obrigatoriedade de não participar da palestra. Palestra que busca convencer que não existe fraude. Outra situação, pela foto nota-se o segurança conduzindo o cidadão pelo braço. Isso não pode. Esse rapaz tem que entrar com representação contra a PUCRS e apresentadores que forçaram sua saída. O que fizeram ai rapaz é inconstitucional!n
Rubens 26/10/2018 14h10min
Democracia? O que fizemos com ela? Criamos nossos próprios monstros e não sabemos lidar com eles.n A tempos neste país não temos liberdade para nada a não ser o de expressão ,e ainda assim não somos ouvidos ou se somos não nos escultam....Nada muda a não ser a conta bancária deste políticos corruptos e seus filhos ,eu sim assumo que votei no Sr Luís Inácio Lula da Silva em suas duas candidaturas a Presidente deste país ,por acreditar em mudanças melhores para este povo brasileiro e para esta nação,assumo que voltei em Dilma Rousseff ,em sua primeira candidatura ,por ainda acreditar em melhores condições..... E recebi de volta país com uma criminalidade antes nunca vista,uma econômia falida ,um país onde se valoriza mais a bandidagem que o trabalhador, recebi de volta a população imersa no desemprego ,forçados a trabalhar de forma arbitrária para garantir seu sustento e de sua família,uma saúde pública onde médicos fazem vaquinha entre si para comprar gase, esparadrapos,luvas descartáveis ,hospitais fechando as portas ,uma educação pobre,fraca,onde os professores não são respeitados por este governo de merda,e nem por seus alunos ,uma segurança pública,financiada a nossas custas fraca e despreparada ,que não conseguem nos defender ,nos proteger ,onde somos bombardeados com músicas de baixo calão, apresentações teatrais pornográficas,que sequer respeitam as famílias , se está é a democracia tão almejada sinceramente prefiro o regime militar ,onde o respeito a ordem e a justiça prevaleçam ,que volte o tempo em que se respeitavam os pais,os professores ,os policiais,os mais velhos,que retorne o tempo em que aprendiamos a cantar e enaltecer o hino nacional Brasileiro ,Deus tenha piedade desta nação .
Romildo Gregorio Primo 26/10/2018 14h06min
Graças a Ustras, se não fosse ele a nossa história era outra hoje, combateu essa desgraça do comunismo, parabéns a todos.n
Romildo Gregorio Primo 26/10/2018 14h04min
Viva a Carlos Alberto Ustras.nViva a Carlos Alberto Ustrasn
IGOR COUSSIRAT POMPEU 26/10/2018 14h01min
Esses filhotes de esquerdista, se ligam tanto em torturas e se esquecem da corrupção.... FORA COMUNISTAS!
Roger Dutra 26/10/2018 13h28min
Tinha que ser bolsominion mesmo!!
toninho rodriquez 26/10/2018 13h14min
o general nem foi declaro torturador!
Daniel 26/10/2018 13h01min
O rapaz foi afrontar, não tem medo. Sabe que esta protegido, que os outros vão reclamar pelo absurdo, mas não vão agredi-lo como propaga o torturador.n
Paula Elisa Horn 26/10/2018 13h00min
Ditadura NUNCA mais!
Marcel 26/10/2018 13h00min
O código de ética dos jornalistas prevê que se defenda a declaração universal dos direitos humanos.nUstra foi um torturador condenado. nLiguem os pontos, bolsonaristas
Márcio Eduardo de Brito 26/10/2018 12h51min
Ser tolerante com a intolerância é um equívoco. Tem coisas que são intoleráveis ( ter como ídolo um torturador é no mínimo fruto de uma mente doente ) . Ser democrático não é aceitar tudo, tem coisas que são inaceitáveis, intoleráveis. Não podemos dar asas para pensamentos e atitudes que vêem na tortura algo digno a qualquer ser humano que seja.
Cristiane 26/10/2018 12h46min
Tem gente que usando e sendo enaltecido por usar a camisa do Guevara. Acho engraçado a inversão de informações nela valores, pesquisem em fontes confiáveis e apartidárias quem era Guevara e quem era Ustra. Boa parte do sistema midiático virou metástase, infelizmente.
Gisele 26/10/2018 12h42min
Liberação de expressão tem que ser para os dois lados, se um pode usar camiseta do Che Guevara o outro pode do Ustra.
Luís SÁ 26/10/2018 12h38min
Se uma pessoa não consegue abstrair o que é tortura, desafio qualquer uma delas que está defendendo este sujeito desprezível, assim como o próprio (Felipe Diehl do MBL) que saiu com o rabinho no meio das pernas, a oferecerem a si ou seus parentes próximos, para serem objeto de uma sessão no pau-de-arara. Imagino que se concordam com esta estupidez e barbárie, devem concordar em utilizar para si.nGaranto que fogem como o Diehl fugiu, todo mansinho, pois não tinha seus capangas para protegê-lo.
Luis André Rocha 26/10/2018 12h34min
Jovens que não viveram a ditadura , julgam e condenam sem saber .nOs nossos militares colocaram o Brasil que vcs vivem no mapa , aprendam a saber mais e ouvir menos esses hipócritas, se informem dos crimes dos terroristas q foram exilados.nVenezuela eo regime do PT .
Ronaldo hannouche 26/10/2018 12h33min
Quem gosta de ditadura e a esquerda que apoia maduro. Agora não temos mais direito a nós expressarmos livremente que os fascistas verdadeiros começam a ameaçar e agredir
Paulo 26/10/2018 12h13min
Os militares tiveram a chance de acabar com toda e qualquer bandidagem. Isso não foi feito. O que fizeram foi matar quem discordavam de seu viés ideologico matando e prendendo como a história recente comprovadamente conta. A mordomia no governo comessou com eles esqueceram da nossa segurança. Sinto pena do iludido e desenformado rapaz.
Mayck 26/10/2018 12h11min
Camisa do Ustra não pode. A do Che Guevara essa pode.
Gielly 26/10/2018 12h11min
Na Alemanha qualquer pessoa que faça apologia ao nazismo é preso mas aqui usar uma camisa com o rosto e nome do maior torturador do Brasil é liberdade de expressão.
joel 26/10/2018 12h06min
Pessoal alguém aí tem dúvida de que este cara é um petista representando um papel para queimar a imagem de Bolsonaro?? Daonde que um eleitor de Bolsonaro faria uma idiotice dessas sabendo que isso prejudica seu candidato, como aquela moça que marcou a suástica nas costas e disse que foi atacada por eleitores de Bolsonaro mas os peritos deram o laudo de automutilação e ela será indiciada por falso testemunho . esses petistas idiotas pensam que ainda tem alguém que acredite nisso
Efraim Golbert 26/10/2018 12h06min
Se fosse um estuprado os queridos iam pedido pena de morte. No caso do Ultra estuprou com crueldade física e moralmente. Como não reagir.
Camila 26/10/2018 11h53min
O cara é DECLARADO TORTURADOR e vocês defendendo uma barbárie dessas. Vocês não tem escrúpulos. Discurso de ódio e intolerância não são opiniões. DITADURA NUNCA MAIS.
Angelo 26/10/2018 11h28min
Parabéns a ele. Cadê a liberdade de expressão. Por que retirá-lo? Não vivemos numa democracia. Fica claro quem são os intolerantes e autoritários. ELESIM. 17.
Trabalhador Honesto 26/10/2018 11h15min
Peraí. Mas quem causou a confusão foi o jovem que usava a camiseta do general, ou foram os demais sujeitos do local? Ele chegou lá agredindo as pessoas? Ou as pessoas é que ficaram agressivas devido a presença dele? Se a camiseta fosse do Lula Livre, ou do Che Guevara, ou do Fidel Castro haveria a mesma confusão?
Pacheco 26/10/2018 11h11min
Pois e a declaração do senhor Bolsonaro em rede nacional e dentro de um recinto que representa casa do povo , não foi detido ou encaminhado para fora do congresso.
Wagner 26/10/2018 10h55min
Nada como saber conviver com as diferenças, não é?
Mirela 26/10/2018 10h01min
Depois de quem é ditador?
Mônica Gomes 26/10/2018 09h44min
Em outros países seria preso. Por vezes a tolerância retorna a intolerância ao poder.nFoi uma manifestação pública e evidente de coadunacao com atos de tortura e violência.nRepudio tais ações.
Raquel Silvana Gschwenter 26/10/2018 07h26min
Pq só um lado pode se manifestar? É ou não é democracia? Isso é bullying partidário.
Carlos Antonio Masson 26/10/2018 06h04min
No dia que os brasileiros conhecerem a ação de verdade do Ustra, irão levantar uma estátua em cada cidade em sua homenagem.nUSTRA evitou o genocídio ideológico e religioso no Brasil junto com os militares. Ou vcs acham que assumindo os comunistas aqui na década de 70 não iria morrer ninguém???
José Miguel Cunha Accacio 26/10/2018 02h01min
Ué, mas cadê a liberdade do rapaz? Não ofendeu, não agrediu, não nada...apenas usou seu direito de expressão. Nesse país, a Democracia é uma ilusão e a Constituição, uma fantasia... Ustra Vive!!