Minuto Varejo
- Publicada em 11 de Agosto de 2023 às 14:46Colombo volta à cidade do interior gaúcho onde fechou loja há 12 anos

Loja em Serafina Corrêa abre em novo ponto, em uma esquina que tinha filial da rival Becker
LUCIO TROMBETA SANTIN/DIVULGAÇÃO/JC
Patrícia Comunello
Atualizada em 12/08/2023 - A maior rede de eletromóveis do Sul do Brasil está de volta a uma cidade do interior gaúcho onde fechou loja há 12 anos, em meados de 2011. A Colombo, com sede em Farroupilha, na Serra, abriu neste sábado (12) uma nova unidade e, desta vez, em Serafina Corrêa, no Vale do Taquari, voltando à localidade. Com a nova operação, a rede que está em expansão chega a 28 novas filiais em 2023, até a primeira quinzena de agosto.
A antiga loja funcionou entre 1977 e maio de 2011, segundo registro do CNPJ, na avenida Miguel Soccol, no Centro da cidade. No retorno ao varejo de Serafina, com quase 17 mil habitantes pelo Censo de 2022, a bandeira da Serra se posicionou em outro endereço, na rua Ipiranga, 2019, em uma esquina com grande visibilidade e onde funcionava, até bem pouco tempo atrás, uma filial da concorrente Lojas Becker, que se mudou para outro endereço.
"Em poucos dias, desocuparam (lojas Becker) o prédio e reformaram e a Colombo começou a se instalar, depois de ter saído há 12 anos de Serafina. Grande investimento! O varejo físico respira no interior", valoriza Lucio Trombeta Santin, que atua na distribuidora de autopeças da família, a Toli Distribuidora, e avisou a coluna Minuto Varejo de que a marca gaúcha estava de volta à cidade.

Rede finaliza fachada da loja no novo endereço em esquina da rua Ipiranga. Foto: Lucio Trombeta Santin/Dvulgação
A coluna buscou mais detalhes com a rede. A loja tem 600 metros quadrados e gerou oito empregos diretos. A abertura faz parte de safra de novas unidades da Colombo.
Na expansão, um dos movimentos da Colombo foi entrar em um novo mercado, o do Mato Grosso do Sul, onde já foram inauguradas duas unidades na porção Centro Oeste do estado.
Entre a mais recente loja aberta, no fim de julho, está a de Imbé, no Litoral Norte gaúcho. Com uma média de 10 vagas de emprego por unidade, a rede soma cerca de 280 postos de trabalho. A empresa não revela o investimento na ampliação da atuação.
Das mais de duas dezenas de novos pontos, mais de 10 estão no Rio Grande do Sul, a maior parte da expansão recente, informa a rede. Outras abriram no Paraná e quatro em Santa Catarina. Com o reforço na frente física, a marca chega a 306 unidades. Em 2019, antes da pandemia, a Colombo somava 250 filiais.
No Mato Grosso do Sul, a bandeira chegou às cidades de Mundo Novo e Eldorado. No Estado, as localidades que passaram a ter pontos da rede são Sinimbu, Arvorezinha, Feliz, São Jerônimo, Cerro Largo, Barros Cassal, Arroio do Meio, Bom Princípio, Antônio Prado e Roca Sales, além de Imbé.
Em 2022, a marca registrou 33 novos pontos. A varejista não comenta sobre o total de novas lojas que poderá abrir este ano até dezembro.
Em Porto Alegre, a rede, fundada por Adelino Colombo, ícone do varejo gaúcho que faleceu em outubro de 2021, fechou duas unidades no primeiro semestre, todas no Centro Histórico. Uma de eletromóveis e outra de produtos de crédito. Permanceram duas filiais de venda de produtos.
A rede disse que as desativações fazem parte de movimentos do varejo. O total de pontos fechados em 2023 não foi informado. A exemplo da bandeira da Serra, outras redes regionais e nacionais reduziram a presença na região central da Capital.
Outro movimento, para dar conta do abastecimento das operações, foi a locação de uma área em um parque logístico em Nova Santa Rita. O pavilhão que era usado pelo ex-BIG, agora Carrefour, no 3SB será ocupado pela varejista de eletromóveis.
CONTINUE SUA LEITURA,
ESCOLHA SEU PLANO AGORA!
ESCOLHA SEU PLANO AGORA!
Já é nosso assinante? Faça login