Porto Alegre, segunda-feira, 22 de setembro de 2025.
Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 22 de setembro de 2025.

Minuto Varejo

- Publicada em 11 de Agosto de 2023 às 14:46

Colombo volta à cidade do interior gaúcho onde fechou loja há 12 anos

Loja em Serafina Corrêa abre em novo ponto, em uma esquina que tinha filial da rival Becker

Loja em Serafina Corrêa abre em novo ponto, em uma esquina que tinha filial da rival Becker


LUCIO TROMBETA SANTIN/DIVULGAÇÃO/JC
Atualizada em 12/08/2023 - A maior rede de eletromóveis do Sul do Brasil está de volta a uma cidade do interior gaúcho onde fechou loja há 12 anos, em meados de 2011. A Colombo, com sede em Farroupilha, na Serra, abriu neste sábado (12) uma nova unidade e, desta vez, em Serafina Corrêa, no Vale do Taquari, voltando à localidade. Com a nova operação, a rede que está em expansão chega a 28 novas filiais em 2023, até a primeira quinzena de agosto. 
A antiga loja funcionou entre 1977 e maio de 2011, segundo registro do CNPJ, na avenida Miguel Soccol, no Centro da cidade. No retorno ao varejo de Serafina, com quase 17 mil habitantes pelo Censo de 2022, a bandeira da Serra se posicionou em outro endereço, na rua Ipiranga, 2019, em uma esquina com grande visibilidade e onde funcionava, até bem pouco tempo atrás, uma filial da concorrente Lojas Becker, que se mudou para outro endereço. 
"Em poucos dias, desocuparam (lojas Becker) o prédio e reformaram e a Colombo começou a se instalar, depois de ter saído há 12 anos de Serafina. Grande investimento! O varejo físico respira no interior", valoriza Lucio Trombeta Santin, que atua na distribuidora de autopeças da família, a Toli Distribuidora, e avisou a coluna Minuto Varejo de que a marca gaúcha estava de volta à cidade.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/08/11/206x137/1_minuto_varejo_colombo_volta_serafina_correa_jornal_do_comercio-10292842.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'64d6669f38a13', 'cd_midia':10292842, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2023/08/11/minuto_varejo_colombo_volta_serafina_correa_jornal_do_comercio-10292842.jpg', 'ds_midia': 'Minuto Varejo - Loja Colombo - abre em Serafina Corrêa - cidade interior - fachada - colocação de marca - comércio - eletromóveis', 'ds_midia_credi': 'LUCIO TROMBETA SANTIN/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Minuto Varejo - Loja Colombo - abre em Serafina Corrêa - cidade interior - fachada - colocação de marca - comércio - eletromóveis', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '598', 'align': 'Left'}
Rede finaliza fachada da loja no novo endereço em esquina da rua Ipiranga. Foto: Lucio Trombeta Santin/Dvulgação 
A coluna buscou mais detalhes com a rede. A loja tem 600 metros quadrados e gerou oito empregos diretos. A abertura faz parte de safra de novas unidades da Colombo.
Na expansão, um dos movimentos da Colombo foi entrar em um novo mercado, o do Mato Grosso do Sul, onde já foram inauguradas duas unidades na porção Centro Oeste do estado.
Entre a mais recente loja aberta, no fim de julho, está a de Imbé, no Litoral Norte gaúcho. Com uma média de 10 vagas de emprego por unidade, a rede soma cerca de 280 postos de trabalho. A empresa não revela o investimento na ampliação da atuação. 
Das mais de duas dezenas de novos pontos, mais de 10 estão no Rio Grande do Sul, a maior parte da expansão recente, informa a rede. Outras abriram no Paraná e quatro em Santa Catarina. Com o reforço na frente física, a marca chega a 306 unidades. Em 2019, antes da pandemia, a Colombo somava 250 filiais.
No Mato Grosso do Sul, a bandeira chegou às cidades de Mundo Novo e Eldorado. No Estado, as localidades que passaram a ter pontos da rede são Sinimbu, Arvorezinha, Feliz, São Jerônimo, Cerro Largo, Barros Cassal, Arroio do Meio, Bom Princípio, Antônio Prado e Roca Sales, além de Imbé. 
Em 2022, a marca registrou 33 novos pontos. A varejista não comenta sobre o total de novas lojas que poderá abrir este ano até dezembro.
Em Porto Alegre, a rede, fundada por Adelino Colombo, ícone do varejo gaúcho que faleceu em outubro de 2021, fechou duas unidades no primeiro semestre, todas no Centro Histórico. Uma de eletromóveis e outra de produtos de crédito. Permanceram duas filiais de venda de produtos.
A rede disse que as desativações fazem parte de movimentos do varejo. O total de pontos fechados em 2023 não foi informado. A exemplo da bandeira da Serra, outras redes regionais e nacionais reduziram a presença na região central da Capital.  
Outro movimento, para dar conta do abastecimento das operações, foi a locação de uma área em um parque logístico em Nova Santa Rita. O pavilhão que era usado pelo ex-BIG, agora Carrefour, no 3SB será ocupado pela varejista de eletromóveis.  

>>> CLIQUE AQUI E ASSINE <<<