O ano de 2025 veio como um respiro para a cena empreendedora de Porto Alegre e região. Após um ano marcado pelas enchentes que impactaram o Rio Grande do Sul, 2025 trouxe renovação para Capital, que, mesmo ainda carregando algumas sequelas, conseguiu seguir em frente com a chegada de muitas novidades. Muitas dessas histórias passaram pelo GeraçãoE e impactaram os leitores que acompanham a plataforma no jornal impresso, em geracaoe.com e também nas redes sociais. Para celebrar os 10 negócios que mais repercutiram em 2025 - marcado pelos 10 anos do GeraçãoE -, voltamos a todas as operações para fazer um balanço do ano que termina e projetar 2026.
Bowling Bar Pedrini
O Bowling Bar Pedrini, na avenida Protásio Alves, é resultado da parceria entre o Boteco Pedrini e o Cotiporã
Dois tradicionais restaurantes de Porto Alegre resolveram unir suas histórias em um novo empreendimento em 2025. O Bowling Bar Pedrini, na avenida Protásio Alves, é resultado da parceria entre o Boteco Pedrini e o Cotiporã. O empreendimento abriu as portas em fevereiro. Com mais de 800m², só nos três primeiros dias após a inauguração, mais de 3 mil pessoas passaram pelo estabelecimento. "Nós estávamos bem felizes dando esse passo. Foi muito bom ver outras pessoas crescendo com a gente, dando essa opção a mais para os clientes, foi um momento de muita felicidade", destaca Sandro Gnoatto, um dos sócios do estabelecimento. "O Jornal do Comércio é um grande parceiro e esteve presente. Somos muito gratos por vocês nos darem essa oportunidade e levar a mensagem para os clientes e pessoas interessadas. Nos ajudou a divulgar o novo espaço, deu uma repercussão grande e as pessoas nos deram retorno que viram no Jornal do Comércio", recorda o empreendedor. Após a visita do GE, o negócio inaugurou as pistas de boliche do espaço, além de contar com seis mesas de sinuca.
• O Bowling Bar Pedrini está localizado na avenida Protásio Alves, nº 1472, no bairro Petrópolis. O espaço opera todos os dias. De segunda a quinta, das 16h às 2h, às sextas, das 16h às 3h, e aos fins de semana, das 11h às 3h.
Universos - Livros, café, artes e vinhos
O espaço, que pretende oferecer uma experiência diversificada, foi inaugurado em setembro
Livraria, café, arte e vinhos. O Universos abrange um pouco de cada um desses mundos. Em um casarão com mais de 50 anos, o espaço que pretende oferecer uma experiência diversificada foi inaugurado em setembro. À frente da Universos, está Rosi D'Agostin, empreendedora com foco em investimentos. "Eu me senti honrada de receber esse reconhecimento e foi uma bela surpresa para um final de ano para nós que estamos começando. Foi maravilhoso", destaca a proprietária sobre estar entre os negócios destaques do GeraçãoE em 2025. Ainda no início do negócio, ela observa que muitas pessoas buscam o local com diferentes finalidades, para trabalhar, passear, comprar livros, tomar um café. "A entrevista levou informações às pessoas para poderem aproveitar e saberem desse espaço, que foi feito para todos curtirem", conta. O Universos - Livros, café, artes e vinhos fica na alameda Eduardo Guimarães, nº 100, no bairro Três Figueiras. A operação é de segunda-feira a sábado, das 9h30min às 19h30min.
Muzza
Com a ideia de trazer as ruas de Buenos Aires para dentro de Porto Alegre, a pizzaria Muzza trouxe à Capital uma operação cheia de referências à Argentina. Além da decoração, com camisetas de clubes de futebol do país, as pizzas fazem jus ao estilo da culinária dos hermanos, com massa alta e muita mussarela. Seis meses após, em novembro, os sócios Marcelo Libel e Cristobal Carrion abriram uma segunda unidade. Menor e ao lado da primeira, o novo espaço tem como atração as empanadas, o lanche rápido mais popular dos argentinos. "Vocês foram os primeiros a vir fazer matéria, e os primeiros a gente nunca esquece", brinca Marcelo sobre a primeira matéria feita pelo GE, ainda na primeira semana de funcionamento da Muzza. Para o futuro, a ideia é expandir ainda mais, chegando até a esquina da Miguel Tostes com a marca, além de reabrir o delivery, suspenso momentaneamente pela alta demanda. "Não tem um dia que não venha umas 10 pessoas pedindo para abrir, então vamos tentar já em janeiro", projeta Marcelo. As operações da Muzza ficam na rua Miguel Tostes, nº 995. O funcionamento é de terça a domingo, das 18h às 23h.
POA Runner Café
Com 15 anos de história, o POA Runner Café é um negócio tão atual que surpreende pela idade. Focado na alimentação saudável, o local conta com opções de salada para almoço e não trabalha com frituras, indo ao encontro da alta do estilo de vida fitness. Empreendedor à frente do café, Álvaro Giovanella é atleta desde a juventude, quando foi jogador de futsal, antes de se tornar ultramaratonista, esporte que pratica até hoje, aos 59 anos. "Foi um baita apoio para nós, em um momento que precisávamos muito, especialmente para empresas pequenas, que precisaram começar tudo de novo", afirma Álvaro, recordando a recuperação após a enchente de 2024, que inundou a loja. "A clientela aumentou, veio muita gente que não conhecia. Nós sempre tivemos público por conta do bom atendimento, isso faz espalhar no boca a boca, mas a matéria ajudou a trazer um público novo", ressalta Álvaro, que tem como sócia sua esposa, a nutricionista Isabel Guerra. "Recebemos muitas mensagens nos parabenizando pela matéria, pelos 15 anos, foi muito legal", frisa Isabel.
Padaria Bassani
Outro Negócio Raiz que foi destaque em 2025 nas páginas do GeraçãoE foi a Padaria Bassani. Criada em 2009, a operação vende mais de 2 mil pães por dia na Zona Sul de Porto Alegre, com produção totalmente artesanal e 10 opções diferentes, além dos bolos, salgados, pastéis, torta fria, crepioca, omelete, e muitas outras opções. "Teve muita gente que veio conferir se os pães eram de fato artesanais, foi uma repercussão que nós não esperávamos. Aparecemos até na Globo uma semana depois. Me senti até famoso, porque fui reconhecido no mercado", brinca Rômulo Bassani, proprietário do negócio, que exalta a parceria com os clientes. "Ganhamos clientes novos, mas também recebemos muito carinho de quem já conhecia, dizendo que leram e nos parabenizando", destaca. Para o futuro, mesmo com o sucesso, a ideia é manter a operação estável. Antes de ampliar, Rômulo entende que precisa profissionalizar mais a padaria, que ainda é majoritariamente familiar, administrada em conjunto com sua mãe Andreia e sua irmã Giovana. A Padaria Bassani fica localizada na avenida Wenceslau Escobar, nº 2013, bairro Cristal, na Zona Sul de Porto Alegre. O horário de funcionamento é das 7h às 20h, de segunda a sábado. Das 11h30min às 14h30min, a Bassani serve almoço, com opções de à la minuta.
Croq D'or
Recém-inaugurada na Capital, a Croq D'or, padaria artesanal focada em viennoiseries, tem ganhado destaque entre os moradores do bairro Moinhos de Vento desde sua inauguração em agosto. Tocada pela chef Cristiane Owicki, a padaria promete transportar um pedaço de Paris para Porto Alegre, e, para tal, a dona utiliza a técnica francesa que aprendeu na Le Cordon Bleu — escola de gastronomia mais renomada do mundo —, para preparar os croissants, danishes e pães de fermentação natural que saem das diversas fornadas produzidas ao dia. O GeraçãoE foi conhecer a Croq D'or em novembro, e o conteúdo chamou a atenção dos leitores e leitoras da plataforma. "Foi uma surpresa muito grande, porque é um negócio superjovem, não esperava que fosse ter tanto sucesso quanto está tendo, tanta procura. Fiquei muito feliz, é a validação de todo o esforço que a gente vem fazendo para trazer um produto de qualidade para Porto Alegre", comenta Cristiane. A partir da repercussão da matéria, a empreendedora nota que o movimento na padaria aumentou. "Ajudou bastante na divulgação, muita gente ficou sabendo da Croq D'or pela matéria do jornal, inclusive os vizinhos aqui do bairro, porque nós estamos dentro de uma galeria, um lugar superescondido", pontua a chef.
Dona Nina
A inauguração da confeitaria Dona Nina, na Zona Sul de Porto Alegre, não só gerou longas filas de espera, como também provocou grande interesse entre os leitores e leitoras do GeraçãoE pela matéria que contou a novidade. O negócio abriu as portas de sua segunda unidade em julho no bairro Ipanema. Especializada em minitortas, a operação não demorou para cair no gosto da vizinhança, que compareceu em peso ao espaço. "A repercussão foi bem grande, ajudou bastante no movimento. A gente estava com bastante gente visitando, depois veio mais gente. O pessoal da Zona Sul nos acolheu e veio prestigiar. Ficamos muito felizes e estamos superbem aqui", conta Rafael Gonzales, que toca o negócio ao lado da mãe, Janaína Gonzales, e dos irmãos, Guilherme e Gabriel. O amplo ponto na Zona Sul também foi pensado para abrigar a produção da Dona Nina, que opera também no bairro Menino Deus. "O intuito de abrir aqui foi ter mais espaço para a fábrica, para poder produzir para as outras unidades", diz Rafael. Para o próximo ano, o negócio pode chegar a novos bairros. "Pretendemos concretizar aqui na Zona Sul, ter cada vez mais clientes e, posteriormente, em 2026 ou 2027, começar a pensar em uma nova unidade." A unidade da Zona Sul fica na praça Senador Alberto Pasqualini, nº 74. A operação é de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Buenas
Inaugurado em outubro, o Buenas, novo restaurante do Mercado Público de Porto Alegre, foi um dos destaques entre o público que acompanha o GeraçãoE. Comandado por Carolina Kader, o negócio pretende levar renovação para um dos pontos mais icônicos da Capital, oferecendo um cardápio que atende do café da manhã ao happy hour. Carolina, quarta geração da família a empreender no Mercado Público, ressalta a importância do destaque no GE para os primeiros meses de operação. "Foi o primeiro contato que tivemos com qualquer veículo de mídia. Foi muito importante o contato com o GE, que é sempre muito antenado e muito ligado no que está abrindo em Porto Alegre, incentivando os negócios locais. Isso faz muita diferença. E fez muita diferença nas primeiras semanas, muita gente dizendo que viu no Jornal do Comércio, que leu no Geração Empreendedora sobre o negócio e veio para conhecer. Foi um pontapé inicial muito importante", lembra sobre o momento em que a matéria foi publicada. O conteúdo, no entanto, não foi o primeiro contato da empreendedora com o GeraçãoE. À frente, junto de seus pais, da banca Armazém do Confeiteiro, Carolina ressalta o apoio da plataforma, especialmente no período das enchentes. "Já trocamos ideias muitas vezes, sobretudo em um momento pós-enchente, quando foi muito importante essa relação com o GE." Para 2026, o plano é consolidar o negócio recém-inaugurado. "Estamos engatinhando ainda. Mas acreditamos que a gastronomia é uma construção coletiva, algo que nunca vai estar pronto. Sempre estaremos construindo, trocando ideia com o cliente e agregando no nosso negócio", pontua.
My Dorama Café
A febre dos doramas - séries asiáticas que dominam os streamings - chegou aos negócios. Neste ano, Canoas ganhou um café temático dedicado ao tema, o My Dorama Café. Nicolle Sales de Oliveira comanda o negócio ao lado de Luís Carlos Borondi e Mariane Borondi. O espaço, que abriu as portas em março, tem referências que vão da decoração ao cardápio. Nas paredes, fotos dos principais atores e atrizes e das cidades compõem a decoração. Já no menu, é possível encontrar pratos típicos da Coreia do Sul. Os itens tradicionais também estão disponíveis em um pequeno empório de produtos importados. Nicolle conta que o negócio atraiu a clientela certa. "Sempre fui apaixonada por dorama, e vieram muitas pessoas apaixonadas também, dando feedbacks positivos. Colocamos o waffle no cardápio, que hoje virou uma marca registrada", conta. O negócio ganhou muito destaque no TikTok do GeraçãoE (@geracaoe), alcançando diversos apaixonados pelo tema. "A gente fez um TikTok e estamos começando a mexer, porque as pessoas vinham falando 'a gente veio pelo TikTok’, e a gente não tinha um do café", pontua a empreendedora, que tem planos de levar a marca para outros estados do País. "Em março, vamos completar um ano. Estamos vendo o que vamos fazer para o futuro. Uma das nossas ideias é colocar à venda esse ponto de Canoas para abrir em outros estados. Então, se algum investidor anjo ou um apaixonado por dorama quiser comprar, estamos à disposição", revela Nicolle.
Ode Cafeteria
Se há negócios que bombaram no GeraçãoE ao abrirem as portas, outros conquistaram os leitores e leitoras antes mesmo de começarem a operar. Esse é o caso da Ode Cafeteria, que apareceu no GE, primeiramente, enquanto ainda estava em obras, com o empreendedor Gustavo Leão compartilhando a jornada de dar vida ao ponto onde hoje o negócio opera no bairro Bom Fim. "No primeiro contato, a gente ainda estava muito cru, sem mobiliário ou equipamento. Estávamos na construção, pintura. E foi muito legal. Comecei a gravar uma série de vídeos quando estava montando o negócio, já para ter um apelo inicial", rememora sobre o início da cafeteria. Barista há 11 anos, Gustavo abriu a cafeteria com o intuito de valorizar o ofício e de fomentar ainda mais o café especial na Capital. Quando abriu as portas, em agosto, recebeu novamente o GE, marcando mais um momento em sua trajetória no segmento. "O legal é que a cafeteria é mais um passo dessa minha vivência no mundo do café. Criei muitos amigos. Estou muito feliz que agora, inclusive depois das matérias, tenho ganhado mais confiança no meu trabalho", conta o empreendedor, que planeja consolidar o negócio em 2026. "Os primeiros meses foram um grande teste de tudo, cardápio, equipe, a forma como a gente atende. Para 2026, o negócio vai ganhar mais maturidade, ficar mais sólido e evoluir em todas essas pontas", projeta.

