Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 01 de junho de 2018.
Dia da Imprensa.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Not�cia da edi��o impressa de 01/06/2018. Alterada em 31/05 �s 19h12min

Privatiza��o da Petrobras

Em relação ao artigo Privatização da Petrobras já! (Jornal do Comércio, 30/05/2018), o monopólio do petróleo foi extinto no Brasil em 1997. Desde esta época, nenhuma empresa privada, nacional ou estrangeira, se interessou em investir no refino, ou transporte ou distribuição de combustíveis no Brasil. O que elas fazem é importar quando o preço interno está mais alto que o externo. A Petrobras mesmo enfraquecida é um importante fator de desenvolvimento da indústria brasileira. (Zilton Gomes da Silva, Porto Alegre)
Estacionamento submerso
Muito oportuna a nota "Mar de dúvidas" do experiente jornalista Fernando Albrecht (coluna Começo de Conversa, Jornal do Comércio, 21/05/2018). Há algumas décadas, cada vez que assume uma nova administração municipal, surge a proposta da construção de um estacionamento subterrâneo no Centro Histórico de Porto Alegre, embaixo do Largo Glênio Peres. Numa investida anterior, surgiu a proposta de estacionamento embaixo do campo de esportes Ramiro Souto, no Parque Farroupilha, logo depois abandonada, devido a ocorrência de lençol freático, tão bem lembrado pelo Fernando Albrecht. Há alguns anos, como a proposta foi citada numa reunião comunitária, aproveitei para perguntar para a arquiteta envolvida no projeto sobre a exequibilidade da construção devido à proximidade do Guaíba e da existência do lençol freático. Ela respondeu, laconicamente, que "a técnica atual tem solução para tudo isso". Pode ter, mas os custos de construção e manutenção, extraordinariamente elevados, recairão sobre os contribuintes. Garagem subterrânea bancada pelo poder público, só depois de apresentação do projeto e debate público. (Sérgio Becker, jornalista)
De Frente para o Guaíba
Sobre a matéria O Guaíba é o quê? (De Frente para o Guaíba, Jornal do Comécio, 25/05/2018), a discussão lago ou rio não é a respeito da área acadêmica ou técnica, nestas pode ser rio ou lago que não influi no aspecto legal, pois o topônimo foi determinado pelo IBGE nos anos 1950/60 e é baseado em aspectos históricos, pesquisados em livros, em leis da Assembleia Legislativa, da prefeitura, em arquivos públicos e inclusive em pesquisa popular. A decisão do IBGE em determinar o topônimo do nosso curso d'água, feita a pesquisa, foi chamar de Rio Guaíba. (Henrique Wittler, Porto Alegre)
Greve
Com os graves problemas da paralisação dos caminhoneiros, o apoio da população à greve diminuiu, mesmo julgando que o pleito deles está correto. Mas ficar sem combustível, gás, alimentos, transporte coletivo, hospitais, medicamentos e aulas (só na rede pública...) é difícil de aguentar, mesmo apoiando o movimento. (Nair Freitas, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Dorian R. Bueno 01/06/2018 11h51min
PODE VIR M�S DE JUNHO, ESTOU PRONTO PRA TCH� VENCER !!!nPode vir com tudo porque estou tri aben�oado e deste jeito que estou, com certeza vou tch� engolir naturalmente e com muita paci�ncia. Eu sei que j� est� querendo causar estragos por a�, mas s�o apenas algumas fa�scas dos diversos foguetes, que soltaram por este mundo a fora para comemorar a volta da gasolina e da normalidade em nossas vidas. Vou tch� contar uma coisinha m�s de junho, estou cheio de sa�de, f�, amor e muitos projetos. Agora que j� sabes que estou forte, vou tch� falar mais algumas palavras. Meu Amigo Jesus Cristo est� na dire��o dos meus passos. Captou o quanto estou tremendamente tri bem protegido? Agora basta eu ser fiel a Deus, fazer a minha parte e deixar tudo fluir. Eu creio que serei um baita de um vencedor para alegria do meu cora��o e da minha linda fam�lia. Am�m.nAbs. Dorian Bueno, POA, 01.06.2018
Francisco Berta Canibal 01/06/2018 07h30min
Henrique Whitter � um estudioso dos rios do nosso Estado, tanto quanto ao aspecto natural, como a viabilidade econ�mica. Tem publicado o projeto Ibicu�-Jacu�, seu trabalho devria ser mais valorizado pleo Povo e pelos Governos.