Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 29 de maio de 2018.
Dia Mundial da Energia. Dia do Estat�stico. Dia do Ge�grafo.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Not�cia da edi��o impressa de 28/05/2018. Alterada em 27/05 �s 19h14min

De Frente para o Gua�ba

Sobre a matéria Rio ou lago: o Guaíba é o quê? (De Frente para o Guaíba, Jornal do Comécio, 25/05/2018), não existe nada oficial/legal que determine que o Guaíba seja um lago. Esta citação consta somente no Atlas Ambiental de Porto Alegre, que na verdade é um material didático da Faurgs. Portanto, segue-se o topônimo determinado pelo IBGE mais a designação da Marinha do Brasil, como consta nos mapas (o Guaíba é um rio). (Eduíno de Mattos, representante da sociedade civil no Comitê do Guaíba, Porto Alegre)
De Frente para o Guaíba II
O Guaíba não é um rio e muito menos um lago. Para que fosse um lago, teria que ser completamente fechado. E nem é rio, se olhar o mapa, a Lagoa dos Patos é uma coisa só, ela se estreita nas duas pontas na região de Porto Alegre, com um estuário onde os rios deságuam. (Jorge Alberto Martinez Lopes, Rio Grande/RS)
Cais Mauá
Juscelino Kubitschek, aquele que os mineiros dizem ter sido o melhor presidente da República, acabou com as ferrovias e a navegação. Em compensação, criou Brasília, e, agora, estamos sofrendo as consequências. Os gaúchos, para não ficarem atrás, estão entregando o Cais Mauá para a especulação imobiliária, transformando-o num parque de diversões, ao invés de reativá-lo, para que volte a cumprir a sua real e importante finalidade, que é a de receber navios, para trazerem e levarem suas cargas. (Cláudio José Fonseca Ferreira, Porto Alegre)
IPTU
Basta de aumento de impostos (Prefeitura de Porto Alegre projeta mais R$ 200 milhões com novo IPTU, Jornal do Comércio, 25/05/2018)! É preciso cortar mordomias e saber utilizar os recursos com responsabilidade e eficiência. (Leonardo Pereira, Porto Alegre)
Combustíveis
Os combustíveis são caros no Brasil, mas muito em razão dos tributos que incidem sobre eles. Agora o governador de Minas Gerais (Fernando Pimentel, PT) aumentou o ICMS sobre o diesel e a gasolina. Que momento mais inoportuno! É uma desorganização administrativa em todo o Brasil. (Rogério Bernardes, Porto Alegre)
Combustíveis II
Dizem que só políticos são desonestos. Muitos são, conforme investigações estão provando. Mas, na quarta-feira à noite, vi centenas de motoristas de automóveis fazendo filas nos postos. Muitos desesperados, como se fossem colocar, pela última vez na vida, combustível em seus veículos. Aproveitando-se do desespero, tinha posto cobrando até R$ 9,00 pelo litro de gasolina. Aí só os políticos são ladrões? (Nair Fioravante, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Dorian R. Bueno 29/05/2018 08h30min
A VIT�RIA POR 2x1 DA RESERVA DE COMBUST�VEL DO TIME COLORADO!!!n� ensinamento da vida, quem economiza algum din din, alguma energia, sa�de, alimentos, e coloca em pr�tica as suas �ltimas gotinhas de f�, chegar� no seu destino feliz e ser� um aben�oado vitorioso. O time do Internacional entrou assim ontem em campo para correr demais e vencer por dois a um de virada, o metroso time do Corinthians. Lembro que estava escutando o jogo no radinho e logo que tomamos aquele gol rel�mpago, entrei l� no Blog Ludop�dio Colorado. Escrevi para os Amigos pessimistas que o Internacional viraria o jogo por 2x1. Tamb�m falei que um dos gols seria do Dami�o de Bike. Bah Tch� quase acertei. Ainda bem que os nossos reservas Nico Lopez e Rossi entraram h� temponno time, para n�o ficarmos empeados dentro do campo, por falta de garra e combust�vel. Time grande precisa ter mais do que onze jogadores sempre muito focados e motivados. E ontem devido as dificuldades dentro da partida, Deus iluminou o bagunceiro Odair para arrumar o time Colorado h� tempo de chegar naquela estupenda vit�ria aos 46 minutos. Sabemos que tudo poderia ser mais tranquilo para n�s.nN�o ser� todos os jogos que venceremos de virada. Mas, vencer os gamb�s do Corinthians de virada, � um porre de felicidades. O que vai acontecer no pr�ximo jogo contra o Vit�ria, nem quero imaginar neste momento. P�s no ch�o, porque a estrada ser� muito longa, e o Internacional precisa manter isto dentro do campo, viu. Abs. Dorian Bueno, Desempregado, POA, 29.05.2018