Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 29 de maio de 2018.
Dia Mundial da Energia. Dia do Estatístico. Dia do Geógrafo.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Roberto Brenol Andrade

Palavra do Leitor

Notícia da edição impressa de 28/05/2018. Alterada em 27/05 às 19h14min

De Frente para o Guaíba

Sobre a matéria Rio ou lago: o Guaíba é o quê? (De Frente para o Guaíba, Jornal do Comécio, 25/05/2018), não existe nada oficial/legal que determine que o Guaíba seja um lago. Esta citação consta somente no Atlas Ambiental de Porto Alegre, que na verdade é um material didático da Faurgs. Portanto, segue-se o topônimo determinado pelo IBGE mais a designação da Marinha do Brasil, como consta nos mapas (o Guaíba é um rio). (Eduíno de Mattos, representante da sociedade civil no Comitê do Guaíba, Porto Alegre)
De Frente para o Guaíba II
O Guaíba não é um rio e muito menos um lago. Para que fosse um lago, teria que ser completamente fechado. E nem é rio, se olhar o mapa, a Lagoa dos Patos é uma coisa só, ela se estreita nas duas pontas na região de Porto Alegre, com um estuário onde os rios deságuam. (Jorge Alberto Martinez Lopes, Rio Grande/RS)
Cais Mauá
Juscelino Kubitschek, aquele que os mineiros dizem ter sido o melhor presidente da República, acabou com as ferrovias e a navegação. Em compensação, criou Brasília, e, agora, estamos sofrendo as consequências. Os gaúchos, para não ficarem atrás, estão entregando o Cais Mauá para a especulação imobiliária, transformando-o num parque de diversões, ao invés de reativá-lo, para que volte a cumprir a sua real e importante finalidade, que é a de receber navios, para trazerem e levarem suas cargas. (Cláudio José Fonseca Ferreira, Porto Alegre)
IPTU
Basta de aumento de impostos (Prefeitura de Porto Alegre projeta mais R$ 200 milhões com novo IPTU, Jornal do Comércio, 25/05/2018)! É preciso cortar mordomias e saber utilizar os recursos com responsabilidade e eficiência. (Leonardo Pereira, Porto Alegre)
Combustíveis
Os combustíveis são caros no Brasil, mas muito em razão dos tributos que incidem sobre eles. Agora o governador de Minas Gerais (Fernando Pimentel, PT) aumentou o ICMS sobre o diesel e a gasolina. Que momento mais inoportuno! É uma desorganização administrativa em todo o Brasil. (Rogério Bernardes, Porto Alegre)
Combustíveis II
Dizem que só políticos são desonestos. Muitos são, conforme investigações estão provando. Mas, na quarta-feira à noite, vi centenas de motoristas de automóveis fazendo filas nos postos. Muitos desesperados, como se fossem colocar, pela última vez na vida, combustível em seus veículos. Aproveitando-se do desespero, tinha posto cobrando até R$ 9,00 pelo litro de gasolina. Aí só os políticos são ladrões? (Nair Fioravante, Porto Alegre)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Dorian R. Bueno 29/05/2018 08h30min
A VITÓRIA POR 2x1 DA RESERVA DE COMBUSTíVEL DO TIME COLORADO!!!nÉ ensinamento da vida, quem economiza algum din din, alguma energia, saúde, alimentos, e coloca em prática as suas últimas gotinhas de fé, chegará no seu destino feliz e será um abençoado vitorioso. O time do Internacional entrou assim ontem em campo para correr demais e vencer por dois a um de virada, o metroso time do Corinthians. Lembro que estava escutando o jogo no radinho e logo que tomamos aquele gol relâmpago, entrei lá no Blog Ludopédio Colorado. Escrevi para os Amigos pessimistas que o Internacional viraria o jogo por 2x1. Também falei que um dos gols seria do Damião de Bike. Bah Tchê quase acertei. Ainda bem que os nossos reservas Nico Lopez e Rossi entraram há temponno time, para não ficarmos empeados dentro do campo, por falta de garra e combustível. Time grande precisa ter mais do que onze jogadores sempre muito focados e motivados. E ontem devido as dificuldades dentro da partida, Deus iluminou o bagunceiro Odair para arrumar o time Colorado há tempo de chegar naquela estupenda vitória aos 46 minutos. Sabemos que tudo poderia ser mais tranquilo para nós.nNão será todos os jogos que venceremos de virada. Mas, vencer os gambás do Corinthians de virada, é um porre de felicidades. O que vai acontecer no próximo jogo contra o Vitória, nem quero imaginar neste momento. Pés no chão, porque a estrada será muito longa, e o Internacional precisa manter isto dentro do campo, viu. Abs. Dorian Bueno, Desempregado, POA, 29.05.2018