Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 29 de julho de 2018.

Jornal do Com�rcio

24/07/2018 - 16h04min.
Alterada em 29/07 �s 11h02min
COMENTAR | CORRIGIR

Futurista e imponente, edif�cio divide as opini�es dos chineses

Pr�dio da estatal chinesa de televis�o CCTV tem mais de 40 andares e formas futuristas

Pr�dio da estatal chinesa de televis�o CCTV tem mais de 40 andares e formas futuristas


THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Pequim
Desde que cheguei em Pequim avisto de longe, e admiro de perto, o imponente prédio que abriga a estatal chinesa de televisão CCTV. Com mais de 40 andares e formas futuristas que quebram os tradicionais longilíneos arranha-céus, a edificação, porém, não é uma unanimidade entre os moradores de Pequim. Muitos não gostam da construção, idealizada pelo holandês Rem Koolhaas e inaugurada no início da década, justamente por sua forma desajustada.
Perguntei a um amigo brasileiro que vive aqui há dois anos se eu poderia dizer que esse é um prédio icônico, um símbolo de Pequim. Me disse que não. O prédio, me explicou, não é admirado por todos os chineses. Muitos o acham demasiadamente feito e disforme para ser um símbolo de Pequim.
Por meio de outra pessoa, fiquei sabendo que a edificação tem o “carinhoso” apelido de “ceroula gigantes”, em alusão ao formato que remeteria a roupa íntima masculina, principalmente, que muito aquece pernas gaúchas nos dias mais frios. Perguntei a uma chinesa se a "polêmica" em torno do formato do prédio realmente existe. Sim, me disse ela, rindo, e "tem um apelido engraçado"...
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.