Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 04 de junho de 2017. Atualizado �s 21h29.

Jornal do Com�rcio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

cinema

Not�cia da edi��o impressa de 05/06/2017. Alterada em 02/06 �s 20h33min

Porto Alegre recebe a Mostra Sesc de Cinema

Central - O filme est� em mostra na Sala Reden��o

Central - O filme est� em mostra na Sala Reden��o


JOBA MIGLIORIN/DIVULGA��O/JC
De hoje até sexta-feira, Porto Alegre recebe a Mostra Sesc de Cinema - Etapa Estadual 2017. O projeto tem a finalidade de contribuir na difusão da produção cinematográfica brasileira e incentivar a linguagem audiovisual. Além disso, possibilita reconhecimento, visibilidade e janelas de exibição de obras que, muitas vezes, não são contempladas nos circuitos de exibição comercial.
A abertura da mostra ocorre hoje, às 20h, no Teatro Sesc Centro (Alberto Bins, 665), com a premiação dos destaques e as exibições de O caçador de árvores gigantes e Em 97 era assim. Já de 6 a 9 de junho, as exibições ocorrerão na Sala Redenção - Cinema Universitário (Paulo Gama, 110). As sessões têm entrada franca.
Integram a programação 19 filmes gaúchos, sendo dois longas e 17 curtas-metragens. A seleção é composta por filmes de animação, ficção e documentários, e entre as temáticas abordadas estão arte e seus processos; sistema carcerário; prostituição; trabalho doméstico; ditadura; memórias, entre outras.
Em 97 era assim, um dos longas na programação, tem direção de Zeca Brito. No enredo, quatro amigos iniciam um tempo de descobertas no ano de 1997. Eles vivem o auge da adolescência e seus hormônios começam a falar mais alto. Juntos, os amigos Renato, Moreira, Alemão e Pilha se deparam com as primeiras dúvidas e anseios da juventude.
Já O caçador de árvores gigantes foi dirigido por Anttonio Pereira. Com nove minutos, o curta mostra um menino que descobre uma arca enterrada no quintal de casa. O objeto esconde um segredo: há mais de 500 anos, homens vendiam as maiores árvores da Terra para os reis dos céus. Um dia tudo isso parou, e o que restou foi um mapa. O menino, então, com ajuda de seu amigo bicho-do-mato, vai à caça das árvores gigantes.
Outro destaque é Central, longa de Tatiana Sager e Renato Dornelles sobre o presídio gaúcho. O filme, que fez uma boa trajetória recentemente nas bilheterias, é mostrado em toda sua crueza. Policiais militares, familiares e, principalmente, presos falam sobre o cotidiano da cadeia, descrevendo graves problemas, como a superlotação. Imagens inéditas mostram o interior das galerias, onde os guardas não entram, e os próprios presidiários, organizados em facções, detêm o comando.
N. de Vanessa, curta dirigido por Maria Carmencita Job, é um documentário sobre a garota de programa "Nicole", de 19 anos. O filme tem uma narrativa poética e delicada, trazendo o sentimento feminino em primeiro plano. Detalha imageticamente as relações entre o público e o privado, através dos códigos reais desta escolha, e quebra com o esquema imaginado sobre o universo da prostituição como doloroso e passivo. Assim, termina ampliando a escolha da menina pela troca de prazeres, a partir da sua busca pessoal por mais liberdade como mulher.
Participaram da curadoria Marco Fialho (assessor em cinema do Sesc Nacional); Anderson Mueller (coordenador de audiovisual do Sesc-RS), Gustavo Spolidoro (cineasta) e Tânia Cardoso de Cardoso (coordenadora e curadora da Sala Redenção).
Além das exibições, serão realizados debates com realizadores sobre a produção, seu processo criativo e discussões que suscitam a obra cinematográfica. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-2129, no site www.sesc-rs.com.br/mostradecinema.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia