Diversos negócios surgiram na Capital com propostas e públicos diferentes

16 bares que abriram em 2022 em Porto Alegre


Diversos negócios surgiram na Capital com propostas e públicos diferentes

PUB É NOVIDADE NO PETRÓPOLIS
PUB É NOVIDADE NO PETRÓPOLIS
O Urban Bar abriu durante a pandemia, mas só começou a operar mesmo em 2022. Localizado na esquina da rua Jaime Teles com a avenida Nilópolis, os sócios acreditam que 2023 será um ano ainda melhor para os negócios. “Tivemos um ótimo retorno sobre a matéria, recebemos muitos elogios e comentários dos nossos clientes e também de leitores do GE. Ficamos muito felizes com o carinho de todos. Estamos com boas expectativas para o ano que vem, apesar de termos passado por um momento bastante conturbado nesses últimos tempos. Felizmente já percebemos uma melhora considerável no setor”, afirmam.
LUIZA PRADO/JC
 
MARCA DE CERVEJA ABRIU NOVA OPERAÇÃO NO 4º DISTRITO
Operando na Capital desde 2016, a Chosen Beer, marca de cerveja artesanal, inaugurou a sua terceira operação em novembro no Quarto Distrito, o Largo da Chosen. "Esse ano, o cenário já estava um pouco mais estável, a demanda ficou reprimida durante a pandemia então muita gente estava querendo sair, ir até os estabelecimentos, aproveitar o tempo perdido", enxerga Ricardo Cioba, sócio do negócio. "Tivemos um resultado positivo logo após sair a reportagem, aquele movimento mais imediato, o pessoal vem para conhecer, é um retorno sempre positivo", define.
ISABELLE RIEGER/JC
 
PUB COM KARAOKÊ NA ZONA SUL
Três amigos decidiram empreender e abriram juntos o El Escondite, espaço temático que passou pelo GeraçãoE em abril de 2022. O negócio está localizado na avenida Otto Niemeyer, nº 2.649, no bairro Tristeza, e oferece karaokê, stand-up e música ao vivo. "A matéria nos ajudou muito, ela foi publicada antes do pub abrir e o pessoal já estava comentando, foi parar em grupos do Facebook da região, foi muito importante para o público saber que estávamos aqui", afirma Clóvis Santos, um dos sócios do negócio.
ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
 
BOTECO FOCA NA TRADIÇÃO
O empreendedor Roberto Schroeder define o El Aguante como um lugar popular e democrático. O negócio, que busca retomar a cultura de botecos inspirados em espaços tradicionais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, abriu em Porto Alegre em junho de 2022, na esquina das ruas Miguel Tostes e Cabral. Roberto toca o bar junto com a esposa, Mariana Vasconcelos, e o espaço tem a proposta de ser um lugar acessível.
 Luiza Prado/JC
 
FOCO NO PÚBLICO LGBTQIA+
É na João Telles, próximo da esquina com a Osvaldo Aranha, que se localiza o Bibah, primeira browneria erótica do Brasil, de acordo com os empreendedores à frente do negócio. O destaque do cardápio, hoje, além dos drinks, são os brownies em formatos de partes íntimas. O espaço opera de segunda a quarta, das 11h às 23h, nas quintas, sextas e sábados das 11h às 0h30min e aos domingos das 13h às 21h e está também no iFood para delivery.
LUIZA PRADO/JC
 
NEGÓCIO CRIA DRINKS INSPIRADOS NAS FLORES
Lavanda, flores comestíveis, capim cidró e erva doce estão entre as especiarias que compõem os drinks da Flori Drinks e Plantas, inaugurada neste ano no Mercado Paralelo, food hall do DC Shopping, no Quarto Distrito de Porto Alegre. Unindo floricultura e drinks, o espaço é a segunda unidade do negócio comandado por Jade Primavera e Drew Roza. A primeira foi inaugurada em 2019 no bairro Bom Fim e segue operando apenas como floricultura.
LUIZA PRADO/JC
 
BAR ESPECIALIZADO EM DRINKS NO RIO BRANCO
Os sócios André Colombo, Daniela Martins Cafruni e João Henrique Silva Martins abriram em março, no bairro Rio Branco, o Fenix, bar especializado em drinks que possui uma pista de dança. O negócio fica na Cabral, nº 295 e a ideia da criação surgiu durante a pandemia. “Os impactos da matéria foram super positivos, nosso público é o público que está alinhado com o GeraçãoE, então acaba criando uma certa confiança, muitas pessoas chegam falando que nos conheceram pelo caderno. O fato também do jornal fazer a reportagem sobre o bairro Rio Branco também ajudou, principalmente com os vizinhos, que entenderam a proposta do bar”, comenta João, que acredita que o negócio deu certo por ter a calçada colaborativa com os negócios vizinhos.
Andressa Pufal/JC
 
BAR COM FOCO EM CERVEJAS ARTESANAIS
Transformando a antiga locadora da família em um bar, Regiane Gomes e o marido, Guilherme Santoro, abriram, em março de 2022, a Vila Cervejeira, localizada na avenida São Pedro, nº 975, no Quarto Distrito. “Estamos vendo a evolução do negócio e a matéria do GeraçãoE está muito ligada nisso, muitas pessoas chegam no bar falando que conheceram por causa da reportagem. Poder ver meu negócio em um jornal tão tradicional me fez ganhar um gás para conseguir seguir em frente, tanto que meu pai colocou até em porta retrato”, explica Regiane. O bar oferece um cardápio de cervejas artesanais gaúchas e alguns petiscos.
LUIZA PRADO/JC
 
JOVEM EMPREENDEDORA ABRE BAR NO RIO BRANCO
Idealizado durante a pandemia pela Luiza Carinci, empreendedora de 20 anos, o Uli Bier abriu as portas em maio de 2022 na rua Cabral, nº 291. Sendo o primeiro empreendimento da jovem, o negócio mistura o ambiente de bar com a arte, tendo no segundo andar da casa, um ateliê com obras de artes e roupas a venda para o público geral. Luiza afirma que participar de feiras e trazer o trabalho de artistas locais para a decoração do empreendimento sempre foi um dos principais desejos na hora de montar o negócio.
LUIZA PRADO/JC
 
PUB TEMÁTICO DE ROCK AND ROLL
O Sixteen Station é um pub temático rock and roll que inaugurou em junho de 2022 na avenida Benjamin Constant, n°747, no bairro São João. Gabriella Crivelli Fraga e Joni são os sócios que comandam o estabelecimento. Sobre a matéria do GeraçãoE, Joni diz que "A divulgação da matéria no Jornal do Comércio foi essencial para casa. Devido à grande penetração pública do veículo. Nos ajudou muito a atingir outros públicos que não conhecia a banda ou casa, mas criou expectativas para virem conhecer o pub”. O plano para 2023 é abrir a casa para outras manifestações artísticas, mas sem perder a essência do rock.
 Arion Engers Moreira/Divulgação/JC
 
CERVEJAS DAS GURIAS NO RIO BRANCO
Fernanda Nascimento e Michelle Ferraz, empreendedoras à frente da cervejaria Macuco, inauguraram o segundo espaço da marca no bairro Rio Branco. Contando com uma área interna e externa maior que o lugar de origem, cozinha integrada e cartela de vinhos, as empresárias garantem uma experiência completa, sem perder as particularidades da cervejaria. "Em 2019, já era um objetivo abrir uma nova loja, escolhemos o Rio Branco porque já temos um público que é daqui. Demoramos oito meses para escolher o lugar e acreditamos que ainda tem espaço para bastante coisa", aponta Michelle.
LUIZA PRADO/JC
 
BAR INSPIRADO EM MODA NA PADRE CHAGAS
O Rolo 339 abriu no primeiro semestre deste ano e tem foco na experiência gastronômica e artística dos clientes. Localizado no bairro Moinhos de Vento, o restobar oferece a Noite das Divas, que é um dia específico para várias personalidades famosas, como Madonna e Marilyn Monroe, e conta com um cardápio de gastronomia internacional.
ANDRESSA PUFAL/JC
 
MODERNIDADE NA CIDADE BAIXA
Funcionando na esquina da rua José do Patrocínio, n° 588, com a rua Luiz Afonso, o Hype CB, bar e conveniência, com suas muitas artes em grafite e luzes neon, nasceu da vontade do empreendedor John Gonçalves, 30, de modernizar. “O próprio nome já nos desafia a se renovar, então para continuar no hype, queremos sempre trazer coisas novas e surpreender”, garante.
ISABELLE RIEGER/JC
 
PUB PARA VOCÊ VIAJAR SEM SAIR DO LUGAR
Poltronas, janelas e molde de um planador compõem o espaço do AOG Pub, espaço temático de aviação de 400m² no Quarto Distrito idealizado pelo piloto ainda na ativa, Diego Araújo. Com talheres da antiga companhia brasileira, asa de um avião acrobático russo, manuais antigos, réplica de uma torre de controle (de onde os músicos tocam aos sábados), e um balcão todo composto pelas janelinhas das aeronaves.
LUIZA PRADO/JC
 
BAR REABRE APÓS 12 ANOS NO BOM FIM
O Lilliput, um dos bares mais famosos da Capital, atravessou gerações, e acabou tendo que fechar as portas em 2010. O negócio, que ficou conhecido pelo chope gelado servido em copos compridos de 300 ml, reabriu em março deste ano no bairro Bom Fim. No cardápio, novidades como polvo e cogumelos recheados, mas mantendo os sabores tradicionais, como o sanduíche aberto e o sanduíche city, os mais pedidos na década de 1990.
Lilliput/Divulgação/JC

Veja o rolê gastronômico do GE por Porto Alegre