Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Minuto Varejo

Alguns dos nossos patrocinadores

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Publicada em 11 de Novembro de 2025 às 15:19

Zaffari assina contrato com shopping para abrir supermercado onde foi Nacional

Zaffari vai ocupar supermercado, que terá área maior que o antigo inquilino Nacional

Zaffari vai ocupar supermercado, que terá área maior que o antigo inquilino Nacional

ROSANGELA MELETTI/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Patrícia Comunello
O Grupo Zaffari confirmou a assinatura do contrato para assumir o mega espaço que foi do Nacional, fechado pelo Carrefour no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. O negócio foi celebrado entre a maior rede supermercadista do Rio Grande do Sul, e o Grupo Iguatemi, dono do complexo.
O Grupo Zaffari confirmou a assinatura do contrato para assumir o mega espaço que foi do Nacional, fechado pelo Carrefour no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. O negócio foi celebrado entre a maior rede supermercadista do Rio Grande do Sul, e o Grupo Iguatemi, dono do complexo.
A coluna Minuto Varejo havia noticiado, em outubro, que a bandeira seria a sucessora na área que teve filial do antigo supermercado até o começo de agosto. Para abrir espaço para uma megaloja da supermercadista, o shopping transferiu operações menores de lojas e serviços. Só falta fechar a relojoaria Da Hora, que também vai migrar para o lado oposto do shopping, onde estão as outras marcas que ficavam na área do ex-Nacional.
O Zaffari está em mais dois shoppings com suas lojas de autosserviço: ParkShopping Canoas (grupo Multiplan) e no Morumbi Town (São Paulo). As demais são de rua ou estão dentro de complexos da operação de shopping do grupo, a rede Bourbon. Em nota, o Praia de Belas diz que a nova ocupante abrirá em 2026.
O Zaffari entrar no lugar de unidades do Carrefour não é algo inusitado. Em São Paulo, a bandeira gaúcha vai abrir hipermercado onde foi loja da companhia francesa, no Shopping Center Norte.
O primeiro alerta foi informação de lojistas que ficam perto do futuro supermercado do grupo gaúcho, que foram notificados de saída e impactos da nova e futura integrante do mix. Mas para ter a checagem completa, o Minuto Varejo obteve informação com fontes próximas aos empreendimentos.
"A novidade reforça o compromisso em oferecer um portfólio cada vez mais qualificado, com opções que dialogam diretamente com o estilo de vida e as expectativas dos nossos clientes”, comenta André Moreno, vice-presidente comercial da Iguatemi, em nota. 
Da Hora vai se mudar para outro ponto do shopping e terá espaço três vezes maior que o atual | PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Da Hora vai se mudar para outro ponto do shopping e terá espaço três vezes maior que o atual PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Um deles é a Centauro, loja esportiva, no acesso ao futuro ponto do Zaffari. Segundo funcionários da rede, a loja terá de mudar a vitrine que fica na lateral, voltada ao futuro supermercado. Já a Da Hora também se mudará, porque o supermercado vai avançar até a esquina onde fica hoje. O pequeno negócio, por outro lado, terá espaço três vezes maior no futuro local e vai ampliar serviços.
O shopping da Capital vive uma fase efervescente de futuras novas operações de peso. Além do Zaffari, o complexo terá em 2026 filial da varejista de moda sueca H&M, que entrou no Brasil em agosto passado. O IguatemiPOA terá outra unidade da rede de moda
Outro ponto que foi Nacional teve definição recente: a filial da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto será um atacarejo da bandeira Macromix, do grupo Unidasul, terceiro maior do setor no Estado.
Na Capital, faltam ser locados os pontos que ficavam na avenida Teresópolis e nas ruas José de Alencar e Romaguera Corrêa, na Zona Norte, último a fechar. No interior e Litoral, há ainda imóveis sem novos ocupantes. 
Pelo menos 22 lojas já têm novos donos dos pontos. O grupo Nicolini, que assumiu 11 unidades, segue fazendo as transformações de lojas. Santa Maria deve reabrir até novembro. Outras redes assumiram uma loja: Viezzer (São Leopoldo), Kern (Novo Hamburgo), Gauchão (Porto Alegre, no bairro Santana), SuperBom (Osório), Curitibanos (Cachoeirinha), Índio (Guaíba), Mombach (Montenegro), Madi (Gravataí), Popular (Santo Antonio da Patrulha), Macromix/Unidasul (Porto Alegre) e Zaffari (Porto Alegre).  
A loja que fica na rua Gomes de Freitas, quase avenida Assis Brasil já tem sucessor, mas a rede aguarda assinatura do contrato de locação para anunciar a instalação. Eram 39 lojas da bandeira no Estado. Pelo menos três foram transformadas em Carrefour.  

 

Notícias relacionadas