Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 30 de agosto de 2019.
Dia da Conscientiza��o sobre a Esclerose M�ltipla.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 30/08/2019.
Alterada em 30/08 �s 03h00min
COMENTAR | CORRIGIR

Estado�ganha coordenadoria para combater crimes rurais

Governo estadual e lideran�as do agroneg�cio ga�cho ir�o fazer a��o integrada para buscar reduzir o abigeato

Governo estadual e lideran�as do agroneg�cio ga�cho ir�o fazer a��o integrada para buscar reduzir o abigeato


/CAROLINA JARDINE/DIVULGA��O/JC

O Rio Grande do Sul ter� uma coordenadoria especializada para gerir e ampliar a efici�ncia do combate e das investiga��es dos crimes no campo. O an�ncio foi feito nesta quinta-feira (29) pela c�pula de seguran�a p�blica do governo do Estado e lideran�as do agroneg�cio em uma a��o concatenada que tem apoio da Federa��o Brasileira das Associa��es de Criadores de Animais de Ra�a (Febrac), Federa��o da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Federa��o dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag).

O abigeato � um crime frequente no Estado, com ocorr�ncias pr�ximas a 6 mil por ano. Estimativas indicam que apenas 19 munic�pios concentram 50% dos casos de abigeato registrados no Rio Grande do Sul. O �pice do problema foi registrado em 2016, quando mais de 9 mil casos foram reportados. Na �poca, foi criada for�a-tarefa para conter a a��o das quadrilhas que atuavam em roubo de gado e de bens, e o n�mero de ocorr�ncia, desde ent�o, vem caindo cerca de 30% ao ano. Foram mais de 40 quadrilhas desarticuladas desde ent�o.

"N�o temos ideia,ainda, dos preju�zos causados por esse tipo de crime no campo. Alguns s�o incalcul�veis. Como dimensionar a perda de um outro grande campe�o, por abigeato, como j� ocorreu? Mas, futuramente, pretendemos fazer um levantamento para dimensionar melhor os danos", salientou o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia.

A�chefe da Pol�cia Civil do Estado, delegada Nadine Anflor, apresentou o projeto que, segundo ela, trar� mais agilidade nas investiga��es, especialmente do abigeato. "Essa coordenadoria atuar� como for�a-tarefa integrada com as patrulhas de Brigada Militar para apurar, identificar a autoria dos crimes e combater as organiza��es criminosas", frisou.�"Queremos levar a seguran�a p�blica da cidade ao campo e do campo � cidade, ou seja, nenhuma �rea do Estado pode ficar a descoberto", pontuou o vice-governador e secret�rio de Seguran�a, Ranolfo Vieira J�nior.

O projeto contar� com a coordena��o do delegado Andr� de Matos Mendes, da Delegacia de Pol�cia Especializada na Repress�o aos Crimes Rurais (Decrab) de Bag�. O objetivo, explica ele, � replicar o formato de trabalho adotado na sua unidade para as demais e evitar a a��o do crime organizado por meio de m�o de obra especializada. Com isso, as Decrabs do RS passar�o a trabalhar de forma integrada e com atua��o em diversas regi�es do Estado, e n�o apenas em �mbito regional. Atualmente, h� tr�s delegacias especializadas em crimes rurais em a��o (Bag�, Santiago e Cruz Alta) e, em 16 de setembro, ser� inaugurada a quarta em Camaqu�. At� o fim do pr�ximo m�s, tamb�m deve ser inaugurado um cart�rio para registro especializado em abigeato em Montenegro.

O servi�o integrado atende a pedido dos criadores de animais, representados pela Febrac, Farsul e Fetag, que compilam registros constantes de animais carneados ou roubados, alguns deles at� premiados na Expointer. "O Rio Grande do Sul � o ber�o da gen�tica e, portanto, esse � um patrim�nio que temos que cuidar. Essa parceria, tenho certeza, est� rendendo frutos e render� ainda mais. N�o acredito em obras individuais. As obras devem ser coletivas. Esse momento � simb�lico,", salientou o presidente da Febrac.


COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia