Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro Rápido

Edição impressa de 08/02/2019. Alterada em 07/02 às 21h53min

Produção racionalizada

A Marcopolo iniciou as operações do seu novo centro de fabricação de componentes e subconjuntos metálicos. Fruto de investimento total de cerca de R$ 70 milhões, dos quais R$ 30 milhões já aplicados, a planta é a mais moderna e avançada da companhia. Destinado à unificação da montagem de componentes e subconjuntos metálicos que compõem as carrocerias dos ônibus, que antes eram executadas em locais diferentes, o empreendimento permitirá racionalização de recursos, fluxo contínuo de produção e logística, além de gestão visual de todo o processo produtivo.
Balanço de janeiro
A Fenabrave/Sincodiv-RS contabilizou o desempenho do setor automotivo gaúcho no primeiro mês do ano. As vendas de todos os segmentos somaram 16.121 unidades, 11,59% acima de janeiro de 2018. Entretanto, relativo a dezembro passado, houve retração de 12,68%.
McLaren em Porto Alegre
Parceira tecnológica da McLaren de Fórmula 1, a Petrobras exibe em Porto Alegre, até o dia 16 de fevereiro, o MCL33, modelo usado pela equipe inglesa na temporada 2018. A exposição ocorre no Shopping Bourbon Wallig.
Ausência importante
A BMW Motorrad Brasil decidiu não participar do Salão Duas Rodas 2019, em São Paulo (SP). A marca pretende focar em atividades específicas de experiência dos produtos para atuais e potenciais clientes, incluindo test-rides.
Visitas às concessionárias
Utilizando algoritmos de aprendizagem de máquina baseados em comportamento no mundo físico para inferir o gênero dos donos dos smartphones de sua base de dados de 60 milhões de usuários no Brasil, a In Loco Location Intelligence fez um estudo sobre o público das concessionárias de automóveis. Suas descobertas: a Hyundai foi a marca que mais recebeu visitantes por loja em 2018, seguida da Toyota e da Honda. O cenário muda quando o tópico é o volume total de visitas. As três montadoras que mais receberam visitantes em 2018 foram a General Motors (Chevrolet), Fiat e Volkswagen. O cálculo leva em conta o número de pontos de venda e relaciona com a média de visitantes únicos por loja de cada uma das 11 marcas analisadas.
Realidade virtual
A Ford é a primeira montadora a usar o "Gravity Sketch", nova ferramenta de realidade virtual 3D que permite projetar carros por meio de gestos, com rastreadores de movimento e óculos especiais, sem precisar passar pela fase de esboço em caneta e papel. Além de revolucionar o trabalho dos estúdios de design, a novidade reduz drasticamente o tempo de desenvolvimento dos veículos. O design tradicional de automóveis começa com um esboço 2D, que é digitalizado para produzir uma imagem de alta qualidade. Depois, ele é transformado em modelo 3D por um software (CAD). Esse modelo então é transferido a um ambiente de realidade virtual para análise da viabilidade. Como isso pode levar semanas, os designers selecionam com muito cuidado os projetos que chegam ao estágio de modelagem 3D. Com o Gravity Sketch, todo esse processo acontece em questão de horas, usando desde o início um modelo 3D que permite pular o estágio 2D. Os projetistas podem criar o veículo em torno do motorista, girando e visualizando o design 3D em qualquer ângulo e tamanho, e "entrar" no esboço para ajustar seus detalhes internos. A introdução da tecnologia em todos os estúdios globais de design da Ford agilizará o fluxo de trabalho e também permitirá mais oportunidades de colaboração em tempo real entre os times.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia