Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 30 de julho de 2018.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 30/07/2018.
Alterada em 30/07 �s 19h48min
COMENTAR | CORRIGIR

Arbitragem na 'nova rota da seda' ganha refor�o de profissional ga�cho

Guilherme Rizzo Amaral foi nomeado embaixador de comiss�o junto a ICC

Guilherme Rizzo Amaral foi nomeado embaixador de comiss�o junto a ICC


SOUTO CORREA ADVOGADOS/DIVULGA��O/JC
Lançado em 2013 pelo governo de Xi Jinping, o Belt and Road (novo cinturão econômico e nova edição da milenar Rota da Seda) acelerou, nos últimos cinco anos, a presença chinesa na África, especialmente, e avança em direção à Europa. Basicamente, é um conjunto de grandes obras de infraestrutura espalhadas por cerca de 70 países com construções e financiamentos chinês. E, pela abrangência mundial, tende a criar conflitos jurídicos. É neste âmbito que o Belt and Road ganhou, recentemente, a participação de um gaúcho na divulgação de uma área específica de acompanhamento dos casos junto à Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (ICC).
Sócio-fundador do escritório de advocacia Souto Correa, Guilherme Rizzo Amaral foi nomeado um dos embaixadores da comissão instituída pela câmara para acompanhar o programa chinês. Criada em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de representar o setor de negócios privados em todo o mundo, a câmara tenta apaziguar conflitos comerciais internacionais. "É uma entidade privada, mas reconhecida como fundamental pela Assembleia das Nações Unidas. A Corte Internacional de Arbitragem da ICC é a maior e mais importante do mundo, preferida em todos os continentes, inclusive na Ásia", explica o advogado.
Apesar de o Brasil ainda não fazer parte do Belt and Road, Amaral avalia que isso poderá ocorrer em breve. Ele destaca que, em recente evento da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), o governo chinês convidou o Brasil e outros países sul-americanos para se juntar formalmente ao programa. Sobre os conflitos gerados, Amaral - agora embaixador da Câmara Internacional de Arbitragem - cita problemas especialmente na Europa. "Recentemente, 27 dos 28 embaixadores da Comunidade Europeia 'condenaram' a iniciativa Belt and Road, alegando que ela somente traria vantagens para a China", exemplifica o advogado.
O programa é relevante e tem impacto significativo na economia mundial, especialmente no momento em que os Estados Unidos se fecha cada vez mais para o mundo. O Brasil, apesar de já ter sido convidado oficialmente a integrar o projeto, ainda não tem previsão de adesão, de acordo com a assessoria de comunicação da embaixada em Pequim. A proposta chinesa para que o Brasil faça parte do Belt and Road está sendo estudada pelo País com "cautela" e avaliando os benefícios mútuos, segundo a embaixada.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.