Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.
Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Porto Alegre, domingo, 02 de julho de 2017. Atualizado às 22h05.
Jornal do Comércio
Porto Alegre, domingo, 02 de julho de 2017. Atualizado às 22h05.
Notícia da edição impressa de 03/07/2017.
Alterada em 30/06 às 17h01min
Ilhota em debate
A exposição e seminário Território Ilhota foca na história da antiga Ilhota, região do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O ciclo de atividades acontece de amanhã a 29 de julho no Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1.223), com entrada franca.
O local em Porto Alegre, nos anos 1970, sob um processo de gentrificação, foi dissolvido, e seus moradores, removidos, formando o bairro Restinga. Muitas famílias resistiram ao desalojamento e retornaram ao seu local de origem, constituindo vilas, algumas delas sendo atualmente reconhecidas com quilombos urbanos.
A exposição mostra a vida cotidiana e faz um histórico de lutas pela preservação da moradia e da organização comunitária dos descendentes. O seminário, por sua vez, pretende resgatar junto à comunidade porto-alegrense esta história. A coordenação-geral é do Grupo Cidadania e Arte (Ufrgs) e do Ponto de Cultura Território Ilhota.