Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 05 de junho de 2017. Atualizado às 22h41.

Jornal do Comércio

Panorama

COMENTAR | CORRIGIR

CINEMA

Notícia da edição impressa de 06/06/2017. Alterada em 05/06 às 18h14min

Vem aí a edição 2017 do Festival Varilux de Cinema Francês

Perdidos em Paris é uma das atrações do Festival Varilux, que começa quinta-feira

Perdidos em Paris é uma das atrações do Festival Varilux, que começa quinta-feira


FESTIVAL VARILUX/DIVULGAÇÃO/JC
Duas semanas de francofonia na programação audiovisual de Porto Alegre: começa amanhã a edição 2017 do Festival Varilux de Cinema Francês. Até 21 de junho, o Espaço Itaú de Cinema, o Guion Center e o Cinemark BarraShoppingSul promovem exibições de 19 longas-metragens produzidos no país - em programação que ocorre simultaneamente em cerca de 50 cidades brasileiras.
Com exceção do clássico Duas garotas românticas (1967), todos títulos são inéditos. Entre eles constam trabalhos recentes de nomes conhecidos pelo público, como Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet e Omar Sy.
Emmanuelle Riva, falecida no começo do ano, pode ser vista em um de seus últimos papéis. A atriz de Hiroshima, meu amor (1959) e Amor (2012) é atração em Perdidos em Paris - em que atua ao lado dos dois diretores do filme, Fiona Gordon e Dominique Abel. Na comédia, uma bibliotecária de uma pequena cidade no Canadá recebe uma carta de sua tia, uma senhora que vive sozinha na capital francesa. Ao chegar na Europa, ela descobre que a parente desapareceu - e ganha a companhia de um sem-teto na tentativa de encontrá-la.
Outra produção do mesmo gênero é Rock'n'roll - por trás da fama, na qual Guillaume Caunet e Marion Cotillard interpretam a si próprios. Quando o primeiro escuta que ele não é (nem nunca foi) "rock", decide que é hora de mudar tudo. Já a atriz pode ser vista também em outra narrativa: o drama Um instante de amor, em que a protagonista, presa em um casamento infeliz, conhece outro homem. A obra esteve na principal seleção do Festival de Cannes do ano passado.
A lista de dramas também inclui Rodin, outro longa-metragem que esteve no festival francês - mas em 2017, com exibição há poucas semanas. O filme de Jacques Doillon é dedicado à figura do escultor francês Auguste Rodin, em um momento delicado de sua trajetória. Em 1880, aos 40 anos de idade, ele recebe sua primeira encomenda do Estado. Enquanto trabalha ao lado da esposa, o artista se apaixona por sua aprendiz mais talentosa.
Frantz, novo filme do cineasta François Ozon (Potiche - esposa troféu), também é um exemplo que participou de seleções oficiais: a obra esteve nos festivais de Sundance, Veneza e Toronto. A película se passa na Alemanha, após a Primeira Guerra. Uma mulher vai deixar flores no túmulo do noivo, morto em combate, quando um jovem francês aparece com a mesma intenção.
Ao longo da programação, Porto Alegre também contará com a presença do diretor Olivier Peyon - cujo trabalho O filho uruguaio envolve uma mãe em busca do filho sequestrado pelo ex-marido. O realizador participa de uma masterclass com estudantes da Unisinos (dia 14) e de sessões comentadas no Guion Center (na mesma data) e Espaço Itaú de Cinema (dia 15).
Além das sessões comerciais, a edição de 2017 do Varilux também conta com apresentações gratuitas na capital gaúcha. As exibições acontecem na Sala Redenção - mas só de 12 a 20 de junho. Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria são as outras cidades do Estado que recebem o festival. A programação completa, com todos os locais, exibições educativas, horários e sinopses dos filmes, pode ser acessada pelo site variluxcinefrances.com/2017.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia