No dia 5 de fevereiro,
a Câmara promulgou o projeto de lei que prevê o "escola sem partido" em Porto Alegre (Jornal do Comércio, edição de 06/02/2025). Contudo, a pedido da Defensoria Pública e do Simpa, uma liminar da Justiça
acabou suspendendo os efeitos da lei (JC, 12/02/2025). Se houvesse doutrinação nas escolas, como alegam, não teríamos uma direita tão forte aqui no sul. Essa lei só vai gerar mais discussão inútil e estresse para professores, que terão que pisar em ovos. Isso porque qualquer coisa pode ser mal interpretada por qualquer um dos lados. (Luciano Barbosa)
Escola sem partido II
O projeto é muito bom para mudar a cartilha marxista e ocupar o tempo com coisas edificantes, como educação financeira e ambiental e noções de trânsito. (Josiane Claros)
Serviço 156
O serviço 156 da Prefeitura de Porto Alegre é ágil e eficiente para atender os cidadãos porto-alegrenses? Desde dezembro do ano passado venho solicitando à Unidade de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) uma solução para a poluição ambiental causada por um estabelecimento comercial localizado na avenida Lageado, mas, até agora, a despeito do prazo final para a obtenção da resposta ter expirado, nada. Enfim, o referido serviço parece ser para "inglês ver". (Fernando Ferrari Filho, Porto Alegre).
Patrimônio
O casarão localizado na rua Mostardeiro, 189, está à venda por R$ 10,9 milhões. A edificação, entre as ruas Miguel Tostes e Mariante, no bairro Moinhos de Vento, consta na lista de Bens Tombados e Inventariados de Porto Alegre (JC, 04/02/2025). Espero que quem comprar a valorize e deixe-a tão linda quanto é. (Carla Chaves)
Patrimônio II
E assim (vendendo) o passado vai sendo jogado no lixo. (João Luiz Beck)
Incêndio
O conjunto residencial de contêineres que pegou fogo em 1° de fevereiro, no bairro Partenon, na Zona Leste de Porto Alegre, não tinha Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), segundo confirmou o Corpo de Bombeiros (Site do JC, 02/02/2025). Entrei em um residencial nesse mesmo modelo e fiquei angustiada. Não sei como é permitido esse tipo de construção. (Lara Petry)
Incêndio II
Essas moradias são desumanas. (Ângela Menegat)