Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
A coluna foca novidades sobre operações, tendência e desempenho do consumo e traz olhar de quem empreende no varejo do Rio Grande do Sul, com conteúdo multimídia.
Publicada em 10 de Setembro de 2025 às 20:04
Pronta para abrir, Livraria da Travessa quer conquistar Porto Alegre
Vitrine com visão da rua e iluminação é uma das novidades do projeto
LETÍCIA NASCIMENTO/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
A Livraria da Travessa está pronta para abrir nesta sexta-feira (12) no Iguatemi Porto Alegre. Vai ser a primeira do Sul do Brasil, a 15ª da rede, que tem uma unidade também em Lisboa, em Portugal. A loja, que levou quatro meses de obras, tem 45 mil títulos à venda, além de produtos como souvenires da marca.
A Livraria da Travessa está pronta para abrir nesta sexta-feira (12) no Iguatemi Porto Alegre. Vai ser a primeira do Sul do Brasil, a 15ª da rede, que tem uma unidade também em Lisboa, em Portugal. A loja, que levou quatro meses de obras, tem 45 mil títulos à venda, além de produtos como souvenires da marca.
O espaço tem características que são marca registrada da Travessa, trazidas de diversas lojas da marca. Mas tem um atrativo conquistado já na finalização da obra pela equipe da arquiteta Bel Lobo, que concebe os espaços desde os anos de 1980.
"Vimos que a Zara (ao lado) tinha uma vitrine para trás e pedimos para abrir também para trazer luz natural. Ela te conecta com o planeta, com a vida", conta Bel, que não esconde a alegria da conquista.
Outras características da loja incluem uma passarela para circular em meio às prateleiras de livros. "Quando a gente faz uma Travessa, buscamos uma ambiência, um lugar para as pessoas se sentirem à vontade", descreve Bel.
"Espero que tenham a livraria como parte da cidade", aposta Bel, autora do design da livraria
BEL LOBO/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
O teto vermelho está presente e faz a fama da rede. Poltronas em meio às prateleiras são outra sacada definida entre a arquiteta e Rui Campos, livreiro fundador da Travessa. "Todo mundo pega o livro, senta, lê e depois vai embora. Ninguém se importa com isso. Não é uma coisa de comércio só", explica ela, à coluna Minuto Varejo.
"Espero que as pessoas se sintam acolhidas e que tenham vontade de voltar, que se sintam em casa e estimuladas a ver os livros e a se relacionar com os livros. Espero que tenham a livraria como parte da cidade", aposta Bel.
Bel é responsável pelo conceito de outras marcas conhecidas do varejo, como Farm Rio e a mais recente Farm ETC, de acessórios e calçados, que terá no futuro Bourbon Carlos Gomes, do Grupo Zaffari.
JCAST MINUTO VAREJO: Assista ao bate-papo com o fundador da Livraria da Travessa
A livraria integra uma sequência de novidades no shopping center, avisa a gerente-geral, Nailê Santos. No fim deste mês, abre o Gardens, no terceiro piso, focado em gastronomia e eventos, e, em outubro, a Zara inaugura a expansão de 50% da área original.