Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora
Minuto Varejo

Alguns dos nossos patrocinadores

Patrícia Comunello

Patrícia Comunello

Publicada em 03 de Junho de 2025 às 10:20

Cade aprova compra de 11 lojas do Nacional (ex-Carrefour) pelo Nicolini

Uma das lojas está na região central de Bagé, que é sede da varejista

Uma das lojas está na região central de Bagé, que é sede da varejista

JÉSSICA PACHECO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Patrícia Comunello
O maior pacote de compra de lojas da bandeira Nacional, ex-Carrefour, até agora teve aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que o novo dono assuma as operações. O grupo Nicolini, com sede em Bagé e 10ª maior rede do Rio Grande do Sul, teve a oficialização do Cade nessa segunda-feira (2), informou o grupo à coluna Minuto Varejo.    
O maior pacote de compra de lojas da bandeira Nacional, ex-Carrefour, até agora teve aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que o novo dono assuma as operações. O grupo Nicolini, com sede em Bagé e 10ª maior rede do Rio Grande do Sul, teve a oficialização do Cade nessa segunda-feira (2), informou o grupo à coluna Minuto Varejo.    
O parecer com "aprovação sem restrições" foi publicado no Diário Oficial de União (DOU). As lojas ficam em 10 cidades: Alegrete, Bagé, Camaquã, Dom Pedrito, Pelotas (duas lojas), Rosário do Sul, Santa Cruz, Santa Maria, Santa Rosa e São Borja.
Segundo o grupo da Campanha, conselheiros do Tribunal do Cade tem 15 dias para eventual questionamento. Depois, a decisão é formalizada, para que a rede possa dar andamento ao negócio.
"A implantação da operação pelo Grupo Nicolini ainda dependerá da conclusão das negociações da locações, que ainda estão em andamento", explica, em nota o grupo supermercadista. A marca não divulgou os valores do negócio. Pelo ranking da Agas, o Nicolini faturou R$ 805,8 milhões em 2024
Quando anunciou o acerto da negociação, em dezembro do ano passado, a rede informou que manteria os empregos e deve ampliar o quadro.
O Carrefour colocou como uma das condições para a venda a manutenção dos empregados. O detalhe afastou grupos maiores que chegaram a analisar a compra de pontos, como Comercial Zaffari e Asun. O receio é de um passivo trabalhista futuro, disseram dirigentes das varejistas à coluna
O Nicolini tem 45 anos de operação. Hoje tem 17 lojas (13 supermercados de vizinhança e quatro atacarejos) em oito municípios e mais de 2 mil funcionários. A projeção é até o fim do ano ter todas as novas unidades transformadas no layout e conceito da rede. 
Supermercados Kern fez reforma do Nacional de Novo Hamburgo e reabriu com a bandeira | SUPERMERCADOS KERN/DIVULGAÇÃO/JC
Supermercados Kern fez reforma do Nacional de Novo Hamburgo e reabriu com a bandeira SUPERMERCADOS KERN/DIVULGAÇÃO/JC
Das 47 unidades do Nacional, sendo oito no Paraná, foram oficialmente vendidas até agora as 11 para o Nicolini, oito para o grupo paranaense Muffato, uma para o Viezzer, de Canoas, situada em São Leopoldo, e outra para o Supermercados Kern, com sede em Ivoti. Viezzer e Kern já fizeram a migração da bandeira para suas operações
Outras oito lojas acabaram sendo fechadas pelo Carrefour no começo de maio (Capital, na rua Gomes de Freitas, na Zona Norte, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Santo Antônio da Patrulha, São Gabriel, Sapucaia do Sul e Viamão). Fecosul assinou acordo com o Carrefour, prevendo indenização para demitidos da bandeira
Faltam ainda ter definição 18 filiais, em diferentes cidades. Grupos como o catarinense Bistek, por exemplo, conversa com a varejista francesa sobre a compra. Valor de locação dos pontos e a questão trabalhista são gargalos. Também há mais negociações com redes locais.  
Em Bagé, a rede Nicolini tem como principal concorrente o grupo Peruzzo, com quase 30 lojas em diversas cidades e que vem expandindo, mas não entrou na briga pelas unidades do Nacional.
O negócio com o Carrefour mostrou o fôlego do Nicolini. Em 2024, a rede reinaugurou três lojas e abriu mais um atacarejo Atacadaço, em São Gabriel.
Entre atacarejo, reforma de lojas e novo centro de distribuição (CD), que fica pronto em janeiro, o aporte soma R$ 52 milhões no ano passado.

Lojas do Nacional (vendidas, fechadas e à venda)

  1. ALEGRETE: RUA GENERAL SAMPAIO, 850 (vendida - Nicolini)
  2. BAGÉ: AVENIDA TUPY SILVEIRA, 1400 (vendida - Nicolini)
  3. BARRA DO RIBEIRO: RUA DO VISCONDE RIO GRANDE, 1147 (INDEFINIDA)
  4. CACHOEIRINHA: AVENIDA GENERAL FLORES DA CUNHA, 1850 (fechada)
  5. CAMAQUÃ: AVENIDA BENTO GONÇALVES, 1090 (vendida - Nicolini)
  6. CANOAS: AVENIDA GETÚLIO VARGAS 2415 (fechada)
  7. CAPÃO DA CANOA: AV. PARAGUASSU, 2578  (INDEFINIDA)
  8. CURITIBA: AV. PREF. ERASTO GAERTNER, 2194 (vendida - Muffato)
  9. CURITIBA: AVENIDA SETE DE SETEMBRO BATEL, 4568 (vendida - Muffato)
  10. CURITIBA: R. COMENDADOR ARAÚJO, 370 (vendida - Muffato)
  11. CURITIBA: AV. VICENTE MACHADO, 18 (vendida - Muffato)
  12. CURITIBA: R. ANA BERTHA ROSKAMP, 10 (vendida - Muffato)
  13. CURITIBA: R. JOÃO GUALBERTO, 1573 (vendida - Muffato)
  14. CURITIBA: RUA MARIANO TORRES, 209 (vendida - Muffato)
  15. CURITIBA: R. 24 DE MAIO, 765 (vendida - Muffato)
  16. DOM PEDRITO: RUA JÚLIO DE CASTILHOS, 830 (vai fechar)
  17. ESTEIO: RUA VINTE E QUATRO DE AGOSTO, 371 (fechada)
  18. GRAMADO: AV. BORGES DE MEDEIROS, 2300 (INDEFINIDA)
  19. GRAVATAÍ: AVENIDA DOS ESTADOS, 51 (INDEFINIDA)
  20. GUAÍBA: AV. NESTOR DE MOURA JARDIM, 1317 (INDEFINIDA)
  21. MONTENEGRO: R. BUARQUE DE MACEDO, 40 (INDEFINIDA)
  22. NOVO HAMBURGO: RUA LEÃO XIII, 30 (vendida - Kern Supermercados)
  23. OSÓRIO: BR-101, KM 97, S/N (INDEFINIDA)
  24. PELOTAS: RUA DE BARÃO AZEVEDO MACHADO, 600 (vendida - Nicolini)
  25. PELOTAS: RUA GONÇALVES CHAVES, 2.810 (vendida - Nicolini)
  26. PELOTAS: R LOBO DA COSTA,1251 (INDEFINIDA)
  27. PELOTAS: RUA GENERAL OSÓRIO, 656 (INDEFINIDA)
  28. PORTO ALEGRE: AVENIDA AURELIANO DE FIGUEIREDO PINTO, 789 (INDEFINIDA)
  29. PORTO ALEGRE: RUA GOMES DE FREITAS, 73 (fechada)
  30. PORTO ALEGRE: RUA DOUTOR ROMAGUERA DA CUNHA CORREA, 60 (INDEFINIDA)
  31. PORTO ALEGRE: RUA JOSÉ DE ALENCAR, 998 (INDEFINIDA)
  32. PORTO ALEGRE: AVENIDA PRAIA DE BELAS, 1181 (INDEFINIDA)
  33. PORTO ALEGRE: RUA VICENTE DA FONTOURA, 1135 (INDEFINIDA)
  34. PORTO ALEGRE: AVENIDA TERESÓPOLIS, 2893 (INDEFINIDA)
  35. ROSÁRIO DO SUL: R. BARÃO DO CERRO LARGO, 1479 (vendida - Nicolini)
  36. SANTA CRUZ DO SUL: RUA TENENTE-CORONEL BRITO, 440 (vendida - Nicolini)
  37. SANTA MARIA: AVENIDA NOSSA SENHORA MEDIANEIRA, 1321 (vendida - Nicolini)
  38. SANTA ROSA: AV. EXPEDICIONÁRIO WEBER, 317 (vendida - Nicolini)
  39. SANTO ÂNGELO:RUA FLORÊNCIO DE ABREU, 1741 (INDEFINIDA)
  40. SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA: R FRANCISCO JOSE LOPES, 336  (fechada)
  41. SÃO BORJA: RUA GEN. SERAFIM DORNELES VARGAS, 898 (vendida - Nicolini)
  42. SÃO GABRIEL: RUA DR. FERNANDO ABOTT, 32  (fechada)
  43. SÃO LEOPOLDO: RUA SÃO JOAQUIM, 1200 (vendida - Viezzer)
  44. SAPUCAIA DO SUL: AVENIDA JOÃO PEREIRA DE VARGAS, 191  (fechada)
  45. TORRES: AVENIDA JOSÉ BONIFÁCIO, 454 (INDEFINIDA)
  46. TRAMANDAÍ: AV. EMANCIPAÇÃO, 1028 (INDEFINIDA)
  47. VIAMÃO: RUA REVERENDO AMÉRICO VESPÚCIO CABRAL, 395 (fechada)
Fonte: Carrefour Brasil e notícias

Notícias relacionadas