Porto Alegre, terça-feira, 18 de dezembro de 2018.
Dia Internacional do Migrante.

Jornal do Comércio

COMENTAR | CORRIGIR

Instituição de Ensino Superior

Notícia da edição impressa de 19/12/2018. Alterada em 18/12 às 23h00min

Fidene/Unijuí e comunidade juntas pelo desenvolvimento

Atendimento de fisioterapia é um dos serviços gratuitos oferecidos

Atendimento de fisioterapia é um dos serviços gratuitos oferecidos


/UNIJUÍ/DIVULGAÇÃO/JC
Carlos Villela
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene/Unijuí) recebeu o Troféu Prêmio de Responsabilidade Social, vitória marcada por uma relação com a comunidade, investimento contínuo e pela proximidade, característica das universidades comunitárias. Em 2017, a instituição investiu 18,86% da receita anual em ações sociais.
De acordo com Giancarlo Bottega, diretor de marketing da universidade, as mais de seis décadas de atividade da Fidene/Unijuí são marcadas pelo desenvolvimento regional e qualificação profissional dos jovens. Na área da saúde, a universidade atua com a Unijuí Saúde, centro médico de referência na cidade, caracterizada pela integração entre academia e comunidade. Através do projeto Atenção Biopsicossocial a Idosos, os cursos da área da saúde se integram à população idosa do Noroeste gaúcho, levando informações sobre as mudanças físicas que chegam com a idade e a prevenção de problemas de saúde.
Já nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Família em Comunidade, oferecidos de forma gratuita pelo departamento de pós-graduação, novos profissionais recebem bolsa do Ministério da Saúde para atuar nas unidades de saúde de Santa Rosa, através de um convênio da prefeitura da cidade com a universidade.
Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Ijuí e com financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade de Reabilitação Física (Unir) já atendeu mais de 18 mil pessoas com necessidades especiais na área da ortopedia. E como parte da formação acadêmica, os estudantes do curso de fisioterapia atendem mais de duas mil pessoas de forma gratuita.
A Fidene/Unijuí também leva assessoramento jurídico à comunidade através de projetos que envolvem os acadêmicos do Direito com supervisão direta dos professores. Atingindo quase quatro mil pessoas e presentes nos campi de Ijuí, Santa Maria e Três Passos, o Escritório Modelo dá assistência jurídica para a comunidade carente da região, enquanto demandas de consumidores podem ser levadas ao Balcão do Consumidor. Já o Cidadania para Todos, promovido junto ao curso de Comunicação, leva a educação cidadã a espaços como escolas, através de palestras e oficinas temáticas. Na área da sustentabilidade, a entidade mantém o Núcleo de Gestão Ambiental, que faz visitas a áreas de proteção e conduz o Plano de Gerenciamento de Resíduos. A relação com o empresariado local também é desenvolvida no Laboratório de Gestão, que produz eventos e viagens de estudo que integram acadêmicos e empreendedores locais.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia