Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de setembro de 2019.
Dia do Rep�rter Fotogr�fico. Feriado nos EUA - Dia do Trabalho.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 02/09/2019.
Alterada em 02/09 �s 03h00min
COMENTAR | CORRIGIR

Terapias integrativas ganham mais aten��o dos criadores

Uso da acupuntura est� muito difundido entre equinos, devido �s dores e �s inflama��es causadas por exerc�cios

Uso da acupuntura est� muito difundido entre equinos, devido �s dores e �s inflama��es causadas por exerc�cios


/LUIZA PRADO/JC
Ana Esteves

As terapias integrativas - como a acupuntura, a ozonioterapia, a quiropraxia e a homeopatia - t�m conquistado cada vez mais adeptos entre os criadores de equinos, bovinos e ovinos. Al�m de tratar diversas patologias, elas melhoram a qualidade de vida dos animais. As t�cnicas s�o chamadas de integrativas, pois se autocomplementam, al�m de tamb�m poderem atuar em conjunto com a terapia alop�tica tradicional.

A m�dica-veterin�ria e professora da Faculdade de Veterin�ria da Ulbra, Viviane Machado Pinto, que trabalha com ozonioterapia e acupuntura, afirma que, quanto mais t�cnicas se usar para tratar o paciente, mais r�pido ele se recupera. "Essa � a ideia da medicina integrativa, unir t�cnicas diferentes para ter o melhor resultado", destaca Viviane.

Segundo a m�dica-veterin�ria, o uso de acupuntura em equinos est� muito difundido, em fun��o de os animais serem muito exigidos no exerc�cio, o que gera dor e processos inflamat�rios. A terapia tem um benef�cio analg�sico, tira as tens�es musculares e melhora a qualidade de tranquiliza��o para feiras e exposi��es. "Tem efeitos neuromusculares e sist�micos, para cavalos com c�lica, com problemas neurol�gicos e dor", explica.

Viviane tamb�m trabalha com ozonioterapia e diz que utiliza a t�cnica para doen�as sist�micas, como c�lica, para cicatriza��o de feridas e preparo de animais atletas para as provas, pois melhora a vasculariza��o. "O animal se sente melhor e come�a a treinar com mais vontade, vai melhorando sua performance tanto pela melhora da oxigena��o tecidual como pelo bem-estar que ele sente", explica.

O ginete Fabricio Brunelli Barbosa, Freio de Prata categoria f�meas em 2019, diz que, entre os animais de alto desempenho, o uso do oz�nio tem dado �timos resultados. "Esses animais ficam doloridos pelo excesso de treinamento e, com a baixa da imunidade, ficam debilitados e com aspecto feio. Com o oz�nio, eles melhoram muito e r�pido, inclusive na cicatriza��o de feridas."

Viviane revela que ainda h� um pouco de resist�ncia entre os criadores, mas que, quando eles veem o resultado, come�am a acreditar. "Muitas vezes, chegam para tratamento pacientes que j� tentaram de tudo em alopatia, sem resultado. Quando eles tratam com terapias integrativas, passam a usar menos medicamentos, o animal consegue ficar com sa�de por mais tempo."

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterin�ria (CRMV-RS), Lisandra Dornelles, conta que a entidade criou a primeira comiss�o espec�fica para as terapias integrativas do Brasil, em fun��o de sua import�ncia no tratamento veterin�rio. "� preciso ampliar o debate sobre essas t�cnicas para desmistificar alguns temas relacionados a elas, pois h� muita falta de informa��o. A inten��o � conscientizar as pessoas sobre como essas t�cnicas funcionam", disse.

Quiropraxia trata problemas locomotores e sist�micos

A quiropraxia � outra op��o de terapia integrativa, muito difundida na medicina de equinos. O objetivo da t�cnica � restaurar a fun��o da coluna vertebral que, por algum motivo, perdeu seu movimento natural, auxiliando tamb�m no fluxo dos impulsos nervosos.

M�dico-veterin�rio e quiropaxista, Eduardo Geyer diz se tratar de uma terapia manual hol�stica que analisa o problema como um todo, agindo de forma preventiva e curativa. O veterin�rio trabalha com equinos atletas, para tratar de problemas locomotores, mas tamb�m usa a quiropraxia para enfermidades sist�micas, como c�licas, problemas reprodutivos, card�acos e urin�rios. "Ajusto o cavalo 30 minutos antes de ele competir, e ele nota na hora. A terapia ajuda, tamb�m, a reduzir o uso de medica��es alop�ticas que podem mascarar as les�es e, com o tempo, pior�-las."

Viviane Machado Pinto afirma que a t�cnica que faz com que o movimento articulado retorne ao normal, com a retirada de pontos-gatilho e relaxamento muscular. "Quando fa�o ajuste, estimulo o sistema nervoso a mandar informa��o para o c�rebro e 'dizer' isto � melhor."

Para bovinocultura, homeopatia traz benef�cios na produ��o animal

Lisiane Feck Avila (e) e Beatriz Abreu da Silva optaram pelo tratamento
Lisiane Feck Avila (e) e Beatriz Abreu da Silva optaram pelo tratamento
/LUIZA PRADO/JC

A bovinocultora de leite, Beatriz Abreu da Silva, propriet�ria do Rancho do Chiquinho de Viam�o, j� estava desacreditada quanto � possibilidade de suas novilhas ficarem prenhes. Depois de muito tentar resolver o problema com medica��es convencionais, ela optou pelo tratamento com homeopatia, e os resultados foram surpreendentes. "Eu queria prenhez r�pida para as novilhas, e a medica��o n�o estava sendo eficiente, a homeopatia funcionou, e j� tenho resultados com terneiros ao p�", disse Beatriz.

Lisiane Feck Avila,�veterin�ria homeopata e extensionista rural da Emater, afirma que, al�m dos benef�cios para a sa�de dos animais, a homeopatia tamb�m colabora para redu��o de custos, j� que pode ser usada para diversas enfermidades, como mastites, infesta��o por carrapatos, entre outros. Lisiane conta a experi�ncia que teve no tratamento de ovinos que tinham problema de verminose e que, depois de usar homeopatia, ficaram quatro meses sem precisar utilizar medica��o alop�tica. "Fiz o nos�dio, um bioter�pico preparado a partir de amostras patol�gicas de animais. No caso, usei o verme que causou a doen�a no rebanho, e o problema foi sanado."

A veterin�ria, que tamb�m trabalha com aves de postura org�nica, diz que, nesse caso, o foco � a preven��o. "Esses animais s� podem usar fitoter�picos e homeopatia para verminose, e isso traz agrega��o de valor ao produto final, al�m de fomentar o bem-estar animal."

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia