Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 27 de agosto de 2019.
Dia do Psic�logo e do Corretor de Im�veis.

Jornal do Com�rcio


Alterada em 27/08 �s 13h40min
COMENTAR | CORRIGIR

Menor demanda internacional e pre�os baixos reduzem exporta��es de soja

Volume embarcado no primeiro semestre caiu 39,1% ante ao mesmo per�odo do ano passado

Volume embarcado no primeiro semestre caiu 39,1% ante ao mesmo per�odo do ano passado


WENDERSON ARAUJO/TRILUX/CNA/DIVULGA��O/JC
Thiago Copetti
A retração nas compras de soja pela China, que devido à peste suína africana demanda menos farelo para alimentação animal, e a queda na cotação internacional do grão fez desabar as exportações de soja no primeiro semestre de 2019. O volume embarcado entre janeiro e junho deste ano caiu 39,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Em valores a perda foi ainda maior, chegou a 48,2% , segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Departamento de Economia e Estatística da secretária de Planejamento do Estado na 42ª Expointer.
Enquanto nos seis primeiros meses de 2018 foram comercializados US$ 3,082 bilhões, neste primeiro semestre de 2019 os negócios não alcançaram nem US$ 1,6 bilhão. Neste período a China comprou 34,8% menos produtos agrícolas de produtores gaúchos, especialmente a oleaginosa. A boa notícia, de acordo com Rodrigo Feix e Sergio Leusin Jr, responsáveis pelo levantamento, é que o mês de julho já demonstrou recuperação.
“Mas vale lembrar que além da demanda reduzida da China, as exportações em 2018 foram muito elevadas, já que naquele período a peste suína africana ainda não havia avançado na China”, explica Feix.
A partir dessa retomada e com os preços da oleaginosa subindo no mercado internacional, diz Feix, produtores e cerealistas que aguardavam preços melhores retomando os embarques, o fechamento do ano deve ser substancialmente reduzido. A expectativa é de que a diminuição nas vendas externas de soja seja quase zerada, ficando em torno de apenas 3,5% inferior a 2018 com um todo.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia