Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 30 de Dezembro de 2021 às 14:34

Bairro planejado na Zona Norte de Porto Alegre tem primeira torre liberada para construção

Parque será um dos diferenciais do novo bairro planejado, na Zona Norte da Capital

Parque será um dos diferenciais do novo bairro planejado, na Zona Norte da Capital


REPRODUÇÃO/JC
Futuro bairro privativo planejado de Porto Alegre, o Camino, que será localizado próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, na avenida Jorge Benjamin Eckert, Zona Norte da cidade, obteve a licença da prefeitura para a construção de sua primeira torre. O documento já foi emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) da Capital, que aprovou o projeto de construção, dando a largada para a primeira edificação do complexo.
Futuro bairro privativo planejado de Porto Alegre, o Camino, que será localizado próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, na avenida Jorge Benjamin Eckert, Zona Norte da cidade, obteve a licença da prefeitura para a construção de sua primeira torre. O documento já foi emitido pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) da Capital, que aprovou o projeto de construção, dando a largada para a primeira edificação do complexo.
O bairro, que contará com sete quadras e um total de 25 prédios, destaca-se pela localização diferenciada, também próximo da Arena do Grêmio e do Trensurb. Com área total de quase 450 mil metros quadrados, o empreendimento terá 106,5 mil metros quadrados somente de área verde, com destaque para um parque, e, com isso, contribuirá para dobrar o número de prédios com certificação LEED em Porto Alegre.
O selo, do inglês Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), define as construções sustentáveis, que seguem critérios verdes e adotam melhores práticas produtivas.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, a Phorbis Empreendimentos Imobiliários, que assina a construção, chegou a encomendar uma avaliação de impacto ambiental, e sugeriu mitigações para aos danos que poderiam ser causados pela obra. Em resposta ao estudo, o projeto urbano do bairro foi remodelado, reduzindo os impactos sobre o ecossistema local e valorizando o complexo.
Dessa forma, todas as edificações a serem erguidas deverão atender a critérios de redução de poluição luminosa, possuir estação de tratamento de esgoto com nível terciário e sistema de reuso para fins não potáveis, além de atender a critérios de eficiência hídrica e possuir medição inteligente e individualizada de água potável em todas as unidades (apartamentos ou salas).
Além disso, será exigido o respeito a critérios de eficiência energética, e as edificações não-residenciais deverão produzir 5% da energia que consomem de fontes renováveis locais, possuir sistema de compostagem para resíduos orgânicos e implementar Planos de Controle de Erosão e Sedimentação (PCES) e Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (Pgrcc) durante a obra.

O projeto

O Camino é destacado pela incorporadora como um "bairro conectado", principalmente com o bem-estar, graças às opções de lazer, atividade física e contato com a natureza que oferecerá.
No site de divulgação do projeto, os profissionais à frente do empreendimento destacam o desafio de criar um conjunto de obras que conversem entre si, "com proposta de arquitetura moderna, implantada como forma de valorizar o espaço e sua integração com o entorno, criando um local aprazível e contemporâneo", como aponta no portal o arquiteto José Barros de Lima.
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/12/30/206x137/1_camino1-9509555.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'61ce0df1f37c8', 'cd_midia':9509555, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2021/12/30/camino1-9509555.jpg', 'ds_midia': 'Ampla área verde e de lazer integrará as quadras do Camino', 'ds_midia_credi': 'REPRODUÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Ampla área verde e de lazer integrará as quadras do Camino', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '445', 'align': 'Left'}Bairro terá 25 prédios em sete quadras, com opções de lazer, atividade física e contato com a natureza. Fotos: Reprodução/JC
Uma praça com espaços para lazer integrará os prédios do Camino, apontado como um "empreendimento de uso misto, concebido como um conjunto de distritos conectados", que será ligado internamente por um boulevard principal.
O complexo terá torres comerciais e residenciais, calçadas amplas, paisagismo abundante e espaço para restaurantes e parque.

A incorporadora

A Phorbis é a gestora imobiliária dos bens do Fundo de Investimento Imobiliário Phorbis, que integra a maioria dos imóveis originados da divisão societária do Grupo Condor (Máquinas Condor e Condor Empreendimento Imobiliários). Desde a década de 1980, a empresa passou ter em sua carteira imobiliária empreendimentos em diversos bairros da Capital e, em 2009, começou a operar como Fundo de Investimento Imobiliário Phorbis, autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Com isso, passou a ter como objetivo, além da atividade de urbanização e do desenvolvimento imobiliário de seus terrenos, a constituição de uma carteira de imóveis comerciais para geração de renda.
Desde 2011, concentra seus investimentos nas obras de urbanização e infraestrutura do Camino.
Na carteira de empreendimentos da Phorbis estão o Shopping Pelotas, na cidade de Pelotas, o Viva Open Mall, o Med Center, onde funciona o Hospital Mãe de Deus Unidade Carlos Gomes, o Trend Nova Carlos Gomes Mall e o Loteamento Agronomia, todos em Porto Alegre.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO