Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 13 de julho de 2018.
Dia do Engenheiro de Saneamento e Dia Mundial do Rock.

Jornal do Com�rcio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Vinicius Ferlauto

Giro R�pido

Not�cia da edi��o impressa de 13/07/2018. Alterada em 12/07 �s 22h06min

Futuro da mobilidade

A 5G Automotive Association (5GAA), a BMW, a Ford e a PSA, em parceria com a Qualcomm e a Savari, fizeram a primeira demonstração da tecnologia de comunicação direta C-V2X com veículos de vários fabricantes na Europa. O C-V2X é uma solução global de comunicação do Veículo com Tudo (V2X) para aprimorar a segurança viária, a direção autônoma e a fluidez no trânsito. A apresentação mostrou os benefícios do C-V2X para evitar colisões usando a comunicação Veículo a Veículo (V2V) e a conectividade Veículo a Infraestrutura (V2I), integrando os sinais de trânsito e centros de gerenciamento de tráfego. A tecnologia usa comunicação direta em tempo real que não depende de cobertura de rede de celular e estará pronta para operação comercial em 2020. Comparada a outras tecnologias V2X, a comunicação direta C-V2X tem desempenho superior, menor custo e compatibilidade com o 5G, o que a torna a solução preferencial para sistemas inteligentes de transporte cooperativos. O C-V2X é apoiado globalmente por um amplo espectro automotivo, incluindo a 5GAA, organização constituída por mais de 90 membros globais, entre os quais montadoras e seus fornecedores; desenvolvedores de software; operadoras móveis; empresas de semicondutores; fornecedores de equipamentos de teste, de telecomunicações e de sinais de trânsito; e operadores rodoviários.
Futuro da mobilidade 2
A Bosch e a Daimler estão acelerando o desenvolvimento da condução totalmente autônoma e sem motorista (Nível SAE 4/5) nas cidades. As empresas parceiras escolheram a Califórnia (EUA) como região-piloto para a primeira frota de testes e, no segundo semestre de 2019, oferecerão aos clientes um serviço de transporte com veículos autônomos. O projeto-piloto demonstrará como compartilhamento de veículos, transporte privado e plataformas multimodais podem ser conectados de forma inteligente.
Futuro da mobilidade 3
A Audi assinou um memorando de entendimento para uma cooperação estratégica com a empresa chinesa de informação e telecomunicações Huawei, visando ao desenvolvimento de veículos inteligentes conectados - que permitem a troca de informações relevantes com o ambiente circundante. Para conseguir isso, os carros precisam de uma conexão de dados estável e de alta qualidade. A cooperação entre a Audi e a Huawei também envolverá direção automatizada e digitalização de serviços para veículos.
Tesla na China
Elon Musk fechou acordo com autoridades chinesas para a construção da primeira fábrica da Tesla fora dos Estados Unidos. O empresário erguerá a planta industrial em Shangai, além de investir em pesquisas de tecnologias elétricas e autônomas. A meta da Tesla é fazer 500 mil carros ao ano, se tornando uma das maiores montadoras da China e contribuindo para os planos do país de ter 100% de produção de veículos elétricos em 2030.
Nano se despede
Lançado em 2008 pela montadora indiana Tata para ser o carro mais barato do mundo, o compacto Nano está saindo de linha sem fazer jus às expectativas. O modelo amargou vendas baixas, causadas por problemas de qualidade na construção que colocaram em xeque sua segurança - houve até casos de incêndio registrados. A Tata não confirmou oficialmente o fato, mas apenas uma unidade do Nano foi produzida em junho na Índia. A meta inicial da fabricante era entregar anualmente 250 mil exemplares. O melhor resultado ficou longe disso: 74.527 unidades comercializadas em 2011.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia