Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 05 de setembro de 2018.
Dia da Amaz�nia.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 03/09/2018.
Alterada em 05/09 �s 11h25min
COMENTAR | CORRIGIR

Cigarro para presente

Exporta��o do produto brasileiro para a China pode crescer at� 15%

Exporta��o do produto brasileiro para a China pode crescer at� 15%


/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Os chineses fumam muito e têm uma relação curiosa com o cigarro. Há dezenas de marcas, de muitos tipos e preços. Algumas carteiras custam mais de 100 yuans (o equivalente a R$ 65,00). Além do consumo próprio, carteiras de cigarro podem ser dadas como presente. E, por uma questão cultural, nunca se deve presentear com apenas um maço (no mínimo, dois, e dos caros, para não parecer sovina).
O tabaco é um dos principais produtos agrícolas gaúchos exportados para a China, mas alguém está abocanhando o nosso mercado. As exportações gaúchas para a China caíram significativamente entre 2012 e 2017, passando de 62 mil toneladas para 40 mil toneladas, respectivamente. A perda desse mercado, porém, não deve prejudicar os negócios do setor.
Segundo estudo divulgado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), depois de um 2017 de estabilidade nas exportações, o Brasil deve registrar aumento nos embarques. A expectativa é que a exportação de tabaco aumente de 10% a 15% em volume. 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.