Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 30 de agosto de 2018.
Dia da Conscientiza��o sobre a Esclerose M�ltipla.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 27/08/2018.
Alterada em 30/08 �s 18h11min
COMENTAR | CORRIGIR

Brics ganha ainda mais for�a com isolamento protecionista dos EUA

Zhou Zhiwei acredita que o futuro do bloco econ�mico � promissor

Zhou Zhiwei acredita que o futuro do bloco econ�mico � promissor


THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Pequim
O afastamento de Estados Unidos e China tende a fortalecer ainda mais as relações deste país com Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, que, com a China, formam o chamado Brics. O futuro do bloco econômico, criado em 2001 pelo economista Jim O'Neill, é promissor, avalia Zhou Zhiwei, coordenador do Centro de Estudos Brasileiros em Pequim.
Apesar de terem características de desenvolvimento distintas (basta ver a superioridade da economia do gigante asiático), isso não deve ser impeditivo para ações conjuntas. "É normal, em qualquer grupo, ter integrantes com características diferentes, como também ocorre com o G-7 (grupo dos sete principais países desenvolvidos)", explica Zhou.
O coordenador do Centro de Estudos Brasileiros revela que um grupo de acadêmicos já avalia como e onde se poderia ter barreiras tarifárias menores dentro do bloco, na contramão do atual protecionismo norte-americano. A ideia é ter uma área de livre-comércio para alguns produtos. "Ainda são apenas avaliações. Claro que há dificuldades nisso, mas temos que buscar as complementaridades."
Brasil e Rússia têm em comum a produção de trigo, mas Índia e China têm alta necessidade por alimentos, equilibrando oferta e demanda do grupo, com mercado para ambos, diz Zhou. Ao citar o encontro anual do Brics na África do Sul, em julho, o professor lembra que o presidente chinês, Xi Jinping, sugeriu alguns pontos com potenciais de crescimento conjunto e benefícios mútuos no grupo. Entre os itens está a cooperação em ciência e tecnologia.
"O Brasil tem vantagens em algumas áreas, como na aviação; a China, em outras, como inteligência artificial; assim como a Rússia, na área militar", diz Zhou.
Para o especialista, além de maior influência nessas e em outras representações internacionais, o Brics pode mostrar novos caminhos possíveis aos sistemas já consolidados. "O grupo criou, por exemplo, o Novo Banco de Desenvolvimento, que tem uma estrutura muito diferente da do FMI e do Banco Mundial. No banco do Brics, todos os países têm igual poder de voto e participação, independentemente dos valores que tenham feito de aportes. É um processo decisório mais justo", avalia.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.