Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 30 de agosto de 2018.
Dia da Conscientiza��o sobre a Esclerose M�ltipla.

Jornal do Com�rcio

29/08/2018 - 06h08min.
Alterada em 30/08 �s 18h09min
COMENTAR | CORRIGIR

Pagamento digital vai do grande com�rcio aos vendedores ambulantes

Aplicativos de celular vinculados com a conta banc�ria permitem pagamento de forma pr�tica para o cliente e com menos taxas para o vendedor

Aplicativos de celular vinculados com a conta banc�ria permitem pagamento de forma pr�tica para o cliente e com menos taxas para o vendedor


THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Pequim
Um eficiente sistema de pagamento pelo telefone domina as compras diárias dos chineses. Hoje, o QR Code é praticamente um símbolo do dinheiro em Pequim, já que pagar as contas pelo telefone ganha a adesão de chineses por todo o país. Criado pela Tencent Tecnology, o comunicador de mensagens instantâneas WeChat (equivalente ao WhatsApp) tem no pagamento digital uma de suas mais importantes e usuais funções adicionais.
A Tencent, em seu relatório financeiro de 2017, informou ter cerca de 800 milhões de usuários utilizando ativamente os meios de pagamento digital. O sistema também tem outro forte expoente na China, o Ali Pay, da gigante Ali Baba, e é ferramenta adotada desde o grande comércio até os vendedores ambulantes, como de água e de flores. Até mesmo alguns dos poucos moradores de rua existentes na capital chinesa exibem placas com seus QR Codes pedindo esmola.
“Cerca de 80% dos pagamentos de compras rotineiras em Pequim, hoje, são feitos com QR Code. Fora da capital, o índice se aproxima de 50%”, estima o professor Niu Huayong, da Escola Internacional de Negócios da Universidade de Pequim para Estudos Estrangeiros.
Os chineses não são muito afeitos a cartões de crédito. Na verdade, segundo Niu, eles não são muito adeptos a fazer dívidas. “Enquanto um cartão de crédito vai cobrar uma taxa de até 7% na compra, o pagamento com WeChat vai ter uma taxa que pode ficar abaixo de 1% e, em geral, até o máximo de 2%”, explica o professor.
Pode ocorrer de o cliente ficar sem internet? Basta pedir o Wi-Fi do local onde se está e acessar o sistema. Simples, rápido e fácil. E se não houver conexão nenhuma? Ainda assim, é possível gerar apenas um código de barras de sua conta, e o comerciante escaneia com o seu leitor. É fácil e com baixo custo para o empresário. E com redução de custos também para o governo, que não precisa gastar fortunas imprimindo cédulas e moedas.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.