Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 08 de agosto de 2018.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 06/08/2018.
Alterada em 08/08 às 16h36min
COMENTAR | CORRIGIR

Três curiosidades sobre a maior hidrelétrica da China

Barragem da usina tem como função principal evitar avanço e elevação descontrolada da água

Barragem da usina tem como função principal evitar avanço e elevação descontrolada da água


/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Três Gargantas é a maior hidrelétrica da China. Confira três curiosidades sobre o empreendimento: 
1. Apesar de ser considerada a maior hidrelétrica em potencial de geração de energia (cerca de 22,5 milhões de quilowatts), a Três Gargantas, localizada na província de Hubei e erguida entre 1993 e 2009, não tem como principal função a geração de energia.
2. Na verdade, a usina é uma função secundária da barragem de Três Gargantas. A função principal é justamente barrar o avanço e a elevação descontrolada da água, que por muito anos causou prejuízos, danos e preocupação aos moradores das margens do rio Yangtzé. Como a função é conter a água, nem sempre a geração de energia alcança seu limite, o que permite que, algumas vezes, a brasileira Itaipu bata os números da chinesa Três Gargantas.
3. A terceira função e utilidade da obra é ampliar capacidade de navegação ao longo do rio. Com o controle do nível por meio de comportas, é possível ampliar a profundidade e prever melhor os percursos navegáveis.  
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o repórter está participando de um intercâmbio no gigante asiático. No blog Conexão China, apresentará, além de informações econômicas e políticas da segunda maior economia do mundo, também curiosidades culturais e gastronômicas, dicas de turismo e como é o cotidiano da vida em Pequim.