Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 08 de agosto de 2018.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 06/08/2018.
Alterada em 08/08 �s 16h36min
COMENTAR | CORRIGIR

Tr�s curiosidades sobre a maior hidrel�trica da China

Barragem da usina tem como fun��o principal evitar avan�o e eleva��o descontrolada da �gua

Barragem da usina tem como fun��o principal evitar avan�o e eleva��o descontrolada da �gua


/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Três Gargantas é a maior hidrelétrica da China. Confira três curiosidades sobre o empreendimento: 
1. Apesar de ser considerada a maior hidrelétrica em potencial de geração de energia (cerca de 22,5 milhões de quilowatts), a Três Gargantas, localizada na província de Hubei e erguida entre 1993 e 2009, não tem como principal função a geração de energia.
2. Na verdade, a usina é uma função secundária da barragem de Três Gargantas. A função principal é justamente barrar o avanço e a elevação descontrolada da água, que por muito anos causou prejuízos, danos e preocupação aos moradores das margens do rio Yangtzé. Como a função é conter a água, nem sempre a geração de energia alcança seu limite, o que permite que, algumas vezes, a brasileira Itaipu bata os números da chinesa Três Gargantas.
3. A terceira função e utilidade da obra é ampliar capacidade de navegação ao longo do rio. Com o controle do nível por meio de comportas, é possível ampliar a profundidade e prever melhor os percursos navegáveis.  
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.