Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 25 de junho de 2018.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 25/06/2018.
Alterada em 25/06 �s 15h27min
COMENTAR | CORRIGIR

Crise no aluguel de bicicletas preocupa Pequim

H� excesso de bicicletas e se questiona agora o espa�o que ocupam nas cal�adas

H� excesso de bicicletas e se questiona agora o espa�o que ocupam nas cal�adas


/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Pequim

O sistema de locação de bicicletas em Pequim está trazendo um problema para as empresas do setor. Ao contrário do que ocorre no Brasil, onde a locação de bikes ainda está em uma fase de consolidação e expansão, esse modelo de negócio enfrenta na China uma questão inversa e, em certos pontos, é um desafio para a continuidade deste mercado.
Há excesso de bicicletas para locação na capital, muitos questionam o espaço que ocupam nas calçadas, e as empresas estão enfrentando dificuldades para se manter devido ao baixo valor de aluguel, ao elevado custo de manutenção e pela necessidade de encontrar o equilíbrio financeiro. 
No final de 2017 uma das principais empresas de locação de bikes foi à falência (a Bluegogo's, entre as cinco maiores do setor) e neste ano outra grande do setor, a Ofo, também divulgou prejuízos e dificuldades para se manter no negócio.
Vale lembrar que, quando esse segmento "estourou" na China, há mais de cinco anos, a locação de bicicletas salvou mais de uma fabricante do produto. Agora, são essas salvadoras que correm o risco de sucumbir. A manutenção, o conserto e a reposição de bicicletas é cara, e o valor de locação, baixo.
"Isso gerou desequilíbrio financeiro. O que tem sustentado o setor são as empresas que efetuam a cobrança por celular, que custeiam parte do sistema para, em troca, terem dados importantes de movimentação dos consumidores que locam as bikes. Mas para sobreviver as locadoras terão de encontrar novas formas de ganhos", explica o professor Li Meng, especialista em inovação da Universidade de Pequim.
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia

Thiago Copetti

A convite do Centro Internacional de Imprensa da China, o rep�rter est� participando de um interc�mbio no gigante asi�tico. No blog Conex�o China, apresentar�, al�m de informa��es econ�micas e pol�ticas da segunda maior economia do mundo, tamb�m curiosidades culturais e gastron�micas, dicas de turismo e como � o cotidiano da vida em Pequim.