Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, ter�a-feira, 29 de maio de 2018.
Dia Mundial da Energia. Dia do Estat�stico. Dia do Ge�grafo.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Alterada em 29/05 �s 20h26min

Pacto Federativo: a reforma das reformas

Andr� Pacheco
Reforma: palavra que dominou os debates do País nos últimos anos. Mudanças estruturais para superar a crise econômica e o descontrole das contas foram aprovadas ou ganharam relevo. Tivemos a aprovação da modernização trabalhista, já em vigor. E as reformas tributária e da Previdência avançaram no Congresso. Com a proximidade das eleições, o assunto retoma força nos debates, nas falas e propostas dos pré-candidatos à presidência.
Mas outra reforma precisa estar no centro das discussões, com a mesma relevância, para decidirmos que Brasil queremos ser no futuro: a mudança do Pacto Federativo. Nenhuma reforma proposta pelos presidenciáveis terá êxito efetivo se essa questão não for enfrentada. Os municípios são a parte mais sensível na relação com estados e a União. Na atual distribuição fiscal, ficam com aproximadamente 17% da arrecadação, enquanto sobram 25% para estados e 58% para a União. E o que é pior: são os municípios que têm o dever constitucional de gerir saúde, educação, serviços de infraestrutura e zeladoria urbana. Por outro lado, a União segue delegando novas responsabilidades, sem que haja recursos complementares para financiá-las. Com isso, falta dinheiro para serviços essenciais. Sem alternativa, os prefeitos são obrigados a peregrinar pelos gabinetes de Brasília, pedindo por verbas para suas cidades. Mudar essa realidade é uma luta permanente reafirmada na XXI Marcha dos Prefeitos a Brasília, que recentemente reuniu milhares de gestores, vereadores e líderes políticos.
Foi também oportunidade de ouvir alguns dos principais pré-candidatos, com todos eles concordando que é preciso mudar as relações federativas. Mais do que compromissos, precisamos de atitudes. A reforma do pacto federativo deve ser prioridade para o Brasil que se iniciará em 2019. É o caminho para que tenhamos municípios mais fortes. Será o definitivo começo de um novo País, mais justo e desenvolvido.
Prefeito de Viamão e presidente da Granpal
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia