Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 28 de maio de 2018.
Dia da Sa�de.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 29/05/2018. Alterada em 28/05 �s 21h17min

Engenheiros: o que mudar� na NBR 6122

Leonardo Paiva Ferreira
Vêm aí mudanças importantes na elaboração de projetos e na execução de fundações no Brasil. É o que indica a nova e ampliada revisão da Norma Brasileira 6122 (NBR 6122), que estabelece as regras que vêm norteando as atividades dos engenheiros civis no País. Elaborada no distante ano de 1996, a NBR 6122 chegou a passar por uma revisão em 2010. Porém, nos últimos 22 anos o mercado da construção civil evoluiu de forma significativa, dando forma a uma nova realidade. As atividades de fundação incorporaram novas máquinas e antigas técnicas foram aprimoradas. Por conta disso, a partir de 2016 uma nova comissão foi composta com o objetivo de realizar uma revisão mais abrangente da NBR 6122 para que o seu texto correspondesse a essa nova realidade de mercado.
Essa comissão foi composta por 50 profissionais da área de Engenharia Civil que contribuíram com o seu conhecimento teórico e prático com o intuito de desenvolver a nova revisão e torná-la viável, tanto sob o ponto de vista técnico quanto prático.
A revisão da NBR 6122 tornará a norma mais objetiva e de mais fácil consulta se comparada à regra ainda vigente - o que facilitará o trabalho do engenheiro civil. Entre as principais mudanças estão a melhor definição, por parte dos engenheiros estruturais, das cargas envolvidas nas estruturas (aprimorou-se a forma de verificação das ações do vento e de outros fatores); os critérios de cálculo da capacidade de estaca escavada e estaca hélice contínua foram revistos; a especificação do concreto utilizado nas fundações foi revisada, tornando-se mais apurada e mais crítica; e notações, simbologias e definições foram compatibilizadas com as normas de estrutura e de concreto. O novo texto da Norma NBR 6122 será encaminhado em breve à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e deve ser publicado ainda em 2018.
Engenheiro civil 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia