Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 24 de maio de 2018.
Dia Nacional do Caf�.

Jornal do Com�rcio

Opini�o

COMENTAR | CORRIGIR

artigo

Not�cia da edi��o impressa de 22/05/2018. Alterada em 21/05 �s 21h19min

Quem tem medo de ouvir a popula��o?

Alceu Moreira
Na política, a coragem é a mãe de todas as virtudes, pois sem ela nenhuma outra subsiste. Não adianta ter ideias, diálogo, visão e articulação se não tiver coragem. O governo de José Ivo Sartori, desde seu primeiro dia, teve a bravura necessária para propor as maiores mudanças administrativas da história do Estado, mesmo que, para isso, tenha contrariado interesses pessoais e de grupos de pressão. Nesse contexto, ainda em 2016, foi apresentado o Plano de Modernização do Estado, que incluía a retirada da exigência do plebiscito para privatizar ou federalizar a CEEE, a Sulgás e a CRM - estruturas estatais deficitárias ou sem capacidade de expansão. Como não alcançou maioria parlamentar para isso, o governo solicitou então que o plebiscito fosse realizado. Mas, por manobras regimentais do PT, que presidia a Assembleia, o pedido foi arquivado.
Agora, novamente, o governador Sartori pede para que a população seja consultada num plebiscito junto com a eleição de outubro. Não tem custo e é mais rápido. O futuro do Estado está em jogo.
E, afinal, quem pode ser contra ouvir o povo? Mas a oposição, como era de se esperar, é contra a democracia direta de que tanto fala. Descantou o verso. Estranha, porém, que alguns políticos que até então apoiaram as medidas estejam agora se alinhando ao PT, PSOL e PCdoB nesse assunto. É o caso de Eduardo Leite, que escreveu neste espaço rejeitando o plebiscito durante a eleição em nome do velho artifício de que "é preciso debater mais".
Não se pode titubear num momento tão grave e decisivo quanto este para o nosso Estado. Leite preside o PSDB, partido que comandou a área de Minas e Energia e a própria CEEE durante o governo Sartori - e o fez com competência. O tema já está mais do que maduro. Quem tem responsabilidade sabe qual é o melhor caminho para o Rio Grande - sem mais esperar. Ser contra o plebiscito agora é atrasar o desenvolvimento do Estado e ceder às pressões do sindicalismo, dos interesses pessoais e da velha política. A mudança se faz com atitude e sem medo. Vamos ouvir a população. Plebiscito já!
Presidente do MDB-RS e deputado federal
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Daniel Pereira DAlascio 23/05/2018 21h43min
O Grupo CEEE teve lucro l�quido de 397 milh�es o ano passado. Empresas como a GM s� vieram para o Rio Grande do Sul, por que a CEEE construiu uma linha de transmiss�o e uma subesta��o como infraestrutura para a sua instala��o. Estados como Santa Catarina e Paran� que n�o tiveram um Antonio Britto entreguista est�o muito melhores que o RS. N�o permitiram a venda de suas estatais do setor energ�tico. O Grupo CEEE � composto por empresas que s�o sociedades de economia mista que tem receita pr�pria.
Erson Ramos 23/05/2018 15h33min
S� � contra a venda das estatais deficit�rias do Rio Grande do Sul quem tem a ganhar financeira e politicamente com o caos que o estado adentra a cada dia. Manter estatais obesas, ineficientes e deficit�rias apenas serve a interesses inconfess�veis e que v�o contra as demandas da popula��o ga�cha. A falta de perspectiva do nosso estado afasta os investimentos e a parte produtiva da sociedade... eu j� fui embora na "carona" de outros milhares que est�o indo tamb�m.
Rodrigo Castilhos 22/05/2018 14h05min
Qual politico que depende de votos de funcionarios publicos daria, em s� consciencia, apoio � um projeto que viria a REDUZIR o numero de seus apoiadores ?
Eduardo Mansan 22/05/2018 14h02min
O deputado Alceu Moreira mais uma vez foi perfeito em sua explana��o, exatamente isso, parab�ns!
Alexandre 22/05/2018 13h36min
sou a favor do plebescito. So saiu agora porque ptralhas fizeram a politica de "quanto pior melhor" se me entendem.
Alex martins 22/05/2018 09h49min
Caro deputado e presidente do agora MDB. Todos sabemos que o governo perdeu os prazos. Nunca quis fazer um plebiscito, pois entrou com as PECs. Nada foi debatido sobre essas empresas. As �nicas informa��es que temos s�o as que o governo quer que o povo saiba. N�o tem o contraponto. Com isso o plebiscito nesse momento s� serve pra Sartori, pois � a �nica base de campanha que ele tem. Plebiscito agora � s� para favorecer a reelei��o do sartori e n�o visando um debate justo com a sociedade.
Ianny 22/05/2018 08h32min
O autor do artigo ficou senil. At� meu cachorro � mais l�cido!