Empresa de Victor e Lucas propõe produção de layouts simples Empresa de Victor e Lucas propõe produção de layouts simples Foto: /ERIC MACHADO/ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC

Startup desenvolve ferramenta de marketing que fornece layouts simples e de fácil elaboração

Fracasso inicial ensinou jovens criadores da Deskfy a aperfeiçoar o produto e ajustar o público-alvo

Importantes conquistas resumem os primeiros seis meses da Deskfy. Aos 21 anos, Lucas Braum, formando em Sistemas de Informação pela Unisinos, e Victor Dellorto, graduado em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia TecBrasil (Ftec), resolveram mudar para empreender. Com o aperfeiçoamento de uma ideia na área de marketing, eles largaram a vida de funcionários em uma empresa para abrir sua própria startup, focando no fortalecimento de marcas.
A Deskfy tem como objetivo ser uma ferramenta de gestão, distribuição e customização de conteúdo e materiais de marketing. É usada, essencialmente, na criação de peças gráficas ou digitais para empresas, com layouts simples e de fácil acesso.
Antes da Deskfy, houve um primeiro experimento. Victor conta que, em março de 2017, os dois empreendedores criaram o Flimbo, que tinha o mesmo conceito, mas focava em B2C (business-to-consumer). O projeto durou até novembro, quando tanto o produto quanto marketing e vendas foram reformulados, para o nascimento da Deskfy. "Na verdade, foi uma evolução do Flimbo. Entendemos melhor o mercado e voltamos mais para o B2B (business-to-business)", explica Lucas. A atual versão da ferramenta tem apenas seis meses de existência, mas já conta com 15 empresas que a utilizam, incluindo a Unisinos.
Ao perceber que o primeiro projeto não daria certo, Victor Dellorto afirma que a resiliência de empreendedor e a vontade de fazer um negócio bem-sucedido foram os principais combustíveis. Lucas complementa que o Flimbo estava crescendo, mas havia uma demanda das empresas pedindo uma versão da ferramenta para elas. Após a repaginação do produto, eles ofereceram a plataforma para cinco empresas, sendo duas já pagantes, que testaram a nova versão. Com um ritmo de crescimento e o conhecimento da dupla em trabalhar diretamente com empresas, decidiram focar na área empresarial.
E as lições são constantes. Até a perda de um grande cliente deixou aprendizado. "A gente veio muito mais confortável e seguro para falar com os demais clientes. Hoje, digamos que não acontece mais isso por a gente ter alcançado um avanço", afirma Victor.

Lidando com a frustração

Não é nada fácil a relação com algumas empresas, devido, principalmente, ao fato de serem jovens - o que causava desconfiança em alguns potenciais clientes, afirmam os empreendedores. Mas, depois de muito trabalho duro, Lucas e Victor dizem que conseguem demonstrar como sua empresa pode ser mais ágil que suas concorrentes. E como lidar com a frustração do dia a dia de uma startup? Eles afirmam que a vida de quem empreende é feita de picos. Segundo eles, é impossível acordar feliz e dormir feliz, sem ter uma frustração durante o dia. A principal dica da dupla é estar ciente de que frustração é inevitável, mas que é preciso se preparar e saber lidar com ela.

A equipe e as previsões para o futuro

"A estruturação do time é muito difícil, porque você tem uma linha tênue entre contratar alguém e ter uma demanda para que aquela pessoa que foi contratada não fique ociosa", afirma Victor. Por isso, o time da Deskfy vai sendo moldado aos poucos. Hoje, a equipe conta com sete pessoas, incluindo os dois sócios. Duas responsáveis pela parte de vendas, três com o desenvolvimento da ferramenta, uma responsável pelo marketing e um pelo pós-venda.
Dessa forma, aos poucos, a empresa vai crescendo. Victor conta que no primeiro semestre deste ano houve a estruturação do time, com um crescimento de 40% do faturamento em fevereiro e 62% em março.
Compartilhe
Seja o primeiro a comentar

Mostre seu Negócio