Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, domingo, 03 de junho de 2018.
Dia Mundial do Administrador de Pessoal.

Jornal do Com�rcio

Empresas & Neg�cios

COMENTAR | CORRIGIR

tecnologia

Not�cia da edi��o impressa de 04/06/2018. Alterada em 01/06 �s 18h48min

Copa estimula golpes virtuais

FREEPIK.COM/DIVULGA��O/JC
Enquanto as seleções do mundo inteiro fazem os últimos ajustes para a Copa da Rússia, um time "plurinacional" já está em campo: o dos hackers. Entre 15 dias antes e 15 dias depois do campeonato, o número de golpes pela internet costuma dobrar, segundo dados da PSafe, empresa fabricante de antivírus.
O evento, que é assistido por quase metade da população mundial, é a isca usada por criminosos para fisgar dados pessoais e bancários de consumidores. Uma das provas da eficiência da técnica é que, em março, dois milhões de brasileiros caíram em golpe que prometia um álbum de figurinhas a quem compartilhasse o link com 10 amigos. Nas últimas semanas, mais de uma dezena de domínios falsos relacionados a promoções de TVs foi denunciada pela empresa de cibersegurança Kaspersky Lab.
"São nomes sugestivos e bastante parecidos com os de grandes redes varejistas, tudo com o objetivo de confundir o usuário. Os criminosos seguem as tendências e costumam oferecer em seus golpes produtos bastante procurados durante o período que antecede a Copa do Mundo, como é o caso das TVs", - afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, acrescentando que, entre os domínios identificados e tirados do ar, vários faziam menção às Casas Bahia e ao Walmart.
Emílio Simoni, diretor do laboratório de cibersegurança da PSafe, acrescenta que os hackers, muitas vezes, se aproveitam de promoções verdadeiras para criar links falsos que têm como objetivo roubar dados de cartão de crédito.
"Na dúvida, é sempre recomendável ir direto ao site oficial das empresas", diz Simoni, que indica ainda o uso do checador de links gratuito da PSafe (bit.ly/2xcTWOq) para dirimir dúvidas.
Fidel Beraldi, head de Risco na Wirecard Brasil (Moip), chama atenção ainda para uso de nome de patrocinadores oficiais da Copa nas armadilhas:
"Nestes dias que antecedem a abertura são comuns os aumentos de golpes que prometem viagem e ingressos para o evento. As empresas não costumam mandar em seus comunicados conteúdo 'clicável'. Promoção que peça o preenchimento de dados ou compartilhamento, provavelmente, é falsa."
As fake news são outro risco de armadilha, lembra Gerson Rolim, diretor de comunicação e consultor do Comitê Antifraudes da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net):
"Os hackers adotam uma redação sensacionalista, compelindo o usuário incauto a se cadastrar em algum site para receber atualizações sobre o tema. De posse desses dados, fazem suas vítimas."
Aos sortudos que pretendem embarcar para a Rússia para acompanhar o mundial in loco, recomenda-se que se redobre a atenção a todos os detalhes da viagem: hospedagem, passagem aérea, ingressos, deslocamento para estádios, receptivo no dia da chegada, traslados.
"Mesmo quem optou por comprar um pacote deve exigir o detalhamento. Além disso, todos os vouchers e comprovações de contratação dos diferentes serviços devem ser entregues com antecedência, sempre antes do embarque. O consumidor deve conferir se está tudo de acordo com o combinado. Embarcar sem ter tudo em mãos é um risco", destaca Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP.
Em relação aos ingressos, a Fifa recomenda aos torcedores que usem apenas os canais oficiais para compra e venda de bilhetes. O comércio paralelo é ilegal. Vale lembrar que os bilhetes vêm com o nome do comprador, e a mudança da titularidade só pode ser feita pelo sistema da Fifa (fifa.com/tickets). Quem desistir de ingressos poderá vendê-los na plataforma "Fifa Transfer & Release" pelo preço original.
A queixa dos consumidores sobre a cobrança de taxa "extra" pela DHL Express para entrega dos ingressos deu resultado. A empresa, que é operadora exclusiva de envio dos bilhetes da Copa 2018, apesar de afirmar que não há taxas indevidas repassadas aos clientes, admitiu que foi revisto o repasse dos impostos, tendo ficado decidido que os consumidores ficariam isentos. Quem já pagou a taxa, que variava entre R$ 170,00 e R$ 220,00, será reembolsado, diz a DHL. A Visa esclarece que a promoção "Você na final" foi encerrada em 15 de maio e que não previa cadastro. E recomenda que se consulte seu site e rede social oficial.
As Casas Bahia também reforçam a orientação para o uso dos canais oficiais da empresa, e pede aos internautas que denunciem tentativas de golpe. O Walmart diz investigar as denúncias de falsas promoções e orienta os consumidores a verificar se a oferta o direciona para o site oficial. Ambas as varejistas alertam para o fato de que erros ortográficos ou de concordância nos textos da página e preços muito abaixo da média de mercado são alertas para fraude.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia