Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 28 de Abril de 2022 às 17:02

Colaboração: a chave para o futuro próspero do RS

Mauricio Harger é diretor-geral da CMPC Brasil

Mauricio Harger é diretor-geral da CMPC Brasil

/Arquivo Pessoal/Divulgação/JC
Compartilhe:
Jornal do Comércio
Uma sociedade dita próspera possui qualidades que vão além da estabilidade econômica. Trata-se de uma região onde se destaca a colaboração entre seus agentes, de modo que pessoas, entidades e empresas tenham todos a capacidade de promover desenvolvimento.
Uma sociedade dita próspera possui qualidades que vão além da estabilidade econômica. Trata-se de uma região onde se destaca a colaboração entre seus agentes, de modo que pessoas, entidades e empresas tenham todos a capacidade de promover desenvolvimento.
No caso do Rio Grande do Sul, vemos um Estado forte, pujante e com inúmeras possibilidades de crescimento, bem como de conexões sólidas o suficiente para alcançar resultados eficazes e construir legados duradouros de valor compartilhado.
O período de pandemia recente acelerou um grande processo de colaboração, unindo, por exemplo, empresas do mesmo segmento com o objetivo de auxiliar as pessoas em um momento tão delicado. Vimos ações fantásticas de doações que só foram possíveis com a união de forças e que, hoje, evidenciam um retorno importante para a sociedade como um todo. É fundamental que cada vez mais possamos pensar primeiro no coletivo para construirmos, juntos, as possibilidades para avanços em nosso Estado.
Nesse contexto, também é essencial que a iniciativa privada atue em sintonia com o poder público, buscando ideias e soluções por meio de parcerias público-privadas.
Temos grandes cases construídos de forma colaborativa e que hoje são referências no Rio Grande do Sul. Entre eles está o Movimento Conecta, que requalificou as orlas dos bairros Alvorada e Alegria, em Guaíba, em uma parceria entre Ministério Público do Rio Grande do Sul, Fepam, CMPC e a própria comunidade local da cidade onde atuamos.
Na CMPC, entendemos que a colaboração é a chave para a evolução. Em nosso dia a dia, isso não é apenas uma ideia, mas uma prática contínua.
O projeto BioCMPC, maior investimento em sustentabilidade na história do Rio Grande do Sul, já está estimulando os negócios no município de Guaíba. A expectativa é de que sejam contratados 50% de fornecedores locais e de que sejam gerados até 7,5 mil empregos durante as obras. O resultado dessas iniciativas é um mercado local fortalecido e um caminho fértil para o desenvolvimento econômico e social.
Recentemente, também apresentamos o RS Renda. O nosso programa de fomento florestal possibilitará aos produtores rurais e proprietários de terras passarem a integrar a cadeia produtiva da companhia, diversificando sua produção e auferindo renda nos cerca de 70 municípios do Estado em que a iniciativa da CMPC está disponível.
Assim, buscamos estar em sintonia com esse mundo em constante evolução. Vemos na colaboração uma ponte para construirmos o presente que queremos e o futuro que sonhamos. Acredito muito no Rio Grande do Sul, no seu povo e no espírito de bem-comum para, juntos, trilharmos um caminho de prosperidade.

Notícias relacionadas