Porto Alegre, dom, 06/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 18 de Setembro de 2024 às 18:05

Pedro Ortaça, Noel Guarany, Cenair Maicá e Jayme Caetano Braun: conheça os 4 Troncos Missioneiros

Disco de 1988 que marcou a música gaúcha é homenageado nos desfiles de 20 de setembro

Disco de 1988 que marcou a música gaúcha é homenageado nos desfiles de 20 de setembro

YOUTUBE/REPRODUÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
Lançado em 1988 pela gravadora Discoteca, o álbum coletivo Troncos Missioneiros transformou-se, com o passar do tempo, em um clássico atemporal da música nativista. Nele, estão quatro vozes fundamentais das Missões: Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Pedro Ortaça. Não é surpresa que, neste ano, o disco esteja inserido dentro da temática do desfile de 20 de setembro, em uma grande celebração da música missioneira e de seu impacto sobre a produção cultural de todo o Rio Grande do Sul.Os quatro músicos que conduziram Troncos Missioneiros tiveram reportagens culturais a seu respeito publicadas em nosso caderno Viver. Confira a história de vida e curiosidades da trajetória de cada um deles nos links abaixo:
Lançado em 1988 pela gravadora Discoteca, o álbum coletivo Troncos Missioneiros transformou-se, com o passar do tempo, em um clássico atemporal da música nativista. Nele, estão quatro vozes fundamentais das Missões: Cenair Maicá, Jayme Caetano Braun, Noel Guarany e Pedro Ortaça. Não é surpresa que, neste ano, o disco esteja inserido dentro da temática do desfile de 20 de setembro, em uma grande celebração da música missioneira e de seu impacto sobre a produção cultural de todo o Rio Grande do Sul.

Os quatro músicos que conduziram Troncos Missioneiros tiveram reportagens culturais a seu respeito publicadas em nosso caderno Viver. Confira a história de vida e curiosidades da trajetória de cada um deles nos links abaixo:
Embora todos os quatro intérpretes tenham profunda conexão com as Missões, apenas Ortaça ainda residia na região, e todos eles já se encontravam na etapa final de suas carreiras - no caso de Cenair Maicá e Noel Guarany, são de fato os últimos registros fonográficos de suas carreiras. Mesmo gravado em um período de ocaso, o trabalho tornou-se um marco na carreira de todos e no universo nativista como um todo, em especial a partir de seu relançamento, nos anos 2000, pela gravadora USA Discos. Faixas como Os Quatro Missioneiros (Braun), Bailanta do Tibúrcio (Ortaça), Da Terra Nasceram Gritos (Maicá) e Precedência (Noel Guarany) são justamente reconhecidas como hinos da música das Missões e de todo o imaginário gaúcho.

Comentários

0 comentários