Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 05 de Setembro de 2024 às 10:53

Grupo Desagravo canta a poesia de Oliveira Silveira no Ecarta Musical

Show Pelo Escuro, do Grupo Desagravo, será sábado na Fundação Ecarta

Show Pelo Escuro, do Grupo Desagravo, será sábado na Fundação Ecarta

DANIEL GUARIN/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
O grupo Desagravo apresentará o show Pelo escuro – Letra e música neste sábado (7) às 18h no projeto Ecarta Musical da Fundação Ecarta (av. João Pessoa, 943). A apresentação tem entrada franca e transmissão pelo youtube da Fundação Ecarta. O espetáculo é uma adaptação musical de poemas de Oliveira Silveira do livro Pêlo Escuro - Poemas Afro-Gaúchos (1977), tratando da vivência e sobrevivência negra no Rio Grande do Sul. O grupo é formado pelo músico e compositor Vladimir Rodrigues – que realizou a adaptação musical da obra –, Renata Pires (voz) e Mingo Niemê (percussão), com apoio de Beto Silva (percussão) e Conceição Vidal (backing-vocals). No repertório, ritmos e gêneros musicais como milonga, vanera, chamamé, samba, samba-de-roda, samba-canção, zamba, suingue, xote e chacarera. A partir de uma leitura identificada com os sentimentos cuidadosamente colocados em cada verso pelo autor, os vinte e dois poemas do livro foram transformados em canções, refletindo a grande diversidade da cultura gaúcha, sobretudo a sua expressão afro. As composições transitam por uma ponte passado-presente-futuro, intercalando a execução das canções com a leitura de textos poéticos. Todas as letras do repertório são de Oliveira Silveira. Neste show serão apresentadas Negro no Sul, Gaúcho Negro Mateando, O trigo, Charqueada, Um charque, Casa de negros, Sim: Querência, Negrinho, Negra na Garupa, Lanceiros Negros, Sou e Evocação de Osório.
O grupo Desagravo apresentará o show Pelo escuro – Letra e música neste sábado (7) às 18h no projeto Ecarta Musical da Fundação Ecarta (av. João Pessoa, 943). A apresentação tem entrada franca e transmissão pelo youtube da Fundação Ecarta. O espetáculo é uma adaptação musical de poemas de Oliveira Silveira do livro Pêlo Escuro - Poemas Afro-Gaúchos (1977), tratando da vivência e sobrevivência negra no Rio Grande do Sul.

O grupo é formado pelo músico e compositor Vladimir Rodrigues – que realizou a adaptação musical da obra –, Renata Pires (voz) e Mingo Niemê (percussão), com apoio de Beto Silva (percussão) e Conceição Vidal (backing-vocals). No repertório, ritmos e gêneros musicais como milonga, vanera, chamamé, samba, samba-de-roda, samba-canção, zamba, suingue, xote e chacarera.

A partir de uma leitura identificada com os sentimentos cuidadosamente colocados em cada verso pelo autor, os vinte e dois poemas do livro foram transformados em canções, refletindo a grande diversidade da cultura gaúcha, sobretudo a sua expressão afro. As composições transitam por uma ponte passado-presente-futuro, intercalando a execução das canções com a leitura de textos poéticos. Todas as letras do repertório são de Oliveira Silveira. Neste show serão apresentadas Negro no Sul, Gaúcho Negro Mateando, O trigo, Charqueada, Um charque, Casa de negros, Sim: Querência, Negrinho, Negra na Garupa, Lanceiros Negros, Sou e Evocação de Osório.

Notícias relacionadas