Porto Alegre, dom, 13/04/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 20 de Agosto de 2024 às 08:18

Oficina de dança e cultura negra gaúcha busca celebrar o Dia da Dança Afro Brasileira

Encontro gratuito acontece no sábado (24) na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher

Encontro gratuito acontece no sábado (24) na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher

WORKDANÇA AFROCONTEMPORÂNEA GAÚCHA/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
JC
JC
Na última segunda-feira (18) foi celebrado o Dia da Dança Afro Brasileira. A data refere-se ao falecimento da pesquisadora, coreógrafa, bailarina e professora Mercedes Baptista (1921-2014), pioneira e referência no Brasil para o seu desenvolvimento. Diversas ações estão sendo previstas para este sábado (24), com o intuito de propiciar o contato da população com a arte e celebrar a data. Uma delas é o Workshop de dança afrocontemporânea gaúcha, ministrada pelo professor, bailarino e pesquisador Thyago Cunha com participações dos músicos Paulo Cunha, Sepé Tiarajú, Wagner Ferreira e Baba Phil que farão composições musicais ao vivo durante a aula, das 17h30min às 20h30min na Sala da Música do complexo Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/n). A entrada é gratuita e a indicação é para pessoas acima de 16 anos, com ou sem experiência com dança.Nos últimos quatro anos Thyago Cunha tem realizado uma pesquisa inédita sobre o corpo negro e a história da dança negra gaúcha. A pesquisa resultou na produção do projeto Corpo Negro Gaúcho – Um olhar pela dança afrocontemporânea e contará com um livro cartografando os resultados históricos, simbólicos e corporais marcados na história do corpo gaúcho. O objetivo de todas as ações é trazer um resgate da memória ancestral dos povos africanos que chegaram escravizados para o RS presente nos corpos, nos ritos, nos mitos, nos simbolismos e nas histórias contadas de geração em geração.
Na última segunda-feira (18) foi celebrado o Dia da Dança Afro Brasileira. A data refere-se ao falecimento da pesquisadora, coreógrafa, bailarina e professora Mercedes Baptista (1921-2014), pioneira e referência no Brasil para o seu desenvolvimento. Diversas ações estão sendo previstas para este sábado (24), com o intuito de propiciar o contato da população com a arte e celebrar a data.

Uma delas é o Workshop de dança afrocontemporânea gaúcha, ministrada pelo professor, bailarino e pesquisador Thyago Cunha com participações dos músicos Paulo Cunha, Sepé Tiarajú, Wagner Ferreira e Baba Phil que farão composições musicais ao vivo durante a aula, das 17h30min às 20h30min na Sala da Música do complexo Multipalco Eva Sopher (Praça Mal. Deodoro, s/n). A entrada é gratuita e a indicação é para pessoas acima de 16 anos, com ou sem experiência com dança.

Nos últimos quatro anos Thyago Cunha tem realizado uma pesquisa inédita sobre o corpo negro e a história da dança negra gaúcha. A pesquisa resultou na produção do projeto Corpo Negro Gaúcho – Um olhar pela dança afrocontemporânea e contará com um livro cartografando os resultados históricos, simbólicos e corporais marcados na história do corpo gaúcho. O objetivo de todas as ações é trazer um resgate da memória ancestral dos povos africanos que chegaram escravizados para o RS presente nos corpos, nos ritos, nos mitos, nos simbolismos e nas histórias contadas de geração em geração.

Comentários

0 comentários