A Banca do Holandês, tradicional empreendimento do Mercado Público de Porto Alegre, vai abrir uma nova unidade (coluna Minuto Varejo, 05/06/2025). Um dos maiores absurdos cometidos no Mercado Público de Porto Alegre foi a licitação para novos permissionários, configurando no cartel familiar que existe hoje: o dono de um açougue agora é dono de dois ou três, além de peixarias, bares etc. O Mercado, antes vivo e popular, está tão caro quanto o de São Paulo. Não há competitividade, mas sim, um nivelamento de preços para muito acima. Esta expansão nada mais é senão o fruto desta exploração desonesta, com a ajuda de uma péssima administração pública do município. No Mercado Público, não dá mais para entrar. (Jonatha Arruda)
O endividamento dos brasileiros chegou a 78,2% das famílias em maio e a inadimplência avançou para 29,5%, segundo a CNC (JC, 09/06/2025). As pessoas estão se endividando para poder comer, fazer compras de comida, de gás e de remédios parcelados. Nem pagam todas as parcelas e já têm que comprar os mesmos itens no mês seguinte. (Adriana Souza)
Servidores públicos do RS são vítimas de fraude envolvendo descontos na folha de pagamento (JC, 12/06/2025). Fraude no governo federal, no estadual, na prefeitura. Vamos fechar as portas do País. (Eloir Machado)
Parabéns ao colunista Jaime Cimenti pela coluna Livros publicada na semana passada, dia 13, está ótima. Leio muito, aprendi com meu pai. Sou médico, tenho 73 anos e sigo lendo cada vez mais. Aprecio tuas dicas de lançamento de livros, siga com teu trabalho. (João Altmayer Gonçalves)
A cidade de Pelotas vive um boom de clubes de leitura que movimentam o circuito de livrarias e cafés (JC, 07/06/2025). Participei dos dois clubes e garanto que é maravilhoso. Por compromissos profissionais, não consegui dar prosseguimento, mas voltarei. Além da leitura, há a possibilidade de fazer novas relações, de relaxar, se divertir em grupo e de conhecer novos pontos de vista sobre as leituras e sobre a vida. (Rosiani Rossato Battisti)
Que lindo ver todo esse movimento dos clubes. Faço parte da comunidade "Meus 20 minutinhos" desde a inauguração e do clube de ficção. Recomendo, mesmo para quem não tem ainda um hábito muito frequente na leitura, pois as trocas vão muito além do livro escolhido no mês. (Fernanda Tavares)