Cadastre-se para receber as Newsletters gratuitas do JC
As notícias que você não pode deixar de ler irão chegar cedinho no seu e-mail, para começar o dia bem informado!
Faça cadastro no site do JC para comentar.
Não é necessário ser assinante
Corrigir texto
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Entre com seus dados e boa leitura!
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade.
A coluna foca novidades sobre operações, tendência e desempenho do consumo e traz olhar de quem empreende no varejo do Rio Grande do Sul, com conteúdo multimídia.
Publicada em 26 de Março de 2023 às 10:58
Zaffari marca abertura do atacarejo Cestto em Gravataí
Projeto do Cestto substituiu o de um hipermercado na mesma área na cidade da RMPA
GRUPO ZAFFARI/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Patrícia Comunello
Um dos empreendimentos mais esperados no setor de supermercados do Rio Grande do Sul está prestes a estrear. O primeiro atacarejo do grupo Zaffari, maior rede gaúcha do setor pelos dados da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) de 2021, abre em abril.
O grupo não divulgou o dia ainda, mas já comunicou à prefeitura de Gravataí, cidade da Região Metropolitana onde está sendo concluída a montagem do Cestto, nome da operação e que utiliza os dois "ll" para ter proximidade com os dois "ff" do grupo, segundo explicou a própria Companhia Zaffari ao lançar o novo negócio em junho de 2022.
VÍDEO MINUTO VAREJO: Por que o Zaffari decidiu entrar no mundo dos atacarejos
A expectativa é grande sobre o modelo de loja, pois o mercado conhece o padrão das 39 unidades de supermercados e hipermercados da bandeira Zaffari - a última a abrir foi a filial no bairro Mont'Serrat, em Porto Alegre -, uma referência para consumidores não só no Estado. O Zaffari também tem shopping centers com lojas de autosserviço em São Paulo, capital.
O prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, confirmou à coluna Minuto Varejo que a rede gaúcha informou que vai inaugurar o Cestto na segunda quinzena de abril. O atacarejo envolve aporte de R$ 90 milhões e substituiu o hipermercado que seria erguido na área às margens da avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira.
Sobre o impacto do investimento, Zaffalon aposta que a megaloja "vai transformar a região, degradada há muito tempo", comentou.
"O Cestto é o primeiro de vários empreendimentos naquela área, de comerciais a residenciais", citou o prefeito, sobre planos do grupo.
O projeto previa um mall (centro comercial de porte menor), com lojas externas no entorno, em um configuração horizontal.
Sobre a execução original, o Zaffari ainda não se manifestou ainda. A estrutura estava quase pronta e já pintada comas novas cores, em preto e vermelho, que são muito usadas por atacarejos no Estado.
Empreendimento em obras já apresentava as cores da operação, em vermelho e preto. Foto: Patrícia Comunello/JC
A maior rede, a Comercial Zaffari, usa as mesmas cores em sua bandeira Stok Center. Recentemente, o Stok Center reinaugurou uma unidade ampliada na sede em Passo Fundo. A rede tem 24 lojas.
No anúncio, a abertura chegou a ser prevista para o fim de 2022, e depois foi adiada para "o primeiro semestre" deste ano. Em conversa com a coluna, o diretor do Zaffari, Claudio Luiz Zaffari, comentou que esperava que a unidade pudesse ser aberta no começo do ano, antes mesmo da programação da área de execução do projeto.
Na área onde fica o Cestto, será implantado um parque público, que é contrapartida à cidade pelo impacto do empreendimento.
A loja fica em uma das principais vias que levam ao Centro e onde ficam concorrentes do formato de supermercado, caracterizado pelo volume de atacado e serviço de supermercado e preços mais atrativos, entre eles, Leve Mais, do grupo Asun e ex-Maxxi Atacado, e Atacadão, do Carrefour, que sucede a bandeira BIG na loja na mesma avenida.
O próprio Atacadão tem filial na RS-118, não muito distante do Cestto. O grupo francês e mais varejista do Brasil hoje comprou o ex-grupo BIG em 2021.
A contratação de mão de obra para as 300 vagas geradas pelo empreendimento já está sendo feita.
Gravataí ganhará outro megaempreendimento, mas no setor de farmácias. O maior centro de distribuição (CD) da rede São João será inaugurado no dia 30, às margens da BR-290 (freeway). O aporte foi de R$ 205 milhões, segundo o presidente do grupo de varejo farmacêutico, Pedro Brair.