Asun marca data para abrir três das quatro lojas compradas do Carrefour

Rede gaúcha coloca em operação unidades situadas em Gravataí e Santa Maria

Por Patrícia Comunello

Minuto Varejo - Asun Supermercados - Leve Mais Atacado - Gravataí - filial - transformação - ex-Maxxi Atacado - Carrefour - supermercados - alimentos = atacarejo
Os novos reforços do time de umas das maiores redes de supermercado do Rio Grande do Sul já começam a entrar em campo esta semana. O Asun informa que vai abrir nesta quinta-feira (15), a partir das 9h, três das quatro lojas compradas do Carrefour Brasil. São as unidades em Gravataí (ex-Maxxi Atacado e ex-Nacional) e Santa Maria (ex-Maxxi Atacado). 
Segundo a varejista, quinta do ranking da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), com dados de 2021, a operação do Maxxi Atacado situada em Viamão, que está no pacote, ainda está tendo a liberação negociada com o proprietário do prédio, uma incorporador local que ergueu o ativo e locou para a antiga bandeira que foi BIG e entrou na aquisição do Carrefour.
A compra ocorreu após determinação do Conselho Administrativo de Direto Econômico (Cade) decidir que o Carrefour teria de se desfazer de lojas, após a aquisição das bandeiras do grupo BIG, para evitar concentração de mercado.
A rede gaúcha não divulgou o valor do negócio, confirmado em setembro, mas informou que as novas unidades vão acrescentar R$ 250 milhões na receita anual da operação, que ficou em cerca de R$ 1 bilhão em 2021.  
A loja do Maxxi de Santa Maria, na avenida Hélvio Basso, 1248, virou Leve Mais Atacado, bandeira de atacarejo do Asun.
Em Gravataí, entra em cena outra unidade do atacarejo, com a transformação da antiga operação na avenida Dorival Cândido Luz Oliveira, 4709. No Centro da cidade da Região Metropolitana, abre um novo supermercado Asun na Luiz Bastos do Prado, 1750.     
Outra mudança que vem na carona dos três reforços foi a reformulação da loja situada em Capão da Canoa, que migrou de Leve Mais para Asun Supermercados. 
Já o Carrefour fez duas alterações em operações que foram arrematadas do BIG. As filiais no bairro Vila Nova, em Porto Alegre, e em Bagé passaram a ser Atacadão.