Farmácias assumem novo papel na atenção primária da saúde da população


Pedro Henrique Kappaun Brair
Pedro Henrique Kappaun Brair

Presidente da Rede de Farmácias São João


Depois dos testes de Covid e da oferta das mais diversas vacinas, as farmácias passaram a investir em tecnologia


A pandemia da Covid-19 trouxe mudanças irreversíveis na área de saúde, especialmente ao varejo farmacêutico. Com cobertura vacinal da Covid entre as maiores do mundo e a publicação da portaria que estabelece o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin) da Covid-19, a saúde dos brasileiros está entrando em um novo momento.
Nesse contexto, mais do que comercializar medicamentos e cosméticos, as farmácias estão inovando e buscando prestar serviços para se consolidarem como um Hub de Saúde, materializando-se como um ator de relevante contribuição na atenção primária em saúde dos brasileiros.
Depois dos testes de Covid e da oferta das mais diversas vacinas, as farmácias passaram a investir em tecnologia e trouxeram equipamentos de ponta e dispositivos portáteis de saúde para realizar exames conhecidos como testes laboratoriais remotos.
Esse avanço ressignificou o processo de triagem do diagnóstico de doenças devido à segurança e praticidade. Esse tipo de exame, realizado com a coleta em uma pequena amostra de sangue e resultados na hora, permite o rastreamento de diversas doenças relacionadas à tireoide, controle glicêmico de pacientes diabéticos pela hemoglobina glicada, triglicerídeos, colesterol total e frações LDL e HDL, dengue, zika, influenza, exame de sangue quantitativo de gravidez, entre outras.
Tudo isso realizados por farmacêuticos especialistas em seus consultórios dentro das farmácias.
Outro exame que tem despertado interesse dos clientes é análise corporal por bioimpedância, com uma balança especial, onde é possível ter informações sobre quantidade de líquido no corpo, massa magra e muscular, metabolismo basal, percentual de gordura total e o nível de gordura visceral (aquela gordura entre os órgãos e fator de risco para diversas doenças).
Esses novos tempos acenam com impactos relevantes na saúde e qualidade de vida das pessoas que podem buscar nas farmácias um estabelecimento de saúde para realizar ações de prevenção e também monitorar doenças crônicas com segurança e comodidade.
Publicado em 28/04/2022.