Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 28 de Abril de 2022 às 16:32

Porto Alegre mais solidária e do desenvolvimento

Retrato oficial do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo

Retrato oficial do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo

/Mateus Raugust/PMPA/Divulgação/JC
Compartilhe:
Sebastião Melo
Me preparei muito para chegar até aqui e realizar o sonho de governar Porto Alegre, que me acolheu com tanto carinho há mais de 40 anos. Em retribuição, o meu grande objetivo como prefeito é devolver em dobro as oportunidades que a cidade me deu. Estou convicto de que nossa Capital pode ser mais solidária, tecnológica e desenvolvida.
Me preparei muito para chegar até aqui e realizar o sonho de governar Porto Alegre, que me acolheu com tanto carinho há mais de 40 anos. Em retribuição, o meu grande objetivo como prefeito é devolver em dobro as oportunidades que a cidade me deu. Estou convicto de que nossa Capital pode ser mais solidária, tecnológica e desenvolvida.
O papel da nossa gestão é tentar ao máximo qualificar as políticas públicas para a população, mas principalmente para os que mais precisam. No primeiro ano, avançamos de forma concreta na construção de uma gestão financeira eficiente e de estímulo à retomada da economia - tão combalida pela pandemia. Agora, chegou a hora de nos mobilizarmos para ampliar as entregas que os porto-alegrenses tanto esperam.
Para construir um presente e um futuro melhores, com o foco indispensável nas regiões descentralizadas, aquelas que utilizam mais as estruturas públicas de assistência social, é fundamental investir em desenvolvimento econômico. Sabemos que não se faz proteção social sem as contas em ordem e com o progresso econômico a pleno vapor.
Construímos a muitas mãos um vasto repertório de avanços, como corte de gastos, modernização da arrecadação, diálogo com setores produtivos, parcerias, construções legislativas para simplificar e atrair investimentos.
É longo o desafio de recuperar anos de uma máquina pública ineficiente, analógica e burocrática. Mas Porto Alegre agora é amiga do empreendedor e local que deve trazer oportunidades aos cidadãos pela economia e pelo emprego.
As grandes transformações na orla do Guaíba, por exemplo, e em outros espaços públicos serão ainda mais visíveis pela população nos próximos meses. Depois do trecho 3 entregue em outubro de 2021, com dezenas de quadras esportivas, espaços culturais e a maior pista de skate da América Latina, nosso foco agora aponta para o Parque da Harmonia.
Em março, autorizamos o projeto de implantação da roda-gigante de 66 metros de altura que será instalada em um ponto do parque com vista privilegiada para o pôr do sol. Com expectativa de se tornar um novo cartão-postal, o equipamento será um dos mais tecnológicos e bonitos do País, com painel circular de lâmpadas leds e ampla visualização à noite. A qualificação da orla não é uma bandeira de um gestor, mas uma conquista que se tornou realidade porque todos acreditaram que a cidade merecia se reencontrar com o Guaíba.
Estamos trabalhando forte para a regeneração do 4º Distrito, região dos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos. Para isto, criamos o programa 4D que prevê regimes urbanísticos e incentivos diferenciados para estimular a retomada do investimento na região.
Os benefícios vão de incremento do índice de aproveitamento máximo, descontos no valor do pagamento de Solo Criado à possibilidade de isenção de IPTU e ITBI.
Nossa proposta está sendo construída junto com a sociedade e conta com muitas contribuições para tornar o distrito mais atrativo. Estamos falando de um local pronto para se desenvolver, com startups e empreendimentos diversos.
O uso misto é o que dá vida para a região e é isto que a prefeitura está buscando nesse projeto, o diálogo com todos os interessados. Continuaremos atuando em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada.
O Centro Histórico é a alma da cidade e precisa de transformações. Queremos atrair empreendimentos e dinamizar a economia da região com incentivos e isenções fiscais.
Para isso, criamos o programa Centro e sancionamos a lei que institui o Polo Histórico, Cultural, Turístico, Gastronômico e de Lazer do Centro Histórico.
O "Polo do Centro Histórico" fomentará a instalação de negócios em imóveis que possuam significativo valor histórico, arquitetônico e cultural.
Os benefícios serão concedidos pelo prazo de 15 anos, com possibilidade de renovação por igual período. Para aderir ao projeto, os empreendimentos precisam pertencer a segmentos econômicos relacionados à cultura, às artes, ao turismo, à gastronomia, ao entretenimento e lazer, à inovação e à economia criativa.
Ao todo, 36 atividades econômicas fazem parte do escopo do projeto.
Também enviamos ao Legislativo no ano passado o Plano de Reabilitação do Centro Histórico (Plano Diretor do Centro), aprovado e sancionado no final do ano. O projeto criou novos instrumentos legais para recuperação e transformação urbanística, além de atrair novos empreendimentos, especialmente os residenciais. Já temos o primeiro projeto enquadrado na proposta: o Cais Rooftop recuperará um prédio construído na década de 1940 na avenida Mauá, esquina com a Caldas Júnior. É a transformação saindo do papel.
Tenho muito orgulho de ter sido escolhido o prefeito dos 250 anos. Não é segredo para ninguém que era um sonho.
Organizamos um calendário recheado de atividades culturais e homenagens que culminaram com o Baile dos Debutantes e o show de Maria Rita na Redenção, todos abertos ao público.
A celebração dos 250 anos chegou como uma mudança de hábitos e de ações que reaproximou todas as áreas da Capital.
Entre 4 e 6 de maio, Porto Alegre ainda será a Capital da Inovação e da Tecnologia durante o South Summit Brasil, um dos maiores eventos internacionais do ramo. Muito importante a sinergia que está acontecendo para que essa feira ocorra, fomentando a inovação e o desenvolvimento.
Estamos trabalhando com empenho ao lado dos parceiros para dar mais um presente à sociedade no aniversário da cidade. Pelo menos 25 empresas investiram um total de R$ 1,5 milhão para as adequações dos galpões do Cais Mauá, que receberá a estrutura.
Depois de passarmos os momentos mais críticos da pandemia, o amor pela vida na cidade ganhou novo sentido. Porto Alegre vive um momento de retomada da autoestima, que tem um conjunto de significados. É nesse movimento natural que a prefeitura entra como base para transformações há muito tempo esperadas.
Não estamos medindo esforços para que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham mais dignidade. O governo está voltado a apoiar permanentemente as comunidades na tentativa de dar mais conforto a quem ainda tenta se recuperar dos danos da pandemia. Nossa Capital pela qual dediquei toda a minha vida pública, e onde seguirei dormindo tarde e acordando cedo enquanto estiver à frente da prefeitura, precisa ser uma cidade boa para as pessoas de todas as classes sociais.

Notícias relacionadas