Bem-vindos ao Marcas 2021


Giovanni Tumelero
Giovanni Tumelero

[email protected]


Este caderno especial impresso é um produto detalhado, que permite análises comparativas e complementa o evento digital. Os conteúdos e gráficos mostram a evolução e a oscilação das marcas na preferência e na lembrança de um público qualificado


Estimados leitores e leitoras,
Um novo tempo para se reinventar. Com esse slogan, nos inspiramos para a elaboração do Marcas de Quem Decide 2021. Com novidades e consistência, chegamos à 23ª edição da pesquisa, no ano em que o Jornal do Comércio completa 88 anos de história. O Marcas é um dos marcos desta trajetória, iniciativa realizada pelo JC há mais de duas décadas e que teve a sua primeira edição em 1999, em parceria com a Qualidata.
A pesquisa é a única que mede, ano após ano, tanto a lembrança quanto a preferência de empresários, executivos e gestores de empresas do Rio Grande do Sul. As duas informações são importantes para os gestores, tendo em vista as mudanças que estão em curso - como a inevitável e bem-vinda transformação digital - e as novas estratégias diante de um contexto desafiador, como o que enfrentamos com a pandemia.
A apresentação dos resultados do Marcas de Quem Decide do ano passado foi o último grande evento corporativo presencial, quando reunimos quase 800 pessoas para a solenidade no Teatro do Sesi, na sede da Fiergs em Porto Alegre.
Neste ano, em respeito aos protocolos sanitários, optamos por uma apresentação inédita da pesquisa em relação às edições anteriores. O Jornal do Comércio realizou um evento moderno, interativo e objetivo, buscando entregar a melhor experiência para o usuário acompanhar a pesquisa no âmbito digital.
Apostamos em um produto online de altíssima qualidade, que pode ser assistido a qualquer momento do dia, permitindo, dessa maneira, que os espectadores acompanhem com atenção os dados do Marcas, no momento mais oportuno. O resultado foi surpreendente. Conectamos clientes e empresas para interagirem simultaneamente no decorrer da apresentação dos dados e métricas da pesquisa, que destaca as marcas mais lembradas e preferidas pelos executivos e gestores de empresas gaúchas.
Nesse modelo digital, conseguimos alcançar uma audiência superior aos nossos eventos presenciais, em virtude da abrangência e da facilidade que a internet proporciona. E, com a apresentação online, o público que assistiu ao evento segue crescendo. Assim como este caderno especial, o vídeo com os resultados também é um produto consistente, que poderá ser consultado ao longo do ano.
O Jornal do Comércio tem investido em tecnologia e modernização dos seus canais, e o incrível retorno que tivemos com o evento digital do Marcas nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, entregando cada vez mais conteúdos modelados e personalizados para cada leitor, melhorando a experiência de navegabilidade nas nossas plataformas digitais e, o fundamental, fazendo tudo isso com a entrega de um conteúdo de qualidade e exclusivo para os nossos assinantes digitais, que apoiam um jornalismo profissional e correto, destacando o noticiário de economia e negócios.
Este caderno especial impresso é um produto detalhado, que permite análises comparativas e complementa o evento digital. Os conteúdos e gráficos mostram a evolução e a oscilação das marcas na preferência e na lembrança de um público qualificado. Ao final, é possível visualizar um painel da economia do Rio Grande do Sul e seus players, com dados de mais de 70 setores pesquisados.
Referência para o mercado, a pesquisa Marcas de Quem Decide, ao longo de sua trajetória, traça um verdadeiro panorama da movimentação das principais marcas do Rio Grande do Sul ao longo de mais de duas décadas. As mudanças nos resultados da pesquisa refletem diretamente o trabalho feito durante o ano pelas empresas, bem como ajudam a nortear eventuais correções de rumo ou reafirmam convicções.
Por tudo isso, é importante fazer o acompanhamento anual das marcas gaúchas e do desempenho delas entre um qualificado público consumidor, o que pode ser feito por meio do levantamento publicado pelo Jornal do Comércio. Além disso, o Marcas oferece embasamento para os líderes manterem ou ajustarem estratégias em suas empresas.
Os gráficos e as reportagens deste especial são complementados por artigos de especialistas do mercado, que apontam tendências e trazem ensinamentos sobre a gestão de marcas, relacionamento com o cliente, marketing digital, vendas e o empreendedorismo, que avançou no País mesmo em meio à pandemia, mostrando a resiliência dos nossos empresários.
Acreditamos profundamente nas pessoas e no espírito empreendedor como forças motrizes para o desenvolvimento econômico e social do nosso País. Algo que nos motiva muito é poder transformar positivamente a vida das pessoas. Temos orgulho de trabalhar em prol de empresas e instituições empresariais e de ajudar a promover o empreendedorismo no Rio Grande do Sul.
Com objetividade e fidelidade aos fatos, buscamos dar espaço para notícias positivas. Assim, diariamente registramos a instalação de novos investimentos que estão sendo realizados no Rio Grande e no Brasil. Também retratamos como líderes empresariais estão conseguindo vencer em meio às mudanças tecnológicas, aprimorando processos e valorizando as marcas de suas empresas. Acreditamos na iniciativa privada e no livre mercado como norteadores do desenvolvimento que buscamos para o Estado e o País.
A pandemia nos tirou da "zona de conforto" e nos mostrou novas formas de realizar processos e enxergar situações por outra ótica. Assim como no slogan do Marcas - "Um novo tempo para se reinventar" -, temos que aproveitar essas lições e olhar para frente, a fim de planejar um novo futuro, um futuro de mais prosperidade e bem ao próximo. Com propósitos alinhados, sairemos mais fortes e descobriremos novos caminhos e soluções para problemas passados.
Boa leitura!
 
Publicado em 26/04/2021.