Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 10 de Janeiro de 2020 às 12:10

A metodologia da Qualidata para fazer a pesquisa

Compartilhe:
Jornal do Comércio
Os resultados completos, com detalhamento de dados de todas as categorias, marcas citadas, regiões e perfil dos entrevistados podem ser acessados no site da Qualidata: www.qualidata.org.
Os resultados completos, com detalhamento de dados de todas as categorias, marcas citadas, regiões e perfil dos entrevistados podem ser acessados no site da Qualidata: www.qualidata.org.
O projeto Marcas de Quem Decide consiste em um levantamento estatístico, por amostragem estratificada, com sorteio aleatório dos entrevistados e observação de cotas amostrais. O Estado é dividido em sete regiões geográficas (mapa ao lado) e, em cada uma, a coleta de dados é feita nos municípios que possuem 0,5% ou mais de participação no PIB estadual, cobrindo mais de 40 das principais localidades com essa representatividade econômica.
Todas as respostas são espontâneas, tendo como referência a citação dos nomes dos setores avaliados em cada edição.
Este ano, a Qualidata entrevistou por telefone um total de 324 gestores de negócios, identificados, como proprietários, sócios ou executivos em cargos de direção e profissionais liberais.
A coleta de dados foi feita no período de outubro de 2019 a janeiro de 2020. O intervalo de confiança deste estudo é de 95%. Isso significa que se o mesmo levantamento fosse realizado cem vezes simultaneamente, em 95 delas os resultados estariam em conformidade com os parâmetros estatísticos previamente estabelecidos.
Este estudo foi criado e vem sendo realizado pela Qualidata desde 1999, com divulgação anual ao mercado em parceria com o Jornal do Comércio. O projeto Marcas de Quem Decide é reconhecido pelo mercado como inovador, por ser o único a medir simultaneamente os níveis de lembrança e preferência de marca, revelando duas dimensões desse ativo econômico que facilitam as decisões estratégicas de seus gestores. E também é diferenciado por investigar um público qualificado, composto por empresários, executivos de negócios, profissionais de marketing, publicitários e profissionais liberais.
Os níveis mais elevados de preferência da pesquisa
A marca Sicredi repete o bom desempenho da lembrança também na avaliação da preferência. Conquista o topo dessa lista recebendo 80,9% das indicações, como a cooperativa de crédito preferida pelos gestores de negócios do Rio Grande do Sul.
A Uber aumentou em 6,3 pontos percentuais o seu índice de preferência, marcou 74,1% e manteve a segunda posição entre as 10 mais na preferência do público.
A Unimed alcançou o terceiro maior resultado entre as marcas preferidas em toda esta edição, com 72,8%. Logo depois, ficou a Panvel, que obteve a maior taxa de crescimento entre as marcas com preferência mais elevada.
Agregou 22,2 pontos percentuais ao seu resutado anterior, aumentando para 63,6% as indicações como marca preferida pelos entrevistados na pesquisa da Qualidata.
A segunda maior variação positiva no resultado de preferência foi da Cia Zaffari, como marca de supermercado. Somou mais 11,7 pontos percentuais ao índice de 2019, subindo de 44,5% para 56,2%.
A Tramontina elevou em nove pontos percentuais o seu nível de preferência anterior. Chegou a 59% e garantiu um lugar entre as 10 marcas com índices mais elevados nessa lista.
De maneira geral, foi constatado um aumento na pontuação alcançada pelas marcas com maior preferência nesta edição.
No ano anterior, o 10º índice mais alto foi da Sicredi, com 44%. Agora, quem aparece fechando essa relação das 10 mais na preferência é a Taurus, com 55,2%.
Os maiores índices entre as marcas mais lembradas
Sicredi conquistou 82,4% das respostas espontâneas, quando o público ouvido pela Qualidata foi perguntado sobre cooperativa de crédito. Esse foi o maior índice alcançado na lembrança por uma marca entre todas as categorias pesquisadas nesta edição. Cooperativa de crédito retorna ao projeto Marcas de Quem Decide como desdobramento da categoria Cooperativa, investigada até o ano anterior, a qual também, vale lembrar, já era liderada pela Sicredi.
No quadro ao lado, estão listadas as marcas que atingiram os 10 índices de lembrança mais elevados em toda a pesquisa. Na segunda posição entre as mais lembradas, ficou a marca Uber, com 82,1% das respostas na categoria Aplicativo de Transporte Privado. Houve um acréscimo de 4,8 pontos percentuais sobre o resultado que a Uber havia obtido em 2019.
A Unimed, que ocupou o topo das 10 mais lembradas no levantamento anterior, ficou agora com o terceiro maior índice, registrando 76,9%, uma redução de 2,1 pontos percentuais em relação ao resultado anterior.
O maior crescimento entre as marcas desse ranking foi da Panvel, que aumentou em 16,9 pontos percentuais o seu índice de lembrança, subindo de 49,1% para 66%.
O segundo maior acréscimo foi obtido pela Renner, como marca de tinta predial. Somou mais 14,3 pontos percentuais ao seu resultado de 2019. Avançou de 43,7% para 58%, garantindo um lugar na lista das 10 mais lembradas.
A Taurus também chega forte e entra nesse ranking, na estreia da categoria Arma de Fogo, sendo a primeira marca lembrada por 63,3% dos entrevistados.

Notícias relacionadas